Quero abrir uma corretora de seguros. O que eu preciso saber? | Abertura Simples

Quero abrir uma corretora de seguros. O que eu preciso saber para ter sucesso em meu negócio?

Está pensando em realizar o sonho de abrir uma corretora de seguros, mas não sabe por onde começar? Os corretores de seguros têm um papel fundamental na distribuição e venda de seguros, tendo em vista que são intermediários independentes que negociam contratos de seguro para pessoas que procuram proteção para o seu patrimônio, saúde ou vida. Quer iniciar na área? Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UMA CORRETORA DE SEGUROS

SOBRE O MERCADO

O corretor não assume riscos em relação ao seguro contratado. Ele presta assessoria ao cliente na avaliação de riscos, definindo o valor e a natureza do seguro e auxiliando o cliente na seleção da companhia seguradora que lhe ofereça as melhores condições de proteção, atendimento e custo. Devido a essa proximidade com o cliente, são os corretores de seguros, ao invés das seguradoras, que têm melhor capacidade de prospectar e atrair novos clientes para as seguradoras.

Por ser um profissional totalmente independente e autônomo, o corretor se difere do agente de seguros, que é um vendedor de seguros vinculado a uma seguradora. A vinculação do corretor é com o segurado que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, a quem cabe pagar a comissão de corretagem.

Segundo a FENACOR – Federação Nacional de Corretores de Seguros existem aproximadamente 67 mil corretores ativos no país, dos quais 44 mil atuando como corretores independentes (pessoas físicas) e 23 mil, como sociedades corretoras (pessoas jurídicas), intermediando cerca de 70% dos seguros vendidos no Brasil.

O mercado de seguros no Brasil é caracterizado por uma concentração das companhias seguradoras que competem significativamente por volume e participação de mercado, uma baixa sofisticação dos produtos oferecidos e um alto potencial de crescimento e aumento de penetração de produtos de seguros na economia brasileira.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização é um dos principais pontos para o sucesso de um empreendimento. Para você que deseja abrir uma corretora de seguros, é preciso levar em considerações aspectos como: acessibilidade, como por exemplo, escolher locais que possuam uma grande movimentação e que, principalmente, essa movimentação tenha o seu público alvo. Além disso, ainda como um fator de acessibilidade, o empreendedor precisa dar preferência para aqueles locais que possuam pontos de ônibus, estacionamento e metro por perto. Outro ponto a ser considerado é a visibilidade e por isso, escolha um estabelecimento que seja visível ao público, consulte a vizinhança para saber se o local é seguro e por último, mas não menos importante, o local escolhido deve ser aquele que comporta o orçamento inicial previsto.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

O número de colaboradores que precisam ser contratados para abrir uma corretora de seguros vai depender fundamentalmente de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento. Para iniciar, o empreendedor pode contar com corretores, auxiliares comerciais e administrativos.

É essencial que na hora de fazer a escolha dos colaboradores, o empreendedor esteja atendo as suas capacidades e qualificações profissionais. Não se esqueça: serão eles que tomarão frente de seus setores e lidarão com seus consumidores e por isso, todo cuidado na escolha é válido.

As normas brasileiras atuais exigem a intermediação de um corretor de seguros, ou o pagamento de uma comissão a uma associação de corretores (FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros), o que favorece ainda mais a dinâmica de corretores independentes como o principal canal de distribuição de produtos de seguro.

O exercício da profissão de Corretor de Seguros depende da prévia obtenção do título de habilitação, concedido pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, nos termos da Lei. O Exame de Habilitação para Corretor de Seguros é aplicado pela FUNENSEG para as seguintes habilitações:

  • Habilitação para Corretor de Capitalização;
  • Habilitação para Corretor de Capitalização e Seguros de Vida e Previdência;
  • Habilitação em todos os ramos (para comercializar todos os tipos de seguros).

Imagem de um corretor de seguros vendendo algum produto depois que um empreendedor resolveu abrir uma corretora de seguros

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura física recomendável para abrir uma corretora de seguros é de 40m², com flexibilidade de expansão conforme o negócio for se desenvolvendo. Dentro dessa metragem, é necessário que o empreendedor distribua o setor comercial, escritório, sala de reunião e sanitário.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Armários, prateleiras, arquivos;
  • Mesas e cadeiras;
  • Telefones, computadores, impressoras;
  • Poltronas para sala de espera, revistas, TV;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma corretora de seguros as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a corretora e os serviços oferecidos. E por último, mas não menos importante, esteja presente nas redes socais que, atualmente, são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, invista em ramos de seguros que ainda não são muito conhecidos pela população brasileira, esteja antenado nas principais novidades da área, faça bastante pesquisa de mercado e estude bem o seu público alvo. Seguindo esses passos, pode apostar que a sua corretora de seguros terá muito sucesso!

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma corretora de seguros são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

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ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma corretora de seguros realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

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