8 passos para abrir um call center que vão te ajudar a ter o seu próprio negócio

Você tem intenção de abrir um call center, mas não sabe por onde começar? Os call center, ou serviços de atendimento ao cliente, representam um importante segmento empresarial no país. Também conhecido como telemarketing, SAC ou até mesmo Contact Center, a atividade de call center é um canal de relacionamento entre cliente e empresa. Esta, se popularizou no país após a privatização do sistema Telebras, em 1988, quando o mercado de telefonia se abriu para a concorrência privada e o acesso às linhas fixas e móveis foi ampliado.

Hoje, o faturamento do setor já chegou a cifra de R$ 46 bilhões por ano. Trata-se de um importante canal de contato com os clientes e fornecedores, capaz de alavancar a imagem de uma organização. Pensando em tudo isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um call center e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para abrir um call center

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu call center. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que atenderá no seu call center, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Mas no caso de empresas de call center, a localização do ponto comercial não representa o fator mais relevante. Tanto que algumas companhias multinacionais contratam serviços de call centers off shore (em outros países).

Porém as regiões mais afastadas dos grandes centros, bairros mais residenciais, podem dificultar a contratação de mão de obra qualificada e inviabilizar o uso de determinadas tecnologias. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como os funcionários, estrutura, segurança, espaço para estacionamento etc.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu call center poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

foto de um escritório com vários atendentes, representando como abrir um call center

Forme uma equipe qualificada

Com tudo definido, chegou a hora de formar e contratar a equipe. Inicialmente é preciso ter uma equipe mais enxuta, para que reduza os custos com obrigações trabalhistas. Nessa área, o atendimento e qualificação do profissional é muito importante, por isso atente-se a esses detalhes para não acabar incorporando um profissional ruim que sujará a imagem do seu call center.

Para as contratações é preciso conhecer quais são as necessidades da empresa e ter uma ideia de quantos funcionários serão precisos. Você deve saber também, quais são as áreas prioritárias e quais precisam de conhecimento ou treinamento específico.

O processo de selecionar funcionários precisa ser feito com atenção e cuidado, já que escolher o candidato errado pode fazer que ocorram mais gastos e menor produtividade. Opte por funcionários que possuam visão alinhada com a empresa e que tenham vontade de crescer junto com o seu call center.

Por ser, em sua maioria, o primeiro emprego de estudantes universitários, uma eficiente gestão de pessoal é imprescindível para o crescimento profissional destes jovens.

Estrutura e equipamentos

A estrutura de um call center varia de acordo com o porte da empresa. Um escritório de aproximadamente 60 m² pode iniciar as atividades com uma área destinada à recepção de clientes, espaços para atendimento individual dos clientes, pelos corretores e espaço para instalação da área administrativa.

Os equipamentos básicos necessários para abrir um call center são:

  • Aparelhos de telefone e headsets;
  • Computadores;
  • Televisores;
  • Gravadores de chamadas e storages;
  • Scanners;
  • Impressoras;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armários para arquivos;
  • Software (programa de computador) específico para o segmento de call center.
  • Serviço de PABX Virtual, contratado diretamente com as operadoras de telefonia.

Divulgação e dicas

A divulgação do seu call center é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Mas não deixe de investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu call center terá sucesso.

Documentação necessária

Em seguida o empreendedor deve certificar-se de possuir os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

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Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que seu call center seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

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