Você já pensou em abrir uma clínica de saúde? Alguns profissionais, ao se formar em medicina, optam por abrir um consultório próprio ou uma clínica de saúde. Assim, eles podem fazer um acompanhamento mais próximo da saúde de seus pacientes e dar atenção maior a eles. Além disso, alguns itens como maior remuneração, mais liberdade para gerenciar os horários de trabalho, entre outros são algumas das principais motivações para quem quer montar seu consultório.
Alguns empreendedores da área costumam ter dúvidas sobre como abrir uma clínica de saúde. Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, como você pode abrir uma clínica de saúde e ter sucesso nos negócios! Continue lendo:
8 passos para abrir uma clínica de saúde:
1. Faça um plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar ssua clínica de saúde, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
2. Escolha o local
A localização da clínica de saúde é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes. O ideal é escolher um local que disponha de estacionamento, pois as clientes passarão um bom tempo na sua clínica e isso faz toda diferença.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir a clínica já tiver muitas outras, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhuma por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.
É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a clínica de saúde poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
3. Equipamentos
Além de equipamentos para escritório, como computadores e telefones, será necessário alguns outros para montar sua clínica de saúde, entre eles:
- Estetoscópios;
- Endoscópios;
- Recipientes;
- Camas;
- Macas;
- Cadeiras de roda;
- Pinças, bisturis, etc;
- Mesas cirúrgicas;
Além disso, você precisará ainda de shampoo, toalhas, aventais, luvas, condicionador, tinturas, rolos de cabelo, e muitos outros itens básicos para montar uma clínica de saúde. Aposte em equipamentos que gastam menos energia, e isso irá influenciar na redução da conta.
Essa talvez seja a parte mais custosa de montar uma clínica de saúde, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.
4. Estrutura
Um dos pontos que fazem grande diferença em uma clínica de saúde é a iluminação, pois você estará trabalhando com a imagem das pessoas. Uma boa iluminação dará melhor aspecto quando os clientes olharem o resultado do seu trabalho no espelho.
Pensar bem nos móveis também é um tópico importante, pois seus clientes ficarão sentados e deitados por muito tempo no local, e por vezes levarão acompanhantes. Por isso, é essencial que eles se sintam confortáveis neste tempo em que estiverem ali.
A estrutura física de uma clínica de saúde depende das especialidades atendidas na clínica, expectativas de mercado quanto ao tamanho da população, estudos epidemiológicos que caracterizam as atividades a serem desenvolvidas pela clínica, demanda esperada, entre outros.
- recepção para os clientes;
- espera com área multiuso;
- sanitário feminino / masculino para público (um deles com dimensão para portadores de necessidades especiais);
- posto de coleta de exames laboratoriais – a depender da especialidade;
- área de repouso;
- sala para administração;
- sanitário feminino/ masculino de funcionários;
5. Funcionários
Para mostrar maior profissionalismo, monte uniformes ou aventais personalizados com a marca da clínica de saúde para os funcionários. Além disso, invista na seleção e treinamento dos colaboradores, principalmente no quesito atendimento ao cliente.
Leia uma matéria com 5 dicas essenciais para a gestão de pessoas nas PMEs
6. Divulgação
Ter uma boa divulgação da sua clínica fará toda a diferença, especialmente no início, para que seu negócio se torne conhecido pelos futuros clientes e públicos em geral. Mas não se esqueça: nesse ramo, o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Por isso, o atendimento impecável e serviço excelente serão essenciais para ter sucesso. Cativando um cliente, é muito provável que ele novos clientes – as vezes, tão fiéis quanto ele.
Com divulgação local, você pode apostar no marketing digital com um site e uma fanpage no Facebook. Observe como sua concorrência está trabalhando na divulgação e determine os resultados que você deseja alcançar para entender se vale a pena seguir o mesmo caminho. E não se esqueça de escolher um bom nome e logo que representem a sua empresa.
7. Documentação necessária
É necessário que os novos empreendedores estejam com suas clínicas legalizadas, e que tenham registros feitos em alguns órgãos antes de abrir as portas.
Os documentos necessários para abrir uma clínica de saúde são simples:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Vigilância Sanitária;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
8. Abertura Simples
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua clínica de saúde seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie sua clínica de saúde com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!