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Passo a passo para abrir um ateliê de costura

 em Novos Negócios

Está pensando em abrir um ateliê de costura? Esse é um negócio direcionado para a personalização de peças do vestuário, através da confecção de roupas sob medida para festas, para noivas, para caracterização de atores no teatro, roupas de uso diário e etc.

CONFIRA QUAIS SÃO OS PASSOS PARA VOCÊ ABRIR UM ATELIÊ DE COSTURA:

SOBRE OS ATELIÊS DE COSTURA

O ateliê de costura é uma evolução mais charmosa da costureira de bairro. Oferecendo serviços e produtos customizados, consiste em produzir roupas que reforcem características do estilo do cliente.

Um ateliê de costura deve considerar a importância do vestuário no processo da construção da identidade de cada ser humano. Esse mercado está se expandindo por vários fatores, dentre eles podemos destacar a volta dos tecidos com um padrão internacional, proporcionando melhor qualidade e aumento da competitividade.

SOBRE O MERCADO

O Brasil ocupa um lugar de destaque dentro do mercado mundial da moda. Os números mostram que atividades relacionadas à moda e ao vestuário no país continuam crescendo, mesmo em tempos difíceis para economia nacional. É o 6° maior produtor de roupas, calçados e acessórios do mundo. A estimativa é de que o mercado crie mais 300 mil postos de trabalho até o ano de 2025. Tudo para atender às mais de 30 mil indústrias têxteis do país, que representam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A previsão é que o faturamento do setor têxtil e de confecção chegue a R$ 135 bilhões até o final do ano. As exportações devem aumentar 5% em relação ao ano passado e contribuir para gerar cerca de 10 mil postos de trabalho.

Os dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) apresentam que o setor da moda é o segundo ramo que mais emprega no país, mobilizando milhares de profissionais todos os dias, para atender a demanda de consumidores que atendendo sua necessidade básica de vestir-se, investem em peças que estão de acordo com as tendências e que mostram o seu estilo.

Abrir um ateliê de costura exige alguns estudos prévios para delinear o mercado tanto nos aspectos da concorrência, quanto fornecedores e público alvo. É importante conhecer as características dos futuros clientes, suas preferências de compra, períodos mais propícios e quais são as tendências de consumo. O empreendedor precisa pensar na possibilidade de trabalhar nichos específicos, mas para isso é relevante identificar detalhadamente as necessidades, anseios, percepções e comportamento dos clientes potenciais. Atuar em nichos específicos permite maior especialização, criando um público cativo e fidelizado, pois quando o assunto é vestuário personalizado, não é fácil encontrar fornecedor que consiga traduzir sentimentos em peças de roupa.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu ateliê de costura. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu ateliê, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização para abrir um ateliê de costura é um fator muito importante para o negócio e deve estar alinhada com a estratégia de atuação e de acordo com o perfil dos consumidores. Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas.

O empreendedor deve procurar locais de residência do público-alvo, ou lugares de grande frequência de pessoas como, por exemplo, Shoppings, que favoreça o estacionamento de veículos e possua boas condições ambientais para uma permanência agradável de ambas as partes.

Deve-se conhecer profundamente as particularidades da região em questão, incluindo fatores de demanda, oferta e custos, analisando as características populacionais em torno do estabelecimento. Não se deve limitar o estudo à quantidade de pessoas residentes ou que transitam pela região. É necessário, além de identificar o perfil socioeconômico dessa população (faixa etária, renda, nível educacional), identificar os hábitos de consumo dos frequentadores da região.

É preciso ter o conhecimento do potencial da região, mensurando a influência da concorrência naquele território. Identifique quem são os concorrentes, como eles atuam e que espaço de mercado está disponível.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu ateliê poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de uma mulher costurando para influenciar os empreendedores que querem abrir um ateliê de costura

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Questões como estrutura e equipamentos são fundamentais na hora de abrir um ateliê de costura. Recomenda-se um espaço mínimo de 50m², sendo que aproximadamente 50% dessa área será ocupada pela oficina de costura, juntamente com o depósito e o escritório. É importante considerar o perfil do cliente que será alvo do negócio, para definir o tamanho da loja e as instalações. A organização deve contemplar recepção e atendimento, espaço de medidas e prova, produção e escritório.

Alguns dos equipamentos necessários para abrir um ateliê de costura são:

  • Balcão;
  • Sofás, geladeira, microondas;
  • TV, revistas;
  • Água, café, balas;
  • Armário com prateleiras;
  • Caldeiras, poltronas;
  • Ar condicionado;
  • Espelhos, araras,
  • Organizador de aviamentos;
  • Mesa para abrir costura;
  • Mesa para acabamento de peças;
  • Máquina de corte;
  • Máquina de costura reta industrial;
  • Overloque;
  • Galoneira;
  • Máquina de costura interlock;

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

O grande desafio de abrir um ateliê de costura é atrair a atenção do cliente e ser o escolhido para fornecer bem ou o serviço que ele demanda naquele momento.

A divulgação é uma estratégia que deve ser usada sempre, porém, de forma planejada. As campanhas publicitárias devem ser adequadas ao orçamento da empresa, à sua região de abrangência e às peculiaridades do local. Algumas ações mercadológicas consideradas acessíveis e bem eficientes são os meios digitais como sites e redes sociais, e os meios tradicionais como panfletagem, folders, entre outros. Além disso, o empreendedor pode estabelecer parcerias com fornecedores de tecidos e aviamentos e distribuir alguns brindes para cativar os consumidores.

Como dicas de negócio, podemos alertar ao empreendedor para que ele invista na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais como é o caso de estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário, etc. Procure também fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos padrões e texturas e a criação de novos modelos que estão sendo ofertados, etc.

Uma característica do setor de confecções é a constante necessidade de apresentar novidades. Para cumprir esse objetivo, as indústrias do setor investem anualmente grandes somas de recursos em lançamentos e promoções de novos modelos. Estude e observe o que o seu público precisa, para atende-lo de forma mais precisa.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu ateliê terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um ateliê de costura são simples:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Registro na Secretaria da Receita Estadual;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o ateliê de costura seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

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