Está pensando em abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva? Essa é uma atividade que não compreende simplesmente desenhar, cortar, costurar e bordar uma peça de roupa. Na realidade, o que envolve este negócio é a responsabilidade por deixar transformar a noiva em um dos dias mais especiais da vida dela.
Dessa forma, desde o primeiro contato com a cliente até a escolha da pedra que será utilizada no bordado do vestido, todo o processo deve ser realizado de forma mais detalhista e sensível possível, para que se mantenha a aura desse momento mágico vivido pelas noivas, assim como por todos ao seu redor.
SOBRE O MERCADO
Com preços que variam de R$6.000,00 para os vestidos primeiro aluguel a R$ 15.000,00 para os feitos sob medida, segundo reportagem da Revista Veja São Paulo de 2009, este, juntamente com a roupa do noivo, corresponde em média a 10% do orçamento de um casamento, o quarto maior gasto da festa que oficializa a união dos noivos.
O mercado consumidor potencial ao negócio baseia-se nos 977.620 casamentos ocorridos no Brasil em 2010 e na taxa média de aumento no número de casamentos de 3,93% ao ano, considerando-se os números de 2003 a 2010 do Registro Civil do IBGE. Mesmo sabendo que dentre os casamentos registrados no país existem os realizados em cartório, nos quais os noivos não se vestem a caráter, conforme mesma fonte 46,3% dos casamentos é de natureza civil seguido de cerimônia religiosa ou então somente cerimônia religiosa, o que demonstra que existe demanda para a viabilidade do negócio de confecção de vestidos de noiva no país, em média 409 mil casamentos por ano demandam serviços desta natureza.
O mercado consumidor de vestido de noiva, além de compreender a razão da existência dos ateliês – as noivas – envolve também os noivos, suas respectivas famílias, as damas de honra e os pajens, que muitas vezes acabam confeccionando seus trajes para o evento no mesmo local.
O aumento na renda das famílias, o crescimento da economia e a retomada da cultura de realização de festas tradicionais faz com que a demanda pelos serviços envolvidos na realização de um casamento aumente e, segundo exposto por matéria do portal Folha.com, a expectativa do setor era de que o faturamento girasse em torno de R$ 12 bilhões em 2011, envolvendo desde o planejamento da cerimônia, convites, vestimentas, até a viagem para a lua de mel.
Quanto à segmentação do mercado consumidor potencial brasileiro, segundo mesmos dados do IBGE, os estados brasileiros que registram maior número de casamentos são os Estados de Rondônia, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal. Entretanto, em quesito de potencial de faturamento para o negócio, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são os locais com os preços mais altos de fornecimento de tudo o que envolve uma festa de casamento.
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PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A escolha da localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento e por se tratar de um local onde os clientes comparecerão para experimentarem seus produtos, o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva precisa escolher muito bem o seu ponto.
Primeiramente, o empresário precisa ponderar que o local atenderá clientes que estão em busca da materialização de um sonho e por isso, precisa ser um espaço requintado, limpo, arejado, bem iluminado e privado.
Além disso, deve-se levar em consideração aspectos como acessibilidade, como por exemplo estar próximo a estacionamento (ou ter um estacionamento próprio), pontos de ônibus e metro. Além disso, deve estar atento a segurança da região, e concentrar suas buscas em locais que possuam grande fluxo de pessoas e que, principalmente, essas pessoas sejam o seu público alvo.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
COLABORADORES
A contratação dos colaboradores da sua loja vai depender muito da sua necessidade e do tamanho do empreendimento.
Geralmente, para abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva são necessários: estilistas, costureiras, bordadeira e atendentes.
É muito importante que na hora da contratação dos funcionários, o empreendedor busque profissionais qualificados e se possível, aqueles que possuam experiencia prévia na área. Além disso, invista em workshops, eventos e palestras sobre o setor. Vale ressaltar que esse é um mercado que trabalha diretamente com o sonho da maioria das mulheres e oferecer um atendimento exclusivo, produtos de qualidade e algum diferencial fará com que o seu estabelecimento se destaque da concorrência.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva é de 200m², com a flexibilidade de expansão conforme o negócio for se desenvolvendo.
Esses 200m² serão divididos entre recepção, sala de espera, sanitários, salas para as noivas provarem os vestidos (provadores), sala de costura, espaço para exposição de amostras de tecidos e aviamentos, estoque, escritório e caixa.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Máquinas de corte;
- Máquinas de costura reta industrial;
- Máquinas de costura irterloque;
- Máquinas de costuma pespontadeira;
- Máquinas de bordado;
- Máquinas de overloque industriais;
- Máquinas especializadas em tecidos finos;
- Galoneiras semi/industriais;
- Aparelhos de viés;
- Ferro de passar;
- Condicionadores de ar/ventiladores;
- Geladeiras/frigobares;
- Bebedouros, cafeteiras;
- Computadores;
- Impressoras;
- Telefones;
- Mesas e cadeiras;
- Sofá;
- TV;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.
O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo TV, jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a loja e seu portfólio e como um diferencial, um blog, onde o empreendedor divulgará posts sobre a área e por último, mas não menos importante, as redes socais que atualmente são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.
Como dica de negócio, o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva precisa investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente. Além disso, deve ter a sensibilidade de oferecer comodidades adicionais ao cliente que busca os serviços da loja como estacionamento, água, café, chá, entre outros. Deve ainda realizar programas de pós-venda como remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, divulgação de eventos e promoções através de e-mail, redes sociais e telefone e estar sempre atento as novidades do mercado. Como um diferencial, o empresário pode pesquisar mais a fundo sobre o assunto e produzir alguns vestidos relacionados ao tema de sustentabilidade socioambiental.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
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ABERTURA SIMPLES
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de confecção de vestidos de noiva realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
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