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Como abrir uma loja de maquiagem? Confira o passo a passo!

O que você verá neste artigo:

Você já pensou em abrir uma loja de maquiagem? Saiba como dar início ao seu próprio negócio!

O uso de cosméticos está presente no dia a dia de, não só muitas mulheres, como de grande parte da população brasileira. Ao mesmo passo em que esse mercado cresce, também surgem novos produtos de beleza para suprir essas necessidades.

Além disso, a procura por estes produtos têm sido de grande procura pelo público masculino, e este mercado que anteriormente era dominado pelo público feminino, também veio para ficar, fidelizar e cativar o público masculino.

Se você também pensa em iniciar esse tipo de negócio e pretende entrar na área, confira o guia completo que preparamos com todos os passos que você precisa para abrir uma loja de cosméticos. Continue lendo:

Saiba tudo sobre como abrir uma loja de maquiagens

Sobre o mercado

O Brasil tem movimentado bilhões de dólares com o crescimento do mercado de maquiagem. Até 2022, a expectativa é que esse setor ultrapasse o marco de US$ 80 bilhões, segundo a empresa de pesquisa de mercado Fact.MR.

Nas últimas duas décadas,o desenvolvimento da indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) foi significativo. Seu crescimento médio deflacionado chegou a mais de 10% ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Por outro lado, estimativas atuais indicam que os gastos médios das famílias com produtos do setor são da ordem de 1,5% do seu orçamento.

Segundo dados do IBGE e da ABIHPEC, o setor de cosméticos cresceu 2,8% em 2017. Isso representa até mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ainda de acordo com a Associação, o crescimento médio do setor nos últimos 20 anos foi de 11,4%.

Esse crescimento está sendo cada vez mais impulsionado pela divulgação em canais do Youtube, de maneira publicitária ou não. As blogueiras e influencers de beleza estão movimentando muitas marcas e fazendo com que cada vez mais as espectadoras desses vídeos desejem consumir também novas marcas.

Sobre o negócio 

Existem diversas possibilidades para quem escolhe empreender no ramo de cosméticos e maquiagem. Você pode revender produtos diversos, abrir uma franquia de alguma marca, ou até mesmo montar uma loja de produtos próprios. É possível atuar de diferentes formas, como:

  • Loja online;
  • Quiosque;
  • Loja de shopping;
  • Loja de rua;
  • Franquia.

Como montar um plano de negócios?

O plano de negócios é um relatório de planejamento que descreve os objetivos de uma empresa e como fazer para alcançá-los. Este documento traça um retrato do mercado,do produto e das atitudes do empreendedor. Além disso, nele contém as etapas de planejamento e montagem de uma empresa, demonstrando o futuro do empreendimento por meio do ponto de vista mercadológico, estratégico, operacional e financeiro.

No entanto, é importante ressaltar que o plano de negócios não elimina os riscos, apenas os diminui, e evita que erros sejam cometidos por falta de análises.

Resumo dos principais pontos do Plano de Negócio:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Como escolher uma boa localização?

O ponto comercial é um dos segredos do sucesso de muitas empresas, mas poucos empreendedores sabem disso. Se a localização do negócio não for adequada, pode levar até mesmo ao fechamento das portas.

Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de maquiagem, ele precisa levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo as possibilidades de mercado e o potencial de renda per capita da região, perfil do público alvo, aluguel, vizinhança e outros pontos importantes.

Além disso, é necessário buscar locais que estão localizados próximos a centros comerciais, onde apresenta uma boa visibilidade e grande movimentação. O ponto ideal para montar uma loja de cosméticos é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Contrate colaboradores experientes 

A contratação de colaboradores para abrir uma loja de maquiagem dependerá, fundamentalmente, de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento.

Inicialmente, será necessário contratar pelo menos uma funcionária para fazer o atendimento dos clientes e, se necessário, mais uma pessoa para cuidar do caixa. Se sua estrutura for um pouco menor, é possível que essa funcionária faça os dois serviços.

