Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de psicologia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em abrir uma clínica de psicologia? Esse é um modelo de negócio para profissionais da área, geralmente autônomos. Se você deseja iniciar na área, continue lendo:

SOBRE O MERCADO

Para abrir uma clínica de psicologia é preciso ter formação na área. O investimento inicial varia de acordo com o tamanho da clínica, equipamentos adquiridos, localização, posicionamento para o público alvo, e estratégia de crescimento.

Psicologia é a ciência que estuda os problemas da mente, do comportamento do indivíduo e sua interação com a comunidade, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de pessoas com distúrbios mentais, emocionais e de personalidade.

O empreendedor que deseja abrir uma clínica de psicologia precisa saber que o modelo de negócio está baseado na prestação de serviços diretamente aos consumidores finais (ou através de convênios com empresas, planos e seguradoras de saúde) que buscam a psicoterapia para auxiliar em seus tratamentos de ordem psicoemocional. Neste sentido, os serviços prestados por uma Clínica de Psicologia vão desde a aplicação de teste psicométricos até o acolhimento psicológico e tratamento psicoterapêutico.

O mercado consumidor dos serviços de Clínicas de Psicologia são, teoricamente, todos os indivíduos da população, crianças ou adultos, que demandarem por apoio e tratamento psicológico. Este mercado é bastante amplo e a definição sobre seu tamanho e taxas de crescimento é imprecisa.

De acordo com a ANS – Agência Nacional da Saúde Suplementar, o número de brasileiros cobertos por planos de saúde privados de Autogestão, Cooperativas Médicas, Filantropias, Medicina de Grupo e Seguradoras (incluindo planos odontológicos), também tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

Em dezembro de 2000, o número de beneficiários total era de 31 milhões. Atualmente, segundo dados divulgados em dezembro de 2013 pela ANS, o número saltou para 50,3 milhões – um crescimento de 4,6% se comparado com o mesmo período em 2012 que era de 48,1 milhões de beneficiários.

DESCUBRA COMO VOCÊ PODE ABRIR UMA CLÍNICA DE PSICOLOGIA

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços você irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas com o menor grau de dificuldade. Para a escolha do ponto ideal, o empreendedor deverá definir qual o será o público alvo da clínica. Depois, deverá verificar se a região apresenta grande fluxo de pessoas, se está localizada próximo a grandes centros, se tem estacionamento, ponto de ônibus e metrô por perto, além de averiguar com os vizinhos se a aquela região é segura. Além da opção de abrir a clínica em um espaço exclusivo, existe também a possibilidade de locação de salas comerciais, consultórios compartilhados, sala em clínica multidisciplinar e home-office.

Lembre-se, antes de verificar esses aspectos, é primordial verificar se o imóvel respeita as leis referentes a Prefeitura Municipal.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores vai depender do porte e da necessidade inicial do empreendedor. Investir constantemente no aperfeiçoamento e capacitação dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor. Geralmente são necessários: administrador; psicólogo/psicoterapeuta; recepcionista.

Imagem de uma pessoa se consultando depois que um profissional pesquisou como abrir uma clínica de psicologia

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima para abrir uma clínica de psicologia vai depender muito do número de profissionais e também do número de clientes que serão atendidos. Para um espaço inicial, é recomendado que o profissional pesquise locais com 50m², com flexibilidade de expansão conforme o negócio for se desenvolvendo.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Cadeiras de espera;
  • TV e revistas;
  • Mesa e cadeiras para trabalho;
  • Computador, telefone, impressora;
  • Software de gestão;
  • Arquivos e armários;
  • Poltronas para pacientes;
  • Entre outros

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma clínica de psicologia, as ações de marketing podem ser feitas dos mais variados jeitos.

O empreendedor deve concentrar seus esforços, primeiramente, em entregar uma clínica visualmente atraente para os seus clientes. Então, investir em uma fachada luminosa, uma boa disposição dos móveis e a decoração clean já são considerados como um primeiro passo de divulgação.

Como material impresso, podem ser elaborados folders, flyers e cartões de visita sobre a clínica para serem distribuídos aos pacientes. Hoje em dia a presença na web é indispensável e por isso, o empreendedor deve investir em estratégias digitais para a divulgação de seu negócio. Crie um bom site, onde ficarão as principais informações sobre a clínica.

Lembre-se, é muito importante fazer uma pesquisa sobre as normas e restrições segundo o código de ética da profissão antes de concentrar seus esforços em ações de marketing. Caso seja necessário, contrate os serviços de profissionais da área.

Como dica, recomendamos a pesquisa constante do mercado e o aperfeiçoamento das técnicas. Faça pesquisa com os clientes para adequar serviços e produtos às expectativas.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua clínica terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma clínica de psicologia são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Solicitação da Inscrição Estadual. Órgão responsável: Receita Estadual
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma clínica de psicologia realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário