Quer abrir um escritório de contabilidade, mas não sabe por onde começar? Este é um segmento que nunca parou de se desenvolver. Toda empresa necessita de um profissional de contabilidade e por isso, esse é um tipo de atividade que requer muitas responsabilidades.
Este é um mercado promissor e pode gerar bons lucros ao empreendedor, já que todo negócio formal precisa de um mínimo de escrituração e registro de suas movimentações contábeis registradas em balancetes, balanços e demonstrações contábeis, tanto para manter sua regularidade fiscal junto às autoridades tributárias, quanto para obtenção de crédito, financiamento e também para a participação em licitações e compras públicas, institucionais e governamentais. Quer iniciar na área? Continue lendo:
PASSO A PASSO PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE DE SUCESSO!
PASSO 1: SOBRE O MERCADO
Nos últimos anos, o Brasil passou por alguns momentos de crise financeira, o que ocasionou um cenário incerto para muitas pessoas que buscavam uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, algumas áreas permaneceram intactas a esse movimento da economia e continuaram a crescer e ofertar novas vagas aos profissionais, como finanças e contabilidade. Nesse espaço de tempo e até os dias de hoje, em que o país começa aos poucos a se recuperar, foi possível perceber a forte demanda de mercado para as atividades que esses profissionais exercem e, por consequência, aconteceu uma grande valorização em seus serviços.
Atualmente o mercado encontra-se em alta para quem deseja seguir com profissões relacionadas a essas áreas em específico. Isso é demonstrado por conta da grande necessidade das funções exercidas pelos profissionais de contabilidade e finanças, tanto para pessoas físicas, quanto para jurídicas: em períodos de bonança econômica, as empresas necessitam de profissionais como esses para expansão de mercado e crescimento, já em momentos de incerteza e crise, eles são essenciais para dar as diretrizes a se seguir e boas saídas financeiras para permanecer firme no mercado, sem quebrar.
O mercado é crescente e carece bastante de contabilistas que agreguem valor à aplicação das técnicas e princípios contábeis no cotidiano das empresas, tanto na escrituração contábil quanto na orientação aos empresários, visando dotá-los de todas as informações necessárias para a tomada de decisão no dia-a-dia.
PASSO 2: PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
PASSO 3: ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir um escritório de contabilidade, ele precisara considerar a elaboração de uma pesquisa detalhada no mercado onde pretende montar a loja já que com esses dados, é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio.
Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público alvo são as questões de acessibilidade, ou seja, estacionamento, metrô e pontos de ônibus próximos e visibilidade, como por exemplo, escolher regiões de centros comerciais que possuem um alto fluxo de pessoas.
PASSO 4: COLABORADORES
A contratação dos colaboradores para abrir um escritório de contabilidade dependerá da necessidade e do tamanho do empreendimento.
Para iniciar, o empreendedor deverá contratar: recepcionistas; encarregado de escrita fiscal; encarregado de departamento pessoal; contador e por fim, auxiliar de serviços gerais.
É importante que os profissionais selecionados tenham o perfil adequado para a função. Na entrevista de seleção, deixe claro quais são as tarefas, suas expectativas com relação ao trabalho, o plano de carreira (se houver), salário e benefícios.
PASSO 5: ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para abrir um escritório de contabilidade é de 30m², com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, é necessário dispor os setores de arquivo, escrita fiscal, departamento de RH, contabilidade, sala do contador, sanitários, copa, sala de espera e sala de reunião.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Mesas e cadeiras;
- Computadores, impressoras, calculadoras, telefones;
- Armários e estantes;
- Pastas suspensas, resmas de papel, etiquetas de identificação, caixa organizadoras, arquivos;
- Copa: geladeira, filtro, utensílios de cozinha;
PASSO 6: DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir um escritório de contabilidade, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu escritório conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais, para divulgar seus serviços.
Como dica de negócio, é fundamental que o empreendedor faça muita pesquisa de mercado, afinal, este é um mercado bastante competitivo. Além disso, estudar o seu público-alvo e entender quais são as suas necessidades são fatores determinantes para destacar-se e entregar serviços diferentes do que já é oferecido no mercado. Fique atento as novidades do segmento, as ferramentas de automação e gestão dos processos e busque entregar ao seu consumidor o melhor serviço.
PASSO 7: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir um escritório de contabilidade são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
ABERTURA SIMPLES
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um escritório de contabilidade realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!