Passo a passo para abrir um ateliê de costura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em abrir um ateliê de costura? Esse é um negócio direcionado para a personalização de peças do vestuário, através da confecção de roupas sob medida para festas, para noivas, para caracterização de atores no teatro, roupas de uso diário e etc.

Passos para abrir um ateliê de costura:

Sobre os ateliês de costura

O ateliê de costura é uma evolução mais charmosa da costureira de bairro. Oferecendo serviços e produtos customizados, consiste em produzir roupas que reforcem características do estilo do cliente.

Um ateliê de costura deve considerar a importância do vestuário no processo da construção da identidade de cada ser humano. Esse mercado está se expandindo por vários fatores, dentre eles podemos destacar a volta dos tecidos com um padrão internacional, proporcionando melhor qualidade e aumento da competitividade.

Abrir um ateliê de costura exige alguns estudos prévios para delinear o mercado tanto nos aspectos da concorrência, quanto fornecedores e público alvo. É importante conhecer as características dos futuros clientes, suas preferências de compra, períodos mais propícios e quais são as tendências de consumo.

O empreendedor precisa pensar na possibilidade de trabalhar nichos específicos, mas para isso é relevante identificar detalhadamente as necessidades, anseios, percepções e comportamento dos clientes potenciais.

Atuar em nichos específicos permite maior especialização, criando um público cativo e fidelizado, pois quando o assunto é vestuário personalizado, não é fácil encontrar fornecedor que consiga traduzir sentimentos em peças de roupa.

Sobre o Mercado

O Brasil ocupa um lugar de destaque dentro do mercado mundial da moda. Os números mostram que atividades relacionadas à moda e ao vestuário no país continuam crescendo, mesmo em tempos difíceis para economia nacional. É o 6° maior produtor de roupas, calçados e acessórios do mundo.

A estimativa é de que o mercado crie mais 300 mil postos de trabalho até o ano de 2025. Tudo para atender às mais de 30 mil indústrias têxteis do país, que representam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A previsão é que o faturamento do setor têxtil e de confecção chegue a R$ 135 bilhões até o final do ano. As exportações devem aumentar 5% em relação ao ano passado e contribuir para gerar cerca de 10 mil postos de trabalho.

Os dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) apresentam que o setor da moda é o segundo ramo que mais emprega no país, mobilizando milhares de profissionais todos os dias, para atender a demanda de consumidores que atendendo sua necessidade básica de vestir-se, investem em peças que estão de acordo com as tendências e que mostram o seu estilo.

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu ateliê de costura. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu ateliê, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo do plano de negócios:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolhendo o local do seu ateliê de costura

A localização para abrir um ateliê de costura é um fator muito importante para o negócio e deve estar alinhada com a estratégia de atuação e de acordo com o perfil dos consumidores. Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas.

O empreendedor deve procurar locais de residência do público-alvo, ou lugares de grande frequência de pessoas como, por exemplo, shoppings. Isso facilita o estacionamento de veículos e traz boas condições ambientais para uma permanência agradável de ambas as partes.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu ateliê poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Estrutura e equipamentos de um ateliê de costura

Questões como estrutura e equipamentos são fundamentais na hora de abrir um ateliê de costura. Recomenda-se um espaço mínimo de 50m², sendo que aproximadamente 50% dessa área será ocupada pela oficina de costura, juntamente com o depósito e o escritório.

A organização deve contemplar recepção e atendimento, espaço de medidas e prova, produção e escritório.

Alguns dos equipamentos necessários para abrir um ateliê de costura são:

  • Balcão;
  • Sofás, geladeira, microondas;
  • TV, revistas;
  • Água, café, balas;
  • Armário com prateleiras;
  • Caldeiras, poltronas;
  • Ar condicionado;
  • Espelhos, araras,
  • Organizador de aviamentos;
  • Mesa para abrir costura;
  • Mesa para acabamento de peças;
  • Máquina de corte;
  • Máquina de costura reta industrial;
  • Overloque;
  • Galoneira;
  • Máquina de costura interlock;

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Imagem de uma mulher costurando para influenciar os empreendedores que querem abrir um ateliê de costura

Divulgação e dicas

O grande desafio de abrir um ateliê de costura é atrair a atenção do cliente e ser o escolhido para fornecer bem ou o serviço que ele demanda naquele momento.

Algumas ações mercadológicas consideradas acessíveis e bem eficientes são os meios digitais como sites e redes sociais, e os meios tradicionais como panfletagem, folders, entre outros. Além disso, o empreendedor pode estabelecer parcerias com fornecedores de tecidos e aviamentos e distribuir alguns brindes para cativar os consumidores.

Como dicas de negócio, podemos alertar ao empreendedor para que ele invista na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais como é o caso de estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário, etc.

Procure também fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos padrões e texturas e a criação de novos modelos que estão sendo ofertados, etc.

Uma característica do setor de confecções é a constante necessidade de apresentar novidades. Para cumprir esse objetivo, as indústrias do setor investem anualmente grandes somas de recursos em lançamentos e promoções de novos modelos. Estude e observe o que o seu público precisa, para atende-lo de forma mais precisa.

Documentação para abrir um ateliê de costura

Os documentos necessários para abrir um ateliê de costura são simples:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Registro na Secretaria da Receita Estadual;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o ateliê de costura seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário