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7 dicas para utilizar o Whatsapp de forma correta na sua empresa

O que você verá neste artigo:

O Whatsapp anunciou uma novidade maravilhosa para quem usa o aplicativo na empresa. No dia 5 deste mês, a empresa comunicou por meio do seu blog oficial que está desenvolvendo sua versão voltada para negócios. O formato empresarial, que ainda está em fase de testes com um grupo de empresas selecionadas, será disponibilizada em dois formatos: Business (empresas pequenas) e Enterprise (companhias maiores).
Ainda que a versão empresarial do aplicativo ainda não esteja disponível, é possível melhorar as vendas do seu negócio utilizando-o em sua versão tradicional. Mas afinal, como as empresas usam o aplicativo? Bem, muitas companhias utilizam a ferramenta como um canal de vendas, mas é possível aproveitar muitas outras funcionalidades do aplicativo. Por ser uma das principais formas de comunicação entre as pessoas atualmente, sua empresa não pode perder a oportunidade de lucrar com ela também. O Whatsapp pode ser útil também para:

  • Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)
  • Engajamento e aproximação com o público
  • Disparo de promoções em massa
  • Compras por texto
  • Fornecimento de serviço

Por isso, explicaremos a seguir algumas dicas que podem ajudar a sua empresa na hora de utilizar o Whatsapp. Continue lendo:

Dicas para usar o Whatsapp na sua empresa

1. NUNCA faça spam

Da mesma maneira que em um e-mail marketing, o SPAM é expressamente proibido no Whatsapp. Quando você manda mensagens para os seus clientes sem autorização, a mensagem pode ter um efeito negativo. Imagine você na situação do cliente: você gostaria de receber mensagens constantes, sobre assuntos que nem são do seu interesse, sem que você tivesse solicitado?

2. Atendimento Personalizado

Sua empresa estará conversando diretamente com o cliente, e por isso pode moldar o atendimento da melhor forma a atendê-lo. Dessa forma, o diálogo se torna humanizado e personalizado, facilitando o entendimento do problema do consumidor e também de uma solução. O contato empresa – cliente se torna muito mais pessoal do que seria com uma resposta automática.

3. Não misture as coisas

Entenda que o seu número pessoal deve ser outro completamente diferente do seu empresarial, e que os contatos nunca devem ser misturados. Para seus amigos e familiares, seus horários são mais abertos, porém para os clientes você está disponível para atendimento apenas nos horários de funcionamento da sua empresa. Isso diz respeito a ligações também no seu celular. Se não conseguir separar isso, seus momentos de lazer se tornaram horário de trabalho.

4. Botões de compartilhamento

Uma sugestão que pode ser efetiva para sua empresa é criar botões de compartilhamento no Whatsapp dentro das matérias do seu blog e das páginas de produtos. Muitas pessoas navegam pela internet por meio dos dispositivos móveis, e a partir do momento em que você insere o botão, ficará muito mais fácil para que elas dividam o seu conteúdo com amigos e familiares pelo aplicativo.

5. Terceirize para ser mais eficaz

O Whatsapp é um aplicativo de comunicação rápida, por isso, as respostas devem ser as mais rápidas possíveis para o cliente. Porém, é muito provável que seja inviável deixar uma pessoa da sua equipe cuidando apenas do aplicativo, sendo que ela poderia ser destinada para outras tarefas dentro do negócio. Por isso, você pode com uma empresa ou um especialista para criar as campanhas de Whatsapp.

6. Objetividade e clareza nas mensagens

Como o aplicativo é usado em celulares, que possuem telas pequenas e fontes menores do que em computadores, a leitura pode ser dificultada para textos grandes. Por isso, seja o mais objetivo e breve possível em suas conversas. Além disso, tome cuidado com erros gramaticais e de digitação. Fique atento as boas práticas no atendimento e comunicação com o cliente para não utilizar linguajar inadequado.

7. Segmente os clientes

Uma das maiores vantagens do Whatsapp nas empresas são os grupos, pois com isso é possível segmentar os clientes de acordo com região, interesses e dúvidas em comum. A partir dessa segmentação, é possível facilitar a comunicação, pois tem a oportunidade de falar com muitas pessoas de uma vez e economizar tempo. Além disso, você pode fazer ofertas e promoções exclusivas para cada grupo, divulgar novos produtos ou serviços, e muito mais.
Gostou dessas dicas? Já está usando o Whatsapp na sua empresa de forma correta? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
Fontes: Resultados Digitais | Blog do Whatsapp | Endeavor

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