O que eu preciso saber para abrir um laboratório de análises clínicas? Confira aqui!

Está pensando em abrir um laboratório de análises clínicas, mas não sabe por onde começar? A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames. Quer saber como entrar na área? Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS!

SOBRE O MERCADO

O mercado de laboratórios de análises clínicas é altamente dependente da expansão de planos de saúde. De acordo com o Portal Brasil, hoje já são 47 milhões de pessoas com este tipo de cobertura. O atendimento particular não chega a 5% do volume de exames realizados nos laboratórios.

Impulsionada pelo crescimento do mercado de saúde, a demanda por laboratórios de análises clínicas vem aumentando exponencialmente no Brasil. Os principais clientes são os beneficiários de planos de saúde que realizam exames solicitados por médicos das mais diversas especialidades.

Segundo a Sociedade Brasileira de Análise Clínicas, o país conta com aproximadamente 17 mil laboratórios que realizam mais de 10 milhões de exames por mês. O processo de fusões e aquisições de laboratórios, inclusive com a presença de grupos internacionais de investidores, fez com que o surgimento de novos laboratórios ocorra principalmente em pequenas e médias cidades. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência.

Esse segmento tem sido beneficiado pela evolução tecnológica do setor de saúde e vem evoluindo em qualidade de processos, pressionado pela Anvisa e amparado pelos sistemas de gestão disponíveis no Brasil. Não é possível sobreviver sem a utilização de mecanismos e metodologias de ponta, atualmente.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para quem deseja abrir um laboratório de análises clínicas, é preciso considerar, dentre os diversos pontos, a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a acessibilidade e a proximidade com consultórios médicos.

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores para abrir um laboratório de análises clínicas dependerá muito da necessidade do empreendedor. Mas, para iniciar, o empreendedor deverá contar com um time de: Responsável técnico, técnicos de laboratório de análises clínicas; auxiliares de laboratório; atendentes; copeira; encarregados de serviços gerais; gerente e auxiliares administrativos.

Imagem de uns vidrinhos de exame para remeter ao empreendedor que deseja saber como abrir um laboratório de análises clínicas

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para abrir um laboratório de análises clínicas é de 140m². Neste espaço, o empreendedor deverá instalar as áreas de: sala para coleta de material; área para classificação e distribuição de amostras; sala de preparo de reagentes; laboratório de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, bacteriologia, microbiologia, micologia, virologia, bioquímica ou biologia molecular; sala de preparo de soluções; sala de extração de ácidos nucléicos; antecâmara de paramentação exclusiva; sala de PCR; sala de revelação de géis; laboratório de suporte à UTI; laboratório de emergência.

Além disso, o estabelecimento tem que ter também: área para registro de pacientes; depósito de material de limpeza; sala de esterilização de material; sanitários; copa; quarto de plantão; sala da administração.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Todos os materiais para o laboratório: autoclave vertical; estufa de esterilização; agitador orbital; colorimentro fotoelétrico; destilador de água em inox, entre outros.
  • Computador;
  • Mesas e cadeiras;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Sistema para gestão;
  • Armários e arquivos;
  • Filtros de água e cafeteiras;
  • Poltronas;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir um laboratório de análises clínicas, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais e site, onde constarão as principais informações sobre a sua empresa.

Como dica de negócio, o empreendedor deverá realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um laboratório de análises clínicas são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um laboratório de análises clínicas realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta