Está pensando em abrir uma loja de moda íntima, mas não sabe por onde começar? Esse é um negócio que possui uma atividade de venda considerada fácil, já que o público alvo sempre gostou de cuidar de si próprio. Separamos as principais dicas para que você, futuro empreendedor (a), possa ter muito sucesso em seu empreendimento. Confira!
8 DICAS PARA ABRIR UMA LOJA DE MODA ÍNTIMA E TER MUITO SUCESSO EM SEU EMPREENDIMENTO!
SOBRE O MERCADO
O mercado de roupas íntimas tem apresentado comportamento estável, em especial devido a evolução contínua de peças de roupas íntimas, as quais são oferecidas peças cada vez mais criativas, diferenciadas e sensuais, construídas com materiais sofisticados que seguem as tendências da moda, ora conservadora e outras vezes contemporânea. É um mercado que não sofre influência de sazonalidade, por isso se torna vantajoso em relação às lojas de roupas.
Em pesquisas realizadas e divulgadas pelo IEMI – Inteligência de Mercado, em 2016 o setor de moda íntima, praia e fitness somavam 6.937 empresas, cerca de -10,8% menor que o observado em 2014. Foram produzidas, 778,9 milhões de peças no Brasil, 0,13% superior a 2015 e foram exportadas 7,6 milhões de peças, com um crescimento de 7,6% em relação às exportações registradas no ano anterior.
Já no volume de peças importadas observou-se uma queda de -43,4% em relação ao volume registrado em 2015. Foram 78,3 milhões de peças importadas comercializadas em 2016. Assim o consumo brasileiro de moda íntima foi de 819,7 milhões de peças, -4,3% menor em relação a 2015.
Na moda íntima registra-se a mulher como principal cliente. Mas não são só as mulheres que usam a vestimenta, embora correspondam a uma boa fatia desse mercado. Hoje os homens também têm procurado associar conforto, beleza e sensualidade na hora de vestir as peças.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. O empreendedor que deseja abrir uma loja de moda íntima precisa considerar se o imóvel em questão atende as suas necessidades. Além disso, um aspecto fundamental é escolher a região em que o seu público alvo está presente. Portanto, tanto loja de rua quanto Shoppings Centers são ótimas opções. Caso seja escolhido a loja de rua, o empresário precisa verificar se o local apresenta um alto fluxo de pedestres e veículos, em um espaço de fácil visualização e além disso, é viabiliza o fácil acesso e comodidade dos consumidores (estacionamento, metrô e pontos de ônibus).
Lembre-se, antes de verificar esses aspectos, é primordial verificar se o imóvel respeita as leis referentes a Prefeitura Municipal.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
COLABORADORES
O quadro de colaboradores para abrir uma loja de moda íntima dependerá, exclusivamente, das questões de necessidade e tamanho do empreendimento. Para iniciar, geralmente são necessários: vendedores e auxiliares administrativos.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de moda íntima é de 60m², com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, o empreendedor deverá distribuir os espaços de exposições dos produtos, atendimento/vendas, provadores, estoque/depósito e a parte administrativa.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Prateleiras;
- Mesa e cadeiras;
- Arquivo;
- Computador;
- Impressora;
- Telefone;
- Geladeira, micro-ondas, cafeteira, filtro de água, entre outros;
- Balcão de atendimento;
- Araras;
- Provadores;
- Espelhos;
- Estantes;
- Manequim feminino e masculino;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de moda íntima, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.
O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades de produtos e promoções; mídia especializada como por exemplo revistas específicas da área; materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a loja e seus produtos. Por último, mas não menos importante, é fundamental que a sua marca esteja presente nas redes socais, afinal, elas são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.
Como dica de negócio, é recomendável que o empreendedor que deseja abrir uma loja de moda íntima ele (a) deve primeiro identificar quais são as preferências dos seus clientes. É importante definir um segmento de clientes que a loja pretende atender, ou seja, identificar um nicho de mercado. É preciso também conhecer as características dos futuros clientes, porque preferem frequentar determinado estabelecimento, em que momento fazem suas compras e quais são suas exigências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso do seu empreendimento. Outros fatores que devem ser cuidadosamente estudados são os fornecedores e concorrentes.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma loja de moda íntima são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
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Confira o vídeo onde explicamos também como abrir uma loja em casa com o investimento mais baixo, mas resultados de sucesso!
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