Descubra o que é preciso para abrir um escritório de consultoria | Abertura Simples

Quero abrir um escritório de consultoria. O que eu preciso saber para iniciar meu negócio?

Quer abrir um escritório de consultoria? A Consultoria Empresarial é uma atividade que tem como objetivo responder ou atender às necessidades das empresas ou pessoas físicas quando assim solicitada por meio de aconselhamento ou sugestões de melhorias, embasado em muito conhecimento.

SOBRE O MERCADO

O empreendedor que deseja abrir um escritório de consultoria precisa saber que o seu negócio atuara como um processo interativo de agente de mudanças externo à empresa, assumindo a responsabilidade de auxiliar e suportar os executivos e profissionais da organização nas tomadas de decisões, não sendo responsável, entretanto, pelo controle direto da situação. Um escritório de consultoria deverá ser concebido com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer.

A consultoria ampliou sua atividade a partir dos anos 1960, mas foi só por volta de 1980, com o aumento e crescimento das empresas e de seus parques industriais, é que ela, tornou-se necessária como ferramenta para enfrentar a globalização e um novo cenário brasileiro e internacional muito mais competitivo.

No Brasil, a grande abertura desse mercado ocorreu no início dos anos 90, tornando-se uma boa opção para aqueles profissionais com amplos conhecimentos em determinada área, de forma a possibilitar tanto a prestação de serviço de consultoria quanto o de qualificar sua equipe interna com outras experiências profissionais.

Os principais setores atendidos e mais significativos em questão de faturamento das consultorias foi o setor de serviços, tendo em segundo lugar a Tecnologia, Telecomunicações e Tecnologia da Informação, seguidos da química, petroquímica e plásticos. Alimentos e bebidas também são bem representativos, assim como as entidades empresariais. O comércio também representa uma fatia significativa do montante. Os setores de papel e celulose e esporte são os que apresentam menor percentual atendimento.

A área de atuação das consultorias, de acordo com levantamento do IBCO está focada na Gestão de Negócios / Desenvolvimento Organizacional, seguida por Recursos Humanos, Tecnologia da informação, Finanças e Marketing. A área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC está se fortificando como grande demandante por serviços desse tipo, principalmente no que tange a transformação digital que as organizações estão sendo desafiadas a implantar em suas equipes, estruturas e processos.

CONFIRA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA VOCÊ ABRIR UM ESCRITÓRIO DE CONSULTORIA

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A seleção do local e do espaço físico necessário para abrir um escritório de consultoria é uma decisão muito importante para que o seu empreendimento tenha sucesso. Com os grandes avanços tecnológicos, o empreendedor hoje pode escolher se ele prefere ter uma estrutura física para atender seus clientes pessoalmente, ou se ele prefere que toda esse processo seja feito virtualmente.

Para aqueles que desejam ter uma estrutura física, a localização do empreendimento deve estar associada à ideia de que seus clientes irão demandar, prioritariamente de sua empresa, um espaço para realizar reuniões e negócios do que para a produção material em si. Assim, o empreendedor deve buscar locais próximo a centros financeiros, comerciais ou estar perto de seus principais clientes, além de possuir facilidade de acesso, como por exemplo, ponto de ônibus, metro e estacionamento na redondeza.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

O número de colaboradores irá variar de acordo com o número de clientes atendidos do seu negócio.

No geral, os escritórios de consultoria contam com profissionais que atuam individualmente ou equipes de consultores que são classificados conforme o nível de experiência e responsabilidade em Junior, Pleno e Sênior.

Todas as pessoas que irão trabalhar no seu escritório de consultoria deverão ter conhecimento nas áreas de atuação de sua empresa. Deverão também possuir capacidade de análise, negociação, saber ouvir os clientes e identificar suas necessidades, transmitindo corretamente a orientação, além de características pessoais tais como equilíbrio emocional, bom senso, iniciativa e senso de urgência. Essas habilidades são de extrema importância para o negócio em questão.

Foto de uma mulher dando uma consultoria para inspirar o empreendedor que deseja abrir um escritório de consultoria

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

O tamanho da estrutura física vai seguir o interesse e expectativa que o empreendedor tem sobre o seu negócio.

Já os equipamentos básicos necessários para abrir um escritório de consultoria são:

  • Estações de trabalho;
  • Mesa de reunião;
  • Cadeiras;
  • Estante e arquivos;
  • Impressoras;
  • Computadores;
  • Internet;
  • Telefone fixo e móvel;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir escritório de consultoria, a propaganda pode ser feita utilizando os mais variados meios de comunicação.

Para isso, o empreendedor precisa fazer com que sua comunicação seja veiculada em locais mais populares, e que as suas mensagens transmitam quais são os diferenciais do seu negócio.

Neste ramo, a publicidade poderá ser feita principalmente, nos meios digitais. Hoje, os canais digitais são meios tão importantes quanto os meios tradicionais, e manter-se atualizado é fundamental. Por isso, invista na criação de um bom site e crie perfis na rede sociais. Além disso, o empreendedor pode investir a elaboração de materiais impressos como folders, flyers e cartões de visitas que podem ser entregues em empresas, vias movimentadas e eventos da área.

Como dica, podemos destacar que esse empreendedor deve sempre buscar novos conhecimentos e inovações para entregar aos seus clientes; precisa considerar a necessidade de criar e consolidar a vantagem competitiva; precisa considerar também a necessidade de implantar um processo de aprendizagem organizacional, progressivo da realidade interna e externa da empresa, visando um processo de melhoria contínua e sustentada, para que o seu negócio se destaque dos demais e todo o seu serviço seja entregue com extrema eficiência e qualidade.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir escritório de consultoria são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir escritório de consultoria realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UM ESCRITÓRIO DE CONSULTORIA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta