Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de confecção de roupas esportivas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em abrir uma loja de confecção de roupas esportivas? Praticar esportes é essencial para manter a saúde e bem-estar em dia. O vestuário utilizado deve ser adequado à modalidade e temperatura do local e esporte que será praticado. É importante que a vestimenta tenha uma boa elasticidade, resistência, toque agradável, boa troca de umidade e calor com o ambiente e proteção contra agentes biológicos. Se você deseja saber como iniciar na área, continue lendo:

SOBRE O MERCADO

Na parceria entre a moda e o esporte a recíproca é verdadeira. Se os esportes recebem influências do mundo da moda o contrário também acontece. Cada vez mais as marcas pegam emprestada a tecnologia usada nos uniformes dos atletas para desenvolver as roupas da rotina do consumidor. Por outro lado, há muito tempo os estilistas perceberam que para vestir homens e mulheres com conforto e praticidade nada melhor do que os tecidos esportivos. Hoje, as grandes marcas esportivas também desenvolvem criações para ser usada a noite ou fora das competições esportivas. Esta interação faz com que, cada vez mais, a moda e o esporte invadam as ruas, criando oportunidades de negócios para os empreendedores deste setor.

O estilo moderno e ao mesmo tempo confortável vem conquistando um público cada vez mais numeroso. Embalado pelos grandes eventos esportivos e a popularização de práticas esportivas, o consumo de roupas nesse estilo tem crescido no país. Esta mudança de comportamento impulsiona todos os setores econômicos, que vão desde os crescentes indicadores das indústrias de suplementos alimentares, passando pela sofisticação das academias de ginástica até a expansão do setor de confecção de roupas esportivas, observado no Brasil nos últimos anos.

Segundos os dados de 2013 da Abravest, apontam que no Brasil existem mais de 25.000 unidades fabris do setor de vestuário, sendo 97% das empresas composta por pequenos negócios. O segmento é responsável pela criação de quase 1.200 mil empregos. Segundo a entidade, no texto “panorama geral do setor”, o cenário econômico para o Setor Têxtil / Vestuário é altamente preocupante, porém o cenário econômico para o Varejo Têxtil / Vestuário é promissor.

DESCUBRA COMO VOCÊ PODE ABRIR UMA LOJA DE CONFECÇÃO DE ROUPAS ESPORTIVAS

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os modelos de roupas que você irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas com o menor grau de dificuldade. Antes de decidir, o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de roupas esportivas precisa considerar se o imóvel em questão atende as suas necessidades; se está localizado em via de grande fluxo de pessoas; se possui fácil acesso, ou seja, está próximo a ponto de ônibus, metrô, estacionamento; se a região é segura; entre outros.

Lembre-se, antes de verificar esses aspectos, é primordial verificar se o imóvel respeita as leis referentes a Prefeitura Municipal.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores vai depender do porte e da necessidade inicial do empreendedor. Investir constantemente no aperfeiçoamento e capacitação dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.

Geralmente, para dar início aos trabalhos são necessários:

  • Costureiras;
  • Auxiliares de acabamento;
  • Cortadeira;
  • Vendedores;
  • Desenhista;
  • Modelista;
  • Auxiliar administrativo.

Imagem de duas pessoas correndo com roupas esportivas depois que um empreendedor buscou como abrir uma loja de confecção de roupas esportivas

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura física mínima para abrir uma loja de confecção de roupas esportivas é de no mínimo 100m², para que o empreendedor consiga dispor os setores de produção, área técnica, vendas e administrativa, com flexibilidade de mudanças conforme o desenvolvimento do negócio.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Máquina industrial overloque;
  • Máquina de cortar tecidos;
  • Mesa para corte;
  • Mesa para acabamento;
  • Colarete de overloque;
  • Pespontadeira de corte;
  • Balcão para exposição;
  • Prateleiras e armários;
  • Vitrines;
  • Manequim;
  • Espelhos, provadores;
  • Entre outros.

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de roupas esportivas, as ações de marketing podem ser feitas dos mais variados jeitos.

O empreendedor deve concentrar seus esforços, primeiramente, em entregar uma loja visualmente atraente para os seus clientes. Então, investir em uma fachada luminosa, uma boa disposição dos produtos e a decoração já são considerados como um primeiro passo de divulgação.

Como material impresso, podem ser elaborados folders, flyers, panfletos e cartões de visita sobre a loja para serem distribuídos em vias movimentadas. Para este tipo de segmento, recomendado também o uso de estratégias digitais, como por exemplo, criação de um site onde o consumidor tem acesso as principais informações da loja, e também a preparação de perfis em redes sociais para que sejam mostradas as novidades. A internet possibilita o alcance de consumidores do mundo todo, além de possuir um baixo custo de investimento e um retorno muito alto.

Como dica, sugerimos ao empreendedor que sempre mantenha-se atualizado e de acordo com as tendências de moda. É essencial também estar sempre buscando conhecimento, participando de eventos relacionados à área e prezar pela qualidade do atendimento.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua lojas de roupas esportivas terá muito sucesso!

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma loja de confecção de roupas esportivas são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Registro de compra dos alimentos;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de roupas esportivas realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA LOJA DE CONFECÇÃO DE ROUPAS ESPORTIVAS[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário