Confira algumas dicas para abrir uma loja de móveis planejados! | Abertura Simples

Vai abrir uma loja de móveis planejados? Confira aqui tudo o que você precisa saber para ter muito sucesso!

Está planejando abrir uma loja de móveis planejados? Esse negócio tem como objetivo oferecer soluções desenvolvidas sob medida, que se ajustam em qualquer ambiente e preenchem totalmente o espaço disponível. Os móveis comercializados poderão ser para ambientes residenciais, como cozinha, sala, dormitório, entre outros. O aproveitamento dos espaços é a principal vantagem do móvel planejado, a personalização dos ambientes tornou-se uma necessidade na nova concepção de casas, apartamentos e escritórios. Além disso, o móvel planejado consegue aliar design e forma harmonia e sofisticada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UMA LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS ESTÁ AQUI!

SOBRE O MERCADO

De acordo com dados divulgados, pela IEMI Inteligência de Mercado, empresa especializada em pesquisas e análises do setor de móveis, o consumo de móveis, destinados ao varejo, chegou a 423,8 milhões de peças em 2016, com recuo de 7,7% em relação a 2015. Em 2015, os efeitos de um ano com desaceleração nos negócios e decréscimo produtivo impactaram todos os setores produtivos e, em especial, todos os elos da cadeia moveleira.

A indústria nacional de móveis planejados produziu aproximadamente 38,7 milhões de peças acabadas em 2014, alcançando uma participação pouco superior a 8% de toda a produção nacional de móveis. Em valores, porém, o segmento já corresponde a 23,8% das receitas geradas pelas indústrias do setor e por 21,6% das vendas do varejo (em R$), o que confere ao segmento um preço médio por peça, quase três vezes superior à média do setor moveleiro, como um todo.

A expectativa é que o varejo do setor moveleiro apresente alta de 2,6% em volume de peças e 5,5% em valores em reais, ou seja, o varejo de móveis e colchões deverá movimentar aproximadamente 385 milhões de peças, correspondente a R$ 81,3 bilhões.

As pesquisas demonstraram que a indústria moveleira de planejados é composta por 1,7 mil unidades produtivas, disseminadas por quase todo o território nacional. Em relação à totalidade unidades produtoras de móveis em geral, as indústrias de móveis planejados corresponderam a 10,1% dos estabelecimentos. A região Sul é onde se encontra a maior parte dos fabricantes de móveis planejados, com 39,3% do total, seguida de perto pela região Sudeste, onde se encontram 37,1%

No geral, o brasileiro teve oportunidade de criar crédito e comprar mais. Assim, as lojas de móveis criaram padrões com material mais acessível e ecológico, que são as madeiras em compensado, MDF e madeiras de restauração, o que acabou por baratear o custo do produto e alavancar as vendas. Muitas empresas se especializaram com a forma prática de criar móveis a partir de MDF e iniciou-se então uma concorrência pelo setor.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empresário que deseja abrir loja de móveis planejados, ele precisará levar em consideração aspectos como: acessibilidade e visibilidade.

É necessário identificar primeiro, qual é o público alvo em que se deseja atingir com o seu negócio. Depois, dê preferência a locais que recebem por dia, um alto número desses consumidores. Considere procurar estabelecimentos próximos aos centros comerciais, que geralmente, costumam estar perto de estacