Você já pensou em abrir uma lanchonete? O crescimento do ramo alimentício é constante, a alimentação é o segundo maior gasto do brasileiro.
Em razão do cotidiano, principalmente em grandes cidades, a população passa a maior parte do tempo fora de casa. Como consequência disso, a alimentação de rua se torna cada vez mais comum. Em meio a padarias, restaurantes e food trucks, as lanchonetes suprem a necessidade de quem procura comida rápida e de fácil acesso.
Este comércio é muito comum nas cidades brasileiras e no dia a dia da população, sendo um ponto de venda versátil, podendo vender desde salgados e lanches, até refeições completas.
As lanchonetes podem ser definidas como comércios de “passagem”. Ou seja, as pessoas vão às lanchonetes para se alimentarem rapidamente e em seguida vão embora. O segredo do sucesso de uma lanchonete está no volume de clientes e em seu fluxo.
Na hora de abrir uma lanchonete deve-se ter em mente que para abrir qualquer negócio é preciso muito planejamento e organização, além de um serviço de primeira. Esses pontos tornarão sua lanchonete um sucesso.
Por isso, neste artigo falaremos sobre como montar uma lanchonete de sucesso. Continue lendo!
O que precisa para abrir uma lanchonete?
Investir no ramo alimentício pode ser extremamente vantajoso para quem está iniciando agora e deseja empreender com sucesso, mesmo não podendo investir muito a princípio. Uma lanchonete pode ser o passo inicial para começar a colocar sua ideia de empreender em prática.
No entanto, se você está querendo abrir uma lanchonete com pouco dinheiro que realmente gere um bom retorno financeiro, é preciso adotar os passos certos.
Veja a seguir todas as informações essenciais para quem deseja montar uma lanchonete!
O que é uma lanchonete?
Uma lanchonete é um estabelecimento comercial popular especializado em lanches e outros alimentos rápidos, consumidos no período entre refeições ou como alternativa às refeições principais. Costuma comercializar diversos tipos de lanches, salgados, sanduíches, bebidas geladas, cafés, guloseimas entre outros.
Mercado alimentício
Antes de tudo, é necessário conhecer o mercado que você irá ingressar. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o mercado de food service, que abrange os comércios de alimentação fora do lar, em 2022 deve apresentar um crescimento de 10,2%, em relação ao ano anterior, chegando a R$ 540 bilhões.
O avanço supera a alta de 3,2% em 2019, ano anterior à pandemia. Segundo a Abia, o desempenho demonstra uma importante recuperação após a pandemia de Covid-19.
A associação espera que em 2023 e 2024 o setor reverta as perdas registradas durante o período de lockdown e distanciamento social. Isto porque, com o avanço da vacinação e o aumento da circulação de pessoas, o consumo de alimentos fora de casa voltou a crescer no país.
Conheça os modelos
Existem diversos tipos de lanchonete, e cada uma delas é montada de forma diferente. O primeiro passo ao decidir abrir a sua é escolhendo o modelo que melhor se adéqua a você. Os principais modelos são:
- Tradicional: Como o nome sugere, é a mais “comum”. Costuma estar localizada em lugares com grande movimentação. É necessário dispor de mais espaço para que os clientes comam tranquilamente. Exatamente por conta do ponto comercial e da estrutura serem maiores, esse modelo é o mais caro. Porém, se for bem estruturado, tendo um bom controle financeiro e precificação, o potencial também pode ser muito maior.
- Móvel: Esse modelo está crescendo cada vez mais, principalmente porque o custo é menor e é possível atender diversos locais. Esse tipo de “ambulante” tende a ser menor, funcionando em um veículo adaptado, o que significa menos funcionários e também menos custos.
- Delivery: O delivery não necessita de um grande estabelecimento e nem uma localização movimentada. Porém, é necessário investir mais em publicidade, para tornar a lanchonete conhecida. Isso acontece porque o modelo tradicional atrai os clientes pelo ponto comercial e estrutura, o que não acontece no delivery.
Escolha o local para abrir uma lanchonete
A localização da lanchonete é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público-alvo. Recomenda-se a instalação da lanchonete em um local com grande fluxo de pessoas. Centros comerciais ou próximo a estações de metrô, terminais rodoviários, escolas e universidades podem ser uma ótima opção.
Além disso, é necessário estar atento aos aspectos legais de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a lanchonete poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento.
Estrutura ideal de uma lanchonete
A estrutura de uma pequena lanchonete necessita de uma área inicial de cerca de 50m², devendo esta ser dividida entre a área de produção, estoque, atendimento ao público e banheiros.
Equipamentos necessários para montar uma lanchonete
Considerando uma estrutura inicial de pequeno negócio, os equipamentos e máquinas iniciais que a sua lanchonete vai precisar para começar a funcionar são:
- Geladeira;
- Freezer;
- Fogão;
- Forno;
- Chapeira;
- Sanduicheira;
- Processador;
- Liquidificador;
- Balcão resfriado;
- Vitrines quentes e frias.
Encontre bons fornecedores
Será necessário obter produtos e ingredientes de boa qualidade para sua lanchonete. Muitas vezes, conseguir esses produtos no mercado pode sair mais caro, ou não ter o mesmo padrão de qualidade. O essencial é conseguir um fornecedor que ofereça ingredientes frescos e de qualidade.
Investimento para abrir uma lanchonete
O ideal sobre os investimentos iniciais para abrir uma lanchonete é separar:
- 50% para investimento fixo de equipamentos e materiais;
- 35% para o capital de giro, compra de mercadorias, materiais diretos, pagamento de mão-de-obra e custos fixos;
- 10% para reserva técnica;
- 5% para registro da empresa, divulgação e marketing, e outros custos.
O que é preciso para abrir uma lanchonete delivery?
Na hora de montar uma lanchonete delivery é necessário levar alguns pontos em consideração, como por exemplo, marcar presença nas redes sociais. Dessa forma, seus clientes poderão te acompanhar por lá e tornar-se mais próximos da sua marca.
Veja a seguir outros fatores que devem ser levados em consideração!
Localização e estrutura para o delivery
Diferente de uma lanchonete tradicional, um delivery não precisa estar localizado em um local movimentado e nem necessita de uma grande estrutura. Afinal, o estabelecimento não receberá clientes.
Por conta disto, uma lanchonete delivery pode iniciar na própria casa do empreendedor e conforme for crescendo a demanda, poderá mudar para um espaço maior.
Qualidade das embalagens
É essencial cuidar para que o pedido chegue em perfeito estado até o seu cliente. Para isso, é fundamental investir em embalagens com boa qualidade. Além disso, o material deve ser escolhido de acordo com o prato que está sendo enviado.
Além disso, a embalagem é importante para agregar valor ao produto. Este será o primeiro contato do cliente e, consequentemente, a primeira impressão virá dela. Dê preferência às embalagens sustentáveis e deixe a sua marca impressa na embalagem.
Desta maneira, você estará garantindo proteção ao alimento e ganhando reconhecimento no mercado, além de chamar a atenção do seu consumidor, fazendo com que ele retorne a comprar com você.
Plataforma de delivery
É de suma importância optar por um bom aplicativo de entrega, afinal, é dentro dessa plataforma que os clientes poderão encontrar a sua lanchonete e realizar o pedido.
Dentre as opções disponíveis no mercado, os aplicativos de delivery mais conhecidos são o Ifood, Rappi, 99Food e o James Delivery. Para encontrar o aplicativo ideal para o seu empreendimento, verifique as taxas de utilização e qual deles é mais utilizado na sua região.
Abrir uma lanchonete da lucro?
Uma lanchonete é um negócio que pode dar muito dinheiro, mas dependerá de vários fatores. Se você acertar em um local bom e conseguir uma clientela fiel, com certeza o seu negócio dará bons resultados.
A margem de lucro de uma lanchonete costuma variar muito, porque depende do formato da lanchonete, dos tipos de produtos e como você irá trabalhar. Mas no geral o lucro fica entre 10% e 30% do faturamento mensal.
O faturamento de uma lanchonete é muito variável. Para uma lanchonete pequena é estimado um faturamento variando entre R$ 12 e R$ 20 mil Reais. Uma lanchonete grande consegue faturar acima de R$ 50 mil Reais por mês se estiver em uma boa localização.
Como abrir uma lanchonete?
A lanchonete se trata de um comércio bem aceito pela população de todas as regiões do país e de todas as classes sociais. Além disso, a comodidade e praticidade são fatores que sustentam a demanda e fortificam as empresas do ramo.
Confira, a seguir, o passo a passo para abrir este negócio!
1 – Faça um plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua lanchonete, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
2 – Escolha o tipo de atividade
O primeiro passo para abrir uma lanchonete é definir qual o segmento da atividade que você deseja empreender. Para designar isso, existem três distinções:
- Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio: direcionado ao consumidor final.
3 – Escolha a Natureza Jurídica
Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, afinal, cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.
4 – Defina o porte de uma lanchonete
Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
- Empresas com o faturamento superior a R$4,8 milhões são categorizadas como Empresas de Médio ou Grande Porte.
5 – Reúna a documentação necessária
Durante a abertura de uma empresa, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir este modelo de negócio. Nós podemos te ajudar!
Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma lanchonete:
Para os sócios
Caso você decida abrir uma empresa com sócios, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos de cada um deles:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Para a empresa
- CNPJ;
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
- 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Contrato Social
O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.
Realize o registro na Junta Comercial
O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.
6 – Abra um CNPJ
O processo de abertura de um CNPJ para uma empresa é simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.
A partir do momento da emissão, você poderá consultar o seu CNPJ na Receita Federal a qualquer momento!
7 – Solicite o Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a lanchonete poderá exercer as funções no local que você deseja instalar.
Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.
Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.
Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
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