Nessa etapa, é importante fazer uma boa pesquisa e contratar profissionais aptos para atuar nessa área. Questões como atendimento ao cliente, equilíbrio emocional, capacidade de identificação de necessidades e agilidade no atendimento são itens indispensáveis, além de conhecer muito bem o produto e a empresa, ter uma postura consultiva oferecendo soluções que atendam essas necessidades, ter dinamismo, boa comunicação, empatia, flexibilidade, saber ouvir e demonstrar comprometimento com o negócio.

Qual é a estrutura e equipamentos necessários para abrir uma loja de maquiagem?

A estrutura para abrir uma loja de maquiagem irá variar de acordo com o tipo de negócio que você deseja iniciar, com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo.

Neste espaço, deverão ser distribuídos os setores de recepção dos clientes, banheiro, estoque para produtos, cozinha para preparação dos alimentos, vestiário para os funcionários e, claro, salão com mesas para servir os clientes.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Balcão para exposição;
  • Balcão de atendimento;
  • Gôndolas;
  • Prateleiras;
  • Espelhos e luzes focais;
  • Vitrines com rodízio;
  • Máquina ECF;
  • Mesas e cadeiras;
  • Poltronas;
  • Telefone;
  • Impressora;
  • Computador.

Como dissemos, a decoração é muito importante para esse segmento. É necessário criar um ambiente aconchegante, especial e acolhedor. Por isso, invista bem para deixar a decoração perfeita para que as clientes se sintam confortáveis.

Como escolher os produtos que a empresa vai vender?

Algo que faz muita diferença no setor de maquiagem é a escolha dos produtos. O ideal é fazer uma boa pesquisa para encontrar as melhores opções no mercado, caso você for fazer a revenda de produtos.

É recomendado que você observe as principais marcas do mercado e possua uma variedade de tons de pele e cores para atender a demanda das clientes. Quanto mais diversificado for o seu produto, mais diversidade de público você terá.

Como abrir uma loja de cosméticos?

O mercado de cosméticos é uma excelente opção para os potenciais empreendedores, pois este setor tem se mostrado estável em relação ao cenário de instabilidade que a economia passa.

Se você se interessou e gostaria de abrir uma loja de cosméticos, confira o passo a passo abaixo! Mas antes, ressaltamos a importância de ter um contador especializado na área, para que os passos a seguir sejam feitos de maneira rápida e sem dor de cabeça!

1 – Identifique o tipo de atividade

Antes de tudo, é necessário identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações, e já podemos adiantar que o segmento que uma loja de cosméticos se encaixa é o de comércio.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente.
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos.
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

Verifique a natureza jurídica do seu empreendimento, pois isso te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

Na hora de abrir uma loja de cosméticos, é obrigatório apresentar alguns documentos. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso, ressaltamos que você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir uma loja de cosméticos:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Como abrir uma loja de cosméticos com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso a empresa seja aberta com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
  • Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Como emitir um Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua loja de cosméticos pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Exigências Legais e Específicas

Após abrir o CNPJ, para a sua loja de cosméticos poder começar a funcionar, é necessário seguir algumas exigências legais. Estas são:

  • Em âmbito estadual, a fiscalização cabe à Secretaria Estadual de Saúde. Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar junto à Prefeitura Municipal da sua cidade a legislação aplicada ao negócio de cosméticos.
  • É necessário observar as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Divulgação e Dicas

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para a empreendedora que deseja abrir uma loja de maquiagem, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

É possível investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos, como também nos meios digitais. Pode utilizar tanto a mala direta e e-mail informando sobre novidades do serviços e promoções; mídia especializada como por exemplo revistas específicas da área; materiais impressos como por exemplo flyer e folders.

Finalmente, investir em um bom site também é essencial, onde constarão as principais informações sobre sua empresa. Por último, mas não menos importante, é fundamental que você esteja presente nas redes sociais, afinal, elas são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Se você tiver a possibilidade de investir um pouco do seu orçamento em marketing, aposte também nas blogueiras. Estudos indicam que os Youtubers já são mais influentes que os jornalistas no Brasil. Por isso, uma boa aposta é o marketing de influência. Por isso, ofereça os seus produtos para essas blogueiras para ganhar uma boa visualização.

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