Veja quais são os aspectos fundamentais que você precisa saber para abrir um SPA urbano

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Está pensando em abrir um SPA urbano? Sinônimo de saúde, prazer, conforto e bem-estar, ele é uma espécie de refúgio em meio à agitação das grandes cidades. Um local onde o consumidor consegue ter tranquilidade, conforto, relaxando e cuidado do corpo, esse é um segmento que cresce cada vez mais no país, gerando muitas oportunidades ao empreendedor que quer iniciar nesse mercado. Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

Ao contrário dos SPAs tradicionais, em que o consumidor se hospeda por alguns dias, o SPA urbano permite com que ele faça sessões diárias de massagens, drenagem com pedras quentes, talassoterapia, banho energético entre muitos outros serviços.

A atividade se enquadra no setor de bem-estar pessoal, mas distingue-se das clínicas de terapias orientais porque inclui, além de tratamentos para relaxamento, uma série de serviços voltados para a estética.

O mercado de SPA urbano é formado principalmente por pessoas que possuem preocupações com a sua qualidade de vida. Outro fato que tem estimulado bastante o surgimento de estabelecimentos desse gênero é a falta de espaços livres e a dificuldade de deslocamento nas grandes cidades.

De forma geral, a beleza faz parte da rotina das pessoas e esses cuidados são inseridos no orçamento familiar. De acordo com o Panorama do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos elaborados pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, os maiores influenciadores para a evolução do setor no ano de 2016 foram as participações crescente das mulheres brasileiras no mercado de trabalho; o aumento da expectativa de vida que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude e cuidar de seu bem-estar; os lançamentos constantes de produtos atendendo cada vez mais às necessidades ao mercado; a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, que acaba favorecendo os preços praticados pelo setor; entre outros fatores.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de HPPC do mundo. Até o ano de 2014 houve crescimento mais vigoroso que o restante da indústria. Uma única retração de 9% aconteceu nos últimos 23 anos e ainda assim o setor registrou um faturamento na ordem de R$ 142 bilhões. O 1º Relatório Estatístico do Mercado Brasileiro de SPAS realizado em 2013 pela ABC SPA – Associação Brasileira de Clínicas e SPAs registrou que os usuários possuem idade média de 35 anos (entre 25 e 45 anos) sendo ele também alcançado pelo público masculino, o que mudou completamente o cenário exposto entre 2010 e 2013 onde a maioria era o feminino.

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

As oportunidades de negócios podem ser identificadas pelas possibilidades dos bons resultados que o empresário vislumbra ao implantar um novo empreendimento. Esse conhecimento das reais possibilidades de sucesso será possível através de muita pesquisa de mercado.

Já as ameaças podemos destacar a alta concorrência que esse mercado possui. E por isso, o seu SPA urbano terá que se diferenciar dos demais para poder atrair a atenção dos consumidores. Além disso, é fundamental que o empreendedor que deseja abrir um SPA urbano prepare um bom planejamento para que o seu negócio tenha muito sucesso.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para abrir um SPA urbano.

A implantação de um SPA urbano depende da análise de vários fatores. Alguns dos principais aspectos a serem considerados referem-se à existência de demanda para os serviços oferecidos e características do mercado consumidor, ou seja, aspectos relacionados ao grupo de consumidores que a empresa pretende atender com seus serviços. Em geral, as pessoas buscam este tipo de serviço próximo dos locais onde passam a maior parte do dia, a fim de evitar grandes deslocamentos. Também é importante pensar se é próximo a ponto de ônibus, metrô e estacionamento. Tão importante quanto à análise do mercado consumidor é a avaliação da quantidade de concorrentes existentes na região em que se deseja atuar, bem como identificação dos pontos fortes e das falhas na atuação desses concorrentes. A partir desta análise, é possível ao empreendedor fornecer serviços superiores aos dos concorrentes, ampliando sua participação no mercado. Ao definir o local, o empreendedor deve ainda atentar para as características do imóvel em questão.

É necessário também ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua loja poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A necessidade da contratação dos colaboradores para o seu SPA urbano vai depender diretamente da capacidade de atendimento esperada pelo empreendedor. Neste caso, trata-se de uma mão-de-obra totalmente especializada em que o profissional deve possuir alto grau de conhecimento no serviço a ser prestado, respeitando a carga horária estabelecida por lei e normativos.

Dentre os profissionais que podem ser empregados no estabelecimento, encontram-se: Fisioterapeuta; Nutricionista; Psicólogo; Massagista; Professor de educação física; Esteticistas; Cabeleireiros; Maquiadores; Depiladores; entre outros profissionais especializados em terapias alternativas.

Independente da categoria dos profissionais integrantes da equipe, todas devem possuir perfil adequado para oferecer um bom atendimento aos clientes.

Imagem de uma mulher relaxando na piscina de um SPA depois que um empreendedor viu a matéria e resolveu abrir um SPA urbano

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Para que seus clientes possam obter uma boa experiência, a estrutura do seu SPA urbano, ele deve possuir uma área superior a 100m² e reunir alguns ambientes, como por exemplo restaurantes, piscinas, saunas, quadras de esportes, salão de beleza, salão de jogos, sala de TV e vídeo, salas de ginástica, espaços de meditação, salas para exames, salas para massagens e terapias, vestiários, suítes ou cabines para atendimento individual, etc. Vale lembrar que a colaboração dos serviços é necessária para garantir a atratividade do negócio, criando um potencial competitivo.

Alguns dos equipamentos básicos para abrir um SPA urbano são:

  • Armários com cadeados para vestiário;
  • Conjunto de mobiliário para recepção;
  • Conjunto de mobiliário para escritório (mesas, cadeiras, armários);
  • Computador;
  • Impressora Multifuncional (Telefone, fax, impressora, etc.);
  • Máquina Emissor de Cupom Fiscal – Terminal Ponto de Venda;
  • Armário para o escritório;
  • Banheiras de hidromassagem;
  • Cadeiras reclináveis para massagem facial;
  • Equipamentos para lavagem e esterilização de materiais;
  • Espelhos;
  • Macas (para massagem);
  • Ofurôs;
  • Prateleiras;
  • Esteiras, colchões ou colchonetes;
  • Equipamentos descartáveis.

Não esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pela empresa. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem adequada ao público-alvo, se enquadra no orçamento do empresário e tem maior visibilidade e credibilidade junto ao cliente.

Para esta ideia de negócio, a divulgação do seu SPA urbano deve investir na criação de um site perfis em redes sociais, e um blog que ofereça ao consumidor conteúdos interessantes, já que os meios digitais hoje são as maiores ferramentas de busca e referencias por algo. Invista também na criação de materiais impressos como folders e flyers para a distribuição em empresas, residências, etc. Participe de feiras relacionadas ao seu segmento e busque firmar parcerias que possam ser duradouras. Os cartões de visitas para entregar aos clientes e potenciais clientes é bastante recomendado.

Como dica, podemos destacar que o empreendedor que deseja abrir um SPA urbano precisa saber que o público exige programação atrativa. E para garantir competitividade e se sobressair diante da concorrência, procure definir alguns serviços diferenciados. Seja um banho de ofurô, hidratação com cremes à base de chocolate, banhos à base de vinho, etc.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu SPA urbano terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um SPA urbano são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

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ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um SPA urbano realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

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