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Realize o sonho de empreender! Confira como abrir empresa de impressão 3D!

O que você verá neste artigo:

Está pensando em abrir empresa de impressão 3D? Confira o passo a passo!

De capas para celulares, a próteses, e protótipos de produtos em geral, permitindo a real compreensão de grandes projetos antes da efetiva fabricação, através de testes, ajustes e aprimoramento dos produtos, as possibilidades para as empresas que desejam trabalhar com impressoras 3D são inúmeras. 

Continue lendo para saber mais sobre este assunto que pode render ao empreendedor ótimos resultados:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR EMPRESA DE IMPRESSÃO 3D DE SUCESSO!

O que é impressão 3D?

A impressão virtual em 3D aprimorada é algo que conhecemos em torno de uma década, mas os projetos e primeiros protótipos relacionados à esta atividade foram inventados em 1984, tendo sido criado pelo norte-americano Chuck Hull, na Califórnia, o qual utilizou apenas uma precursora da impressora 3D com estereolitografia para criar lâmpadas para solidificar resinas.

Como é o mercado?

A modernidade que a impressora em 3D oferece se tornou uma excelente oportunidade de negócio, visto que ele permite a atuação dos empresários em diferentes nichos, que vão desde a impressão de próteses para o corpo humano até móveis.

Em processo de popularização e amplo desenvolvimento no Brasil, a tecnologia de impressão 3D deve movimentar mundialmente cerca de US$ 35,4 bilhões até 2020, segundo dados da IDC. Isso representa mais do que a metade do previsto para 2016. De acordo com Sérgio Teixeira, analista do mercado de impressão na IDC Brasil, há uma abrangência de fabricantes, o que tende a se consolidar nos próximos anos. “Assim como em outros mercados, a tendência é ter 3 a 4 grandes fabricantes de impressoras 3D, mas atualmente existe uma variedade grande de empresas direcionadas principalmente para prototipagem industrial”, avalia.

O que é e como montar um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Este documento também serve para que o empreendedor descreva por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha uma boa localização

A localização é um dos principais fatores de um empreendimento. Esta é uma decisão muito importante e que demanda atenção especial do empreendedor que, na hora de fazer essa escolha, deve buscar locais que possuam fácil acesso para as diversas regiões da cidade, esteja próximo a pontos de ônibus, metrô, trem e estacionamento e, principalmente, esteja visível para que os consumidores consigam enxergar que o seu estabelecimento está ali.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua livraria poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

Como escolher bons colaboradores?

A contratação de colaboradores para abrir empresa de impressão 3D vai depender muito da necessidade do empreendedor. Mas, todos os objetos impressos na impressora 3D são construídos a partir de um projeto virtual e por isso, é fundamental que você disponha de uma equipe qualificada para elaborar produtos em todos os seus detalhes com excelência. Os dois profissionais essenciais para iniciar o trabalho de impressão em 3D são:

  • Artista gráfico 3D: Este profissional será responsável por desenvolver animações e gráficos, ou seja, pela modelagem do produto. Por meio de um software o modelo 3D virtual será produzido, permitindo a visualização do produto final, antes da sua impressão;
  • Técnico de impressão 3D: Responsável pela manutenção regular e preventiva nas impressoras 3D e de outros equipamentos, suas atividades envolvem limpeza e montagem dos equipamentos.

Qual a estrutura, equipamentos e materiais necessários?

É possível começar a sua empresa de impressão 3D ocupando o espaço de um escritório comum. Pensando na estrutura para uma empresa que está entrando agora no ramo, é recomendado começar com uma estrutura simples e crescer conforme a demanda, o espaço precisa ser suficiente para instalar os espaços de atendimento, escritório, local de fabricação dos produtos, estoque, sanitários e copa. É preciso ter um local para trabalho com computadores, acesso à Internet, impressoras, mesas e cadeiras confortáveis, boa iluminação para leitura, telefones e investir frequentemente em tecnologia. As impressoras 3D devem ser instaladas numa área que permita a livre circulação dos colaboradores, sem apresentar riscos ao equipamento. A estrutura deve contar ainda com espaço para estoque dos insumos usados na impressão, e para demais itens de escritório.

Confira os materiais necessários:

  • ABS;
  • PLA;
  • Polipropileno; 
  • Policarbonato; 
  • Nylon; 
  • Copoliester; 
  • TPU – Filamento Flexível; 
  • Filamento Solúvel – PVA; 
  • Filamento destacável – Breakaway.

Alguns dos equipamentos necessários:

  • Impressora 3D;
  • Computadores, impressoras, telefones;
  • Entre outros.

Determine o tipo de produto da impressão em 3D

Uma das grandes vantagens da impressão 3D é o fato de permitir trabalhar com a construção de uma grande gama de produtos. Sendo assim, o primeiro passo para começar o seu negócio é determinar o tipo de produto que será impresso, como por exemplo, próteses para humanos e animais, utensílios de cozinha, pulseiras, óculos, entre muitos outros.

Como calcular o preço da impressão em 3D?

Há muitas variáveis que influenciam o preço final de uma peça impressa em 3D, no entanto, podemos destacar três variáveis que influenciam diretamente no preço da impressão: a modelagem em 3D, a resolução ou qualidade da peça e o material utilizado para imprimir em 3D. Cada um desses parâmetros influenciará no custo da impressão 3D e, consequentemente, no preço final.

Como abrir um negócio com impressora 3D?

Atendendo clientes dos setores de engenharia, arquitetura, desenvolvimento de produtos, ao setor de entretenimento, as impressoras 3D se tornam cada vez mais acessíveis. Se você quer entrar neste ramo, mas não sabe como, continue lendo para descobrir!

1 – Identifique o tipo de atividade

Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra ao de uma empresa de impressões em 3D é o de comércio.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

É indispensável que você verifique a natureza jurídica da sua empresa de impressões em 3D, pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da sua empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir um negócio em impressões 3D. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir esta empresa:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.

Como abrir uma empresa de impressões em 3D com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra uma empresa com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Como divulgar minha empresa de impressão em 3D?

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir empresa de impressão 3D, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu carrinho conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgará os seus produtos.

Abaixo, sugerimos algumas ações:

  • Oferecer brindes para clientes que indiquem outros clientes;
  • Publicar anúncios em jornais e revistas de bairro;
  • Oferecer descontos e pacotes promocionais para compras combinadas;
  • Montar um site com novidades e oferta de serviços e valores empresariais do seu ramo;
  • Anunciar em sites de busca, que geram maior volume de tráfego e vendas.

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