Tudo o que você precisa saber para abrir um escritório de contabilidade de sucesso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer abrir um escritório de contabilidade, mas não sabe por onde começar? Este é um segmento que nunca parou de se desenvolver. Toda empresa necessita de um profissional de contabilidade e por isso, esse é um tipo de atividade que requer muitas responsabilidades.

Este é um mercado promissor e pode gerar bons lucros ao empreendedor, já que todo negócio formal precisa de um mínimo de escrituração e registro de suas movimentações contábeis registradas em balancetes, balanços e demonstrações contábeis, tanto para manter sua regularidade fiscal junto às autoridades tributárias, quanto para obtenção de crédito, financiamento e também para a participação em licitações e compras públicas, institucionais e governamentais. Quer iniciar na área? Continue lendo:

PASSO A PASSO PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE DE SUCESSO!

PASSO 1: SOBRE O MERCADO

Nos últimos anos, o Brasil passou por alguns momentos de crise financeira, o que ocasionou um cenário incerto para muitas pessoas que buscavam uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, algumas áreas permaneceram intactas a esse movimento da economia e continuaram a crescer e ofertar novas vagas aos profissionais, como finanças e contabilidade. Nesse espaço de tempo e até os dias de hoje, em que o país começa aos poucos a se recuperar, foi possível perceber a forte demanda de mercado para as atividades que esses profissionais exercem e, por consequência, aconteceu uma grande valorização em seus serviços.

Atualmente o mercado encontra-se em alta para quem deseja seguir com profissões relacionadas a essas áreas em específico. Isso é demonstrado por conta da grande necessidade das funções exercidas pelos profissionais de contabilidade e finanças, tanto para pessoas físicas, quanto para jurídicas: em períodos de bonança econômica, as empresas necessitam de profissionais como esses para expansão de mercado e crescimento, já em momentos de incerteza e crise, eles são essenciais para dar as diretrizes a se seguir e boas saídas financeiras para permanecer firme no mercado, sem quebrar.

O mercado é crescente e carece bastante de contabilistas que agreguem valor à aplicação das técnicas e princípios contábeis no cotidiano das empresas, tanto na escrituração contábil quanto na orientação aos empresários, visando dotá-los de todas as informações necessárias para a tomada de decisão no dia-a-dia.

PASSO 2: PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

PASSO 3: ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir um escritório de contabilidade, ele precisara considerar a elaboração de uma pesquisa detalhada no mercado onde pretende montar a loja já que com esses dados, é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio.

Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público alvo são as questões de acessibilidade, ou seja, estacionamento, metrô e pontos de ônibus próximos e visibilidade, como por exemplo, escolher regiões de centros comerciais que possuem um alto fluxo de pessoas.

PASSO 4: COLABORADORES

A contratação dos colaboradores para abrir um escritório de contabilidade dependerá da necessidade e do tamanho do empreendimento.

Para iniciar, o empreendedor deverá contratar: recepcionistas; encarregado de escrita fiscal; encarregado de departamento pessoal; contador e por fim, auxiliar de serviços gerais.

É importante que os profissionais selecionados tenham o perfil adequado para a função. Na entrevista de seleção, deixe claro quais são as tarefas, suas expectativas com relação ao trabalho, o plano de carreira (se houver), salário e benefícios.

Imagem de um contador vendo a matéria de como abrir um escritório de contabilidade

PASSO 5: ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir um escritório de contabilidade é de 30m², com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, é necessário dispor os setores de arquivo, escrita fiscal, departamento de RH, contabilidade, sala do contador, sanitários, copa, sala de espera e sala de reunião.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Computadores, impressoras, calculadoras, telefones;
  • Armários e estantes;
  • Pastas suspensas, resmas de papel, etiquetas de identificação, caixa organizadoras, arquivos;
  • Copa: geladeira, filtro, utensílios de cozinha;

PASSO 6: DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir um escritório de contabilidade, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu escritório conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais, para divulgar seus serviços.

Como dica de negócio, é fundamental que o empreendedor faça muita pesquisa de mercado, afinal, este é um mercado bastante competitivo. Além disso, estudar o seu público-alvo e entender quais são as suas necessidades são fatores determinantes para destacar-se e entregar serviços diferentes do que já é oferecido no mercado. Fique atento as novidades do segmento, as ferramentas de automação e gestão dos processos e busque entregar ao seu consumidor o melhor serviço.

PASSO 7: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um escritório de contabilidade são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um escritório de contabilidade realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário