Confira algumas dicas para abrir um posto de combustível | Abertura Simples

Tudo o que você precisa saber para abrir um posto de combustível de sucesso!

Está pensando em abrir um posto de combustível, mas não sabe por onde começar? Esse é um negócio que está relacionado à conveniência e mobilidade. Com a possibilidade de transporte da população, especialmente com o desenvolvimento e expansão dos veículos para transporte pessoal, a frequência a um posto de combustível passou a ser uma atividade essencial na vida das pessoas. Quer saber como iniciar na área? Então continue lendo!

VAI ABRIR UM POSTO DE COMBUSTÍVEL? CONFIRA ALGUMAS DICAS AQUI!

SOBRE O MERCADO

Este negócio está basicamente relacionado a venda de combustíveis para veículos automotores. Hoje, com a enorme preocupação que existe em relação ao meio ambiente, o posto de combustível passou a incorporar diversas opções ao consumidor em seu portfólio, como a gasolina, que possui vários tipos (comum, aditivada, premium), álcool hidratado, diesel (S10 e S50) e GNV (gás natural veicular).

O mercado dos combustíveis no Brasil é regulamentado pela lei federal 9.478/97. Essa lei flexibilizou o mercado do setor de petróleo e gás natural, até então exercido apenas pela Petrobras. Assim, desde janeiro de 2002 as importações de gasolina foram liberadas e o preço da mesma passou a ser definido pelo próprio mercado.

Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram consumidos 136,210 bilhões de litros de combustível no ano de 2013. Nesse mesmo ano ocorreu um aumento de 9,8% na venda de álcool hidratado, em relação a 2012, chegando a marca de 10,816 bilhões de litros vendidos, segundo dados da UNICA (União da Indústria da Cana-de-Açúcar). Para a ANP, esse grande número de vendas de etanol é reflexo no aumento do preço da gasolina, que já atinge a casa dos R$ 3,00 em grande parte do Brasil.

A venda de diesel cresceu 4,2%, comparando os anos de 2013 e 2012, atingindo a marca de 58,489 bilhões de litros vendidos. Com isso, o diesel representa 42,94% de todo o combustível vendido no Brasil. A grande demanda desse combustível, impulsionou a venda do biodiesel, que passou a ser acrescentado em maior quantidade ao diesel comum. Mesmo com o aumento do preço, a gasolina C também cresceu muito. Em 2013, foram vendidos 41,365 bilhões de litros de gasolina C, 4,2% a mais do que no ano de 2012.

Para o ano de 2014, a ANP prevê um crescimento de 4 a 5 por cento em relação a 2013. Esse aumento acontece, pois, a frota de veículos no Brasil ainda é crescente: segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a venda de veículos em 2014 deve crescer 1% em relação a 2013.

A gasolina, hoje, abastece cerca de 60% dos veículos de passeio, e por isso é importante que o dono de um posto de combustível conheça como funciona o mercado desse produto.

O empreendedor que deseja abrir um posto de combustível precisa saber que ele possui um publico alvo bem abrangente e que por isso, precisa estudar bem o mercado antes de iniciar na área.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento.

Para o empresário que deseja abrir um posto de combustível, ele precisará considerar, inicialmente, o tráfego, a direção e o volume de veículos nas redondezas, pois esses são itens fundamentais para se identificar o potencial do negócio. Outro aspecto que deve ser considerado é a acessibilidade e visualização do local, que deve ser de fácil acesso e deve ainda ter boa visibilidade para que os veículos possam ver e consequentemente, parar.

Outra preocupação na hora de escolher o imóvel é verificar se o local não é sujeito a inundações e se o entorno possui a segurança necessária para instalação do negócio. Uma boa dica é perguntar aos comerciantes da região sobre estas ameaças ao funcionamento do seu empreendimento.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

Imagem de bombas de gasolina para remeter ao empreendedor que deseja abrir um posto de combustível

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura recomendável para abrir um posto de combustível é de 900m², visto que carros de passeio demandam espaço para serem manobrados. Nesta estrutura, o empreendedor deverá comportar a área coberta, onde os frentistas atenderão os consumidores, e as demais áreas que podem ser os locais para troca de óleo, pneu e loja de conveniência.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Computadores;
  • Impressoras;
  • Telefones;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armário;
  • Elevador hidráulico automotivo;
  • Compressor de ar;
  • Impressora de cupom fiscal;
  • Calibrador de Pneus;
  • Trocador de óleo a vácuo;
  • Kit completo de segurança;
  • Armário para guardar óleos e lubrificantes;
  • Balcão de serviço;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir posto de combustível, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Como materiais impressos, o empresário pode investir em flyers e folders distribuídos para os clientes. Nos meios digitais, pode investir em uma mala direta onde ele deverá informar sobre novidades e promoções. Por último, mas não menos importante, o empreendedor precisa estar presente nas redes socais, pois atualmente, são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, é recomendável que o empreender que deseja abrir um posto de combustível faça bastante pesquisa de mercado e de concorrência, para verificar quais os preços praticados e que outros tipos de serviços eles oferecem aos consumidores. Fazendo esse estudo, o empresário pode identificar quais serviços ainda não oferecem para então, entregar como uma forma de diferencial.

Além disso, ele deve investir em qualidade de atendimento, fidelização e ações de pós-vendas para os consumidores, já que são itens fundamentais para a manutenção e crescimento do negócio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um posto de combustível são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) – N° 273, de 29 de novembro de 2000;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um posto de combustível realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UM POSTO DE COMBUSTÍVEL[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta