Saiba como abrir uma auto escola e ter sucesso nos negócios!

Você já pensou em abrir uma auto escola? Uma auto escola, ou também conhecido Centro de Formação de Condutores (CFC), é uma entidade devidamente certificada pelo Organismo de Qualificação de Trânsito, com registro e licença de funcionamento expedidos pelos Órgãos de Trânsito dos Estados ou do Distrito Federal. Possui administração própria e corpo técnico de instrutores, devidamente habilitados. Serve para a capacitação teórica e prática de condutores de veículos automotores.

O crescimento na venda de veículos tem contribuído para o aquecimento desse tipo de negócio. No Brasil a venda de veículos, cresceu 9,28% no período de janeiro a outubro de 2017 se comparado ao mesmo período do ano de 2016, segundo dados da FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma auto escola e ter sucesso. Continue lendo:

Tudo o que você precisa saber para abrir uma auto escola:

Tipo de auto escola

Para efeito de credenciamento pelo órgão de trânsito competente de cada Estado, os Centros de Formação de Condutores – CFCs são classificados da seguinte forma:

  • “A” – ensino teórico- técnico;
  • “B” – ensino prática de direção; e
  • “A/B” – ensino teórico- técnico e de prática de direção.

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua auto escola. O plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também os clientes que irão frequentar sua auto escola, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da maiorias dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma auto escola, você irá definir a faixa de renda e os hábitos das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar uma auto escola é um local com grande fluxo de veículos, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. O local ideal para montar esse tipo de negócio é próximo de centros comerciais, escolas, faculdades e até mesmo em bairros residenciais. Muitos alunos preferem ter aulas antes de ir para o serviço/escola ou após essas atividades, e até mesmo nos horários de almoço.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua auto escola poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

foto de um instrutor e uma aluna no carro orientando, representando os passos para abrir uma auto escola

Estrutura e equipamentos

O espaço mínimo de uma auto escola tem que ter uma área de 30m². Sua estrutura precisa conter ambientes para as aulas, administração do negócio, atendimento, banheiros (masculino e feminino) e área específica de treinamento para prática de direção em veículo.

Os equipamentos básicos para abrir uma auto escola são:

  • Computadores;
  • Carteiras escolares individuais;
  • Quadro de giz ou quadro magnético;
  • Aparelho de DVD;
  • Projetor multimídia;
  • Acervo bibliográfico sobre trânsito, tais como Código de Trânsito Brasileiro, Coletânea de Legislação de Trânsito atualizada e publicações doutrinárias sobre trânsito;
  • Livros, apostilas, fitas ou multimídia com os conteúdos a serem ministrados;
  • Simulador de direção ou veículo estático (obrigatório para categoria B);
  • Para a categoria “A”- dois veículos automotores de duas rodas, de no mínimo 120cc (cento e vinte centímetros cúbicos), com câmbio mecânico, não sendo admitida alteração da capacidade estabelecida pelo fabricante, com, no máximo, cinco anos de uso, excluido ano de fabricação;
  • Para categoria “B” – dois veículos automotores de quatro rodas, exceto quadriciclo, com câmbio mecânico, com no máximo oito anos de uso, excluído ano de fabricação.

Não se esqueça de que são necessários também equipamentos de escritório, tais como impressora, telefone fixo, estantes, etc.

Divulgação e dicas

A divulgação da sua auto escola é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode ser feita pelo método tradicional de panfletagem. Fazer parceria para a divulgação com postos e oficinas também pode ajudar.

Para lidar com a concorrência, faça seu melhor serviço. O bom atendimento é um fator crucial para conquistar e fidelizar clientes nesse meio. Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua auto escola terá sucesso.

Documentação necessária

Os interessados em registrar a auto escola deverão redigir e levar ao diretor da unidade circunscricional (Detran do estado pretendido) uma carta de intenção de registro indicando a categoria escolhida e localização do empreendimento. Assim, haverá uma vistoria para ver se o empreendedor tem requisitos para poder ter uma autoescola.

Os documentos necessários para abrir uma auto escola são simples:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que sua auto escola seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta