fbpx

Saiba tudo o que é necessário para abrir uma corretora de imóveis

 em Novos Negócios

Você está pensando em abrir uma corretora de imóveis? Primeiramente, queremos deixar registrado qual é o seu significado: Corretora de Imóveis é a empresa credenciada pelo CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, para atuar no mercado imobiliário, na intermediação de venda ou locação de imóveis, como casas, apartamentos, salas e escritórios, bem como operar na administração de imóveis locados. São instituições autorizadas por lei a intermediar negócios que envolvam compra, venda ou locação de casas, apartamentos, prédios comerciais ou terrenos.

SOBRE O MERCADO

A compra de um imóvel é, de longe, o maior sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Em pesquisa realizada em 2015 pela Hibou, empresa especializada em monitoramento de mercado e consumo, para 20% da classe média, o imóvel é prioridade.

As últimas décadas foram marcadas pelo dinamismo das atividades de comércio e serviços imobiliários, que apresentaram resultados expressivos no cenário econômico brasileiro. O setor é de grande importância na formação do PIB, levando em consideração o número de condomínios residenciais, comerciais e mistos; de empresas de atividades imobiliárias; de empregos nos condomínios e nas empresas, e como consequência, os valores gerados com encargos e salários.

O setor imobiliário tem contribuído para a arrecadação dos impostos municipais, sobretudo ITBI (Imposto sobre Transmissão de bens Imóveis), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto sobre Serviços). Dados divulgados pelo IBGE referentes ao ano de 2009 apontam arrecadação com ITBI de R$ 3.965.560.439.

A oferta de crédito imobiliário em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) mais que quadruplicou entre 2007 e 2014, saltando de 1,8% em novembro de 2007 para 9,66% em novembro de 2014. A curva ascendente revela um crescimento gradual e consistente, que torna o desenvolvimento do mercado imobiliário um dado sustentável.

DESCUBRA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA CORRETORA DE IMÓVEIS

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A seleção do local e do espaço físico necessário para abrir uma corretora de imóveis é uma decisão muito importante para que o seu empreendimento tenha sucesso.

A localização e os clientes devem, preferencialmente, caminhar em harmonia com o objetivo fim do negócio. Não se deve focar clientes da classe A e instalar sua sede em bairros de classes diferentes. Caso contrário dificultará o contato entre o prestador de serviço e o consumidor. Pensar na facilidade para os seus clientes, como estacionamento próprio, contribui para a acessibilidade e gera um número maior de clientes. Além disso, é importante pensar no ponto que apresenta um menor custo, se aquela região atende o seu público-alvo, se o local é próximo a ponto de ônibus, metrô, se tem bastante movimento, entre outros.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

Ao montar sua equipe, é importante lembrar que o corretor será a ligação entre o imóvel e o seu cliente, por isso seu papel é fundamental. Tanto o empreendedor quanto os corretores, deverão estar atentos ao cumprimento de todas as exigências legais, no que se refere ao exercício profissional, podendo ser fiscalizados e disciplinados pelo Sistema COFECI-CRECI – Sistema composto por um Conselho Federal e 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis de todo o Brasil.

A profissão do corretor é devidamente regulamentada pela legislação brasileira e o exercício das atividades e das funções inerentes à intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis exige capacitação e habilitação profissional. Para isso, é necessária aprovação em curso de Técnico em Transações Imobiliárias, popularmente conhecido por TTI.

Foto de um casal planejando comprar seu imóvel para inspirar o empreendedor que sonha em abrir uma corretora de imóveis

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura para montar uma corretora de imóveis vai depender do número de corretores que o seu empreendimento vai comportar. Corretoras de menor porte conseguem trabalhar em um local dividido em dois ambientes: recepção e sala para atendimento. Uma sala comercial com no mínimo 40 m² acomoda bem uma empresa de corretora de imóveis de pequeno porte. Porém, quanto mais completa a infraestrutura da empresa, mais suporte terá na hora de atender seu cliente.

Os equipamentos necessários para abrir uma corretora de imóveis são:

  • Mesa para atendimento;
  • Armários para arquivos;
  • Telefone;
  • Cadeiras, TV, revistas;
  • Armário para documentos;
  • TV e projetor;
  • Computador e impressora;
  • Sistema de Gestão;
  • Máquina fotográfica
  • Entre outros;

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma corretora de imóveis, a propaganda pode ser feita utilizando os mais variados meios de comunicação.

A comunicação deve ser veiculada em locais mais populares, e as mensagens devem transmitir quais são os diferenciais do seu negócio.

Neste negócio, a publicidade poderá ser feita com placas próprias nos imóveis ou terrenos à venda, em classificados e principalmente, internet. Hoje, os canais digitais são meios tão importantes quanto os meios tradicionais, e manter-se atualizado é fundamental. Por isso, invista na criação de um bom site e crie perfis na rede sociais. Mantenha sempre fotos dos imóveis que possui para venda/aluguel atualizadas no site.

Como dica, destacamos a relevância de um bom planejamento, execução e monitoramento dos resultados da sua empresa. Também é sempre bom ficar atento as atividades dos seus concorrentes, para conseguir fazer uma análise dos pontos fortes e fracos da sua empresa em relação a outras marcas. Esteja atento ao crescimento de sua região, mudanças de leis de zoneamento, plano diretor de prefeituras e invista em informações. Invista sempre na formação empresarial fazendo cursos palestras, visitas a feiras do segmento.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua corretora de imóveis terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma corretora de imóveis são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma corretora de imóveis realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta