Dicas de como abrir uma charutaria de sucesso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em abrir uma charutaria? Então confira este post com as principais dicas para se ter sucesso em sua nova empresa:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UMA CHARUTARIA DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

O mercado de tabacarias e charutarias seguem ocupando um papel estratégicos no canal, sendo a maior geradora de tráfego e participação nas vendas das lojas de conveniência. Em 2017, segundo pesquisa realizada pela Nielsen, a categoria contribuiu com 41% do faturamento das lojas do mercado total, o que representou meio ponto percentual acima do ano anterior.

O público consumidor corresponde a uma parcela expressiva no canal conveniência, com alta frequência de visitas às lojas. Pesquisas apontam que mais de 60% dos clientes que compram cigarros na loja de conveniência também compram produtos de outras categorias, como Bomboniere e Food Service.

As mudanças no perfil do consumidor de tabaco já levam também ao desenvolvimento dos chamados Produtos de Nova Geração, como o cigarro eletrônico, vaporizadores, produtos de tabaco aquecido, entre outros. Segundo levantamento do Euromonitor International, nos últimos anos este novo mercado cresceu vertiginosamente, superando a marca dos US$ 6 bilhões anuais.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma charutaria, ele precisará considerar a elaboração de uma pesquisa detalhada no mercado onde pretende abrir a loja, já que com esses dados, é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio. Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público-alvo são as questões de acessibilidade, visibilidade e a segurança da região.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir uma charutaria dependerá muito da necessidade do empreendedor naquele momento. Ele precisará buscar estabelecimentos que tenham espaço suficientes para as áreas de atendimento, caixa, estoque, área para consumo dos produtos e sanitários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e banquinhos;
  • Balcão para atendimento;
  • Estantes para armazenamento dos produtos;
  • Armários;
  • Computadores, impressoras e telefones;
  • Impressora fiscal;
  • Máquinas de cartão de débito e crédito;
  • Entre outros.

Imagem de um homem com um charuto na mão para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma charutaria

PRODUTOS

O empreendedor que deseja abrir uma charutaria pode utilizar os modos tradicionais, oferecendo apenas produtos ligados ao fumo, ou então, mais diversificada, com um mix de produtos mais aberto e que podem servir também como lembranças para presentear outras pessoas.

FORNECEDORES

Para oferecer uma boa variedade de produtos com bons preços, procure bons fornecedores no mercado. Como esse tipo de negócio é bem específico e diferenciado, ter sempre um bom estoque de produtos e, caso alguma coisa dê errado, ter alguém que você sabe que está apto para te repor a qualquer momento, também é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma charutaria, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua loja conhecida. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais para divulgar seus serviços.

Como dica de negócio, o empresário que deseja abrir uma charutaria precisa ter alguns cuidados. Primeiro, não é adequada a comercialização daqueles que estiverem muito úmidos, porque não acenderão facilmente. É preciso também ver se há manchas esbranquiçadas, pois, elas podem aparecer especialmente na estação mais quente do ano.

Os melhores charutos são comercializados em caixas de cedro ou revestidas com esse material. O cheiro dessa madeira torna o aroma natural do fumo mais forte. Os charutos existentes e que podem trazer grande satisfação aos clientes são os cubanos, dominicanos e europeus. É essencial que o empreendedor atue com os melhores fornecedores e que estoque os produtos de marcas mais procuradas. Os charutos são classificados por vários critérios que mudam conforme a cor, o diâmetro, o tamanho, e o formato.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma charutaria são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma charutaria realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário