fbpx

Confira todos os passos para abrir um restaurante vegetariano de sucesso

 em Novos Negócios

Você já pensou em abrir um restaurante vegetariano? Nos últimos anos, a popularidade da culinária vegetariana cresceu muito, quase o dobro em 6 anos para ser mais exato. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE e publicada pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira em 2018, cerca de 29,2 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos.

Infográfico com dados representando o mercado vegetariano no Brasil

Fonte: SVB

Com essa demanda em alta, um público grande e em busca de novidades, a refeição fora de casa com a dieta específica pode apresentar uma boa oportunidade de negócio.

Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um restaurante vegetariano e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para abrir um restaurante vegetariano:

Sobre Restaurantes Vegetarianos

Os restaurantes vegetarianos oferecem alimentos sem nada de origem animal, incluindo carnes bovinas, suínas, aves, peixes, laticínios e ovos. Podem ser também ovolactovegetarianos (comem ovos e laticínios) ou lactovegetarianos (não comem ovos, mas consomem laticínios). É preciso lembrar que a montagem do cardápio alimentar deve ser realizada por nutricionistas.

Essas diferenças são primordiais para atrair a clientela certa. Deve-se também rotular os alimentos como sendo vegetarianos, ovolacto ou lacto. Isso porque uma pessoa com a restrição não comerá um doce de chocolate comum, por exemplo, que é feito à base de leite.

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu restaurante, o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu restaurante, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um restaurante vegetariano, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar um restaurante vegetariano é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferencia a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu restaurante vegetariano poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

foto de uma mesa com comidas, vegetais e outros pratos, representando como abrir um restaurante vegetariano

Estrutura e equipamentos

A estrutura de um restaurante vegetariano requer espaços que acomodem um salão para refeições, banheiros, depósito para o estoque e a área da cozinha. Para um restaurante com balcão de buffet, sugere-se uma área de 120 m², capaz de atender a 250 clientes por dia.

Os equipamentos necessários para abrir um restaurante vegetariano são:

  • Fogão industrial (seis bocas).
  • Balcões térmicos frio e a vapor.
  • Vitrines geladas.
  • Freezer horizontal.
  • Multiprocessador de alimentos.
  • Espremedor de frutas para sucos.
  • Cortador de frios.
  • Extrator de sucos industrial.
  • Forno de microondas.
  • Liquidificador industrial.
  • Geladeira.
  • Mesas e cadeiras.
  • Balança eletrônica.

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Divulgação e dicas

A divulgação do seu restaurante é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode ser feita pelo método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu, por exemplo lojas de produtos naturais. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu restaurante terá sucesso.

Fizemos também uma entrevista com o proprietário de um restaurante vegano, para auxiliar os empreendedores que desejam apostar nesse tipo de negócio. Confira abaixo:

Documentação necessária

Os documentos necessários para abrir um restaurante vegetariano são simples:

  • Registro de compra dos alimentos
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o seu restaurante vegetariano seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de crepes com alguns dos vários sabores que o empreendedor que quer abrir uma creperia pode fazerImagem de umas das várias possibilidades que o empreendedor vai encontrar para abrir um Food Bike