Está pensando em abrir uma loja de laticínios, mas não sabe por onde começar? Este é um mercado que permite ao empreendedor uma vasta gama de produtos e uma ótima chance de sucesso. Continue lendo para saber mais:
CONFIRA AQUI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UMA LOJA DE LATICÍNIOS DE SUCESSO!
SOBRE O MERCADO
Hoje a produção de queijos no Brasil apresenta grande importância econômica, sendo o Brasil o sexto maior produtor mundial. Em 2013, a produção leiteira foi de 35 bilhões de litros, sendo 35% a mais que os 26 bilhões contabilizados em 2007. Da produção de leite, cerca de 60% é destinada a fabricação de queijos, ilustrando a importância social e econômica do produto.
O leite é matéria-prima bastante flexível e, a partir dele, podem-se obter centenas de produtos, incluindo, aproximadamente, 1.000 variedades de queijos. É fundamental a utilização de leite de boa qualidade para a fabricação de produtos seguros à saúde do consumidor, além do mais, o leite contaminado é um problema para a indústria queijeira, uma vez que se torna mais ácido, resultando em perda de rendimento, queijos defeituosos e mais perecíveis.
Os vários estágios da cadeia de produção de leite, desde a vaca até o consumo, devem ser bem controlados, de maneira a assegurar qualidade e segurança do leite e seus derivados. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou em 06 de agosto de 2013 a instrução normativa flexibilizando o processo de certificação para produtores de queijo artesanal interessados em vender seu produto em todo o território nacional. São considerados queijos artesanais aqueles feitos com leite cru e maturados em período inferior a 60 dias.
O relatório de Queijos da Mintel revela que o mozzarela é consumido por 88% dos brasileiros, requeijão por 76%, queijo branco por 72%, e camembert ou brie por apenas 25%. Entretanto, surge uma nova oportunidade a ser explorada no mercado, que deve provocar o crescimento da produção de queijos brancos artesanais devido ao fim da lei que proibia a produção de queijos feitos a partir de leite cru (não pasteurizado).
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de laticínios, são várias as questões que precisam ser analisadas. Entre elas estão a pesquisa detalhada no mercado onde pretende abrir a loja, já que com esses dados, é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio. Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público-alvo são as questões de acessibilidade, ou seja, estacionamento, metrô e pontos de ônibus próximos, visibilidade, como por exemplo, escolher regiões de centros comerciais que possuem um alto fluxo de pessoas.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para abrir uma loja de laticínios vai depender muito da necessidade do empreendedor naquele momento. Ele precisará procurar imóveis que tenham espaço suficiente para: fabricação, sala de cura, sala de venda, escritórios, sanitários e estoque.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Panelas;
- Formas retangulares;
- Termômetros;
- Prensa manual;
- Pasteurizador;
- Resfriador;
- Freezers;
- Balcão de atendimento;
- Estantes para armazenamento dos produtos;
- Balcão expositor;
- Mesas e cadeiras;
- Computadores, impressoras, telefones;
- Impressora fiscal;
- Maquina de cartão de débito e crédito;
- Entre outros.
FORNECEDORES
Os empreendedores que desejam abrir uma loja de laticínios devem saber que precisará ter fornecedores de confiança para poderem abastecer o estabelecimento. Geralmente a entrega de produtos novos é feito constante, visto que existem certos produtos (como o próprio leite), possuem baixa durabilidade, então será necessário adquirir novos produtos com uma frequência muito alta e em um curto período de tempo.
ESTOQUE E ARMAZENAMENTO
Quando o assunto é alimentação, o ideal é manter o volume de estoque positivo. A compra de grandes quantidades pode reduzir o preço dos produtos, mas fique atento ao modo de armazenamento e por isso, é fundamental preparar a sua organização contra os principais riscos e para o gerenciamento de crises, como problemas técnicos e naturais.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de laticínios, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua clínica veterinária conhecida. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais, para divulgar seus serviços.
Como dica de negócio, considere a hipótese de estudar a melhor forma de armazenamento dos seus produtos. Além disso, faça pesquisas constantes de mercado, concorrência e público-alvo para saber o que está acontecendo o seu redor e assim, captar alguns insights para aplicar em seu negócio.
A capacitação dos profissionais que trabalham com você também é um ponto muito importante, já que isso afeta diretamente na qualidade dos produtos que serão entregues aos seus clientes.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma loja de laticínios são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
ABERTURA SIMPLES
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de laticínios realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!