Ser o próprio chefe é o sonho de muitas pessoas, mas sabemos que a realidade econômica é complicada e, muitas vezes, não impedem de colocar esse sonho e prática. No entanto, é possível abrir um negócio com pouco dinheiro e aqui você encontrará as informações.
Talvez você não saiba, mas no Brasil abrir um negócio com pouco dinheiro é uma realidade. Dados do levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) comprovam isso.
Em 2019, o Brasil contava com 52 milhões de empreendedores. Do total, 9,031 milhões são microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com o Sebrae. Os micros e pequenos empresários representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Ou seja, todos esses micros e pequenos empreendedores também já duvidaram um dia se era possível abrir um negócio com pouco dinheiro. No entanto, eles perceberam que sim, mas para isso a informação foi a aliada.
Quais são as ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro?
Há muitas ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro, mas é essencial que você escolha uma que, de fato, faça sentido na sua realidade. O empreendedor precisa, além de pensar na questão financeira, gostar de administrar o negócio. Por isso, a escolha de atuação é fundamental. Selecionamos abaixo algumas ideias para empreender com pouco dinheiro.
Venda de alimentos congelados
O setor de alimentos é um dos que anualmente crescem no Brasil. Por isso, investir na venda de alimentos congelados pode ser uma boa ideia e não exige um investimento muito alto.
Bolos caseiros
Se você ama cozinhar, investir na venda de bolos caseiros pode ser uma excelente ideia. Eles não exigem alto investimento e você pode utilizar as redes sociais para começar a divulgar o seu trabalho.
Marmitas
As marmitas caseiras também são excelentes opções para empreender com pouco dinheiro. Desenvolva um bom cardápio, invista em uma boa divulgação e faça dinheiro sem sair de casa.
Presentes customizados
Quem tem afinidade com artesanato pode fazer disso um negócio. Uma ideia interessante são os presentes customizados. Invista em algo criativo, trabalhe a divulgação nas redes sociais e conquiste uma boa cartela de clientes.
Revenda de roupas
Sabemos que criar com a própria marca é algo complicado no Brasil, mas quem ama moda pode começar investindo em algo pequeno, como a renda de roupas. Elas podem ser vendidas tanto nas redes sociais quanto em plataformas, como Mercado Libre.
Brechó
Outra ideia de negócio que está com tudo neste momento é o brechó. A venda de roupas usadas vem crescendo consideravelmente. Isso porque muitas pessoas já entenderam que a indústria têxtil é altamente poluente e querem reduzir o impacto dela na sociedade comprando roupas usadas.
Revenda de maquiagem
A indústria de cosméticos é outra que cresce consideravelmente ano após ano. Invista na revenda de maquiagens inovadores e com preços que, de fato, proporcionem benefícios aos seus clientes.
Design de sobrancelhas e depilação
O design de sobrancelhas e depilação é outra ideia para quem deseja atuar no mercado de beleza, que é altamente lucrativo. Você pode começar, por exemplo, oferecendo seu serviço na casa das clientes. Com o crescimento, você pode investir em um lugar físico para atendê-las.
Reforço escolar para crianças
Caso você seja professor, investir em compartilhar seus conhecimentos é uma ótima ideia para empreender. Atualmente, a internet é uma aliada para vender estes serviços. Você pode, por exemplo, começar fazendo alguns vídeos ensinando as crianças e, em seguida, oferecer o seu serviço de reforço escolar.
Organização e decoração de eventos
A organização e decoração de eventos pode parecer algo simples, mas muitas pessoas não sabem como fazer e, por isso, precisam de um profissional capacitada. Caso você tenha habilidade para isso, saiba que você pode abrir uma empresa para oferecer o seu serviço.
Consultoria financeira
Use seus conhecimentos para abrir um negócio de consultoria financeira. Caso você seja especializado no assunto, seu único investimento será na divulgação do serviço.
Consultoria de marketing
A consultoria de marketing também é um serviço que exige baixo investimento e pode proporcionar alto retorno.
Cursos online
Qual a sua habilidade? Você acha que este conhecimento pode ser útil para outras pessoas? Caso sim, então você pode vender cursos sobre o assunto em plataformas, como a Hotmart.
Loja virtual
Por fim, uma ótima ideia é criar uma loja online para vender produtos e serviços. Atualmente, há diversas plataformas que proporcionam todas as ferramentas para você criar sua loja online de forma simples e com pouco investimento.
Quais são os processos burocráticos para abrir um negócio com pouco dinheiro?
Os principais passos para abrir empresa são:
- Planejamento
- Escolha um dos tipos de atividade
- Escolha a Natureza Jurídica
- Desenvolva um contrato social
- Vá até uma Junta Comercial
- Tire seu CNPJ
Vamos falar mais sobre cada passo abaixo. Confira!
Planejamento
O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.
Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.
A depender desses fatores, pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.
Escolha um dos tipos de atividade
Antes mesmo de decidir abrir empresa é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:
- Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.
Escolha a Natureza Jurídica
Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.
Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:
- Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capitaa social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Desenvolva um contrato social
Será necessário realizar um contrato social para definir a participação de cada um dos sócios, as atividades realizadas pela empresa, o nome etc.
Vá até uma Junta Comercial
Em seguida, você deverá ir até um cartório jurídico ou na junta comercial da cidade a para registrar sua empresa. É relevante destacar que, antes registrar o contrato, você deve verificar se o nome definido para a empresa está disponível.
Tire seu CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será necessário para entrar no site da Receita Federal e tirar o CNPJ.
No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.
Como administrar um negócio com pouco dinheiro?
Administrar um pequeno negócio exige conhecimento. Por isso, decidimos selecionar algumas informações que são essenciais para começar.
Entenda os conceitos
Capital de giro, lucro, dividendos, investimento, contas a pagar, fluxo de caixa. Os termos podem parecer um pouco complicado, mas será fundamental entender o conceito de cada um e sua aplicação para conseguir desenvolver uma gestão financeira realmente eficiente.
É interessante, por exemplo, realizar um curso básico sobre gestão financeira. Há muitos que são online e não exigem um investimento alto. O conhecimento será fundamental para que a empreendedora consiga fazer o seu negócio prosperar.
Crie objetivos e metas
Não adianta abrir um negócio e tocar ele sem saber para onde ir. A empreendedora precisa desenvolver um plano de negócio. O documento permitirá que ela consiga definir seus objetivos. Uma pergunta simples: você sabe onde seu negócio estará daqui a cinco anos?
Caso não tenha resposta, saiba que você precisa definir o futuro. A definição permitirá que você trace metas e estratégias para chegar exatamente onde você quer. Não pense pequeno, mas também seja realista.
Use ferramentas de gestão financeira
Atualmente, há muitas ferramentas, como para fluxo de caixa, que permitem realizar uma gestão mais eficiente. Além disso, elas são essenciais para produzir relatórios confiáveis e que permitiram a tomada de decisão estratégica mais segura. Alguns exemplos de ferramentas são: Nibo, Contaazul, Bling, Yupee etc.
Faça balanços financeiros
A gestão financeira eficiente de um negócio exige que, ao menos, semestralmente seja feito um balanço. É por meio desse balanço que a empreendedora entenderá, por exemplo, como está o seu caixa, quais são as maiores despesas, o que é necessário realizar para continuar crescendo e muito mais.
Desenvolva um planejamento tributário
Os impostos são um dos maiores inimigos de pequenas e médias empresas. Justamente por isso é extremamente importante desenvolver um planejamento tributário do seu negócio.
Por meio dele, é possível reduzir o pagamento de impostos de forma legal (a prática é conhecida como elisão fiscal). Só que para realizá-lo será necessário estudar bastante sobre o Sistema Tributário Brasileiro, que é um dos mais complexos do mundo, ou contar com a ajuda de um profissional.
Calcule o ROI
O ROI é um cálculo realizado para compreender como estão os retornos sobre os investimentos. A fórmula pode ser utilizada para qualquer ação que a empresa precisa compreender se está no caminho certo ou não.
A fórmula é a seguinte: (Lucro do Investimento – Investimento Inicial) ÷ Investimento Inicial
Você precisará do lucro do investimento e do investimento inicial que deve constar o orçamento de todo o processo. Vamos pensar que uma empresa que investiu R$20 mil em marketing, ok? Ela obteve um lucro do investimento de R$50 mil. A fórmula ficaria da seguinte maneira: 20.000 – 50.000 ÷ 20.000 = 1,5.
Desta forma, podemos dizer que o investimento gerou um retorno de 1,5 maior, o que é algo positivo. A empresa obteve um retorno de 150%. É preciso lembrar que quanto o resultado é negativo, a empresa está tendo prejuízo.
O ROI oferece diversas vantagens, como economia financeira, decisões estratégicas com mais chances de sucesso etc. Você pode conferir mais sobre o assunto neste artigo.
Controle o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um instrumento indispensável para uma empresa. Por meio dele, é possível acompanhar a movimentação financeira de entrada (receita) e saída (despesas). Com isso, o empreendedor pode tomar decisões com mais embasamento e melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.
Algumas vantagens de ter um controle do fluxo de caixa adequado são: maior controle e gestão dos gastos; controle financeiro adequado; proporciona um planejamento adequado; tomada de decisão com mais segurança e por aí vai.
Preciso de contador para abrir um negócio com pouco dinheiro?
Sim. O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.
Bom atendimento
Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.
A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.
Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.
Infraestrutura
É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.
Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.
Competência técnica
É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).
O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.
Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.
Relação custo x benefício
Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.
É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.
Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.
Localização
O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.
Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.
Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se torna ainda mais difícil.
Abertura Simples
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura de empresa.
Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir empresa conosco. Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.
Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais. Entre em contato com nossos representantes e saiba como abrir um negócio com pouco dinheiro.
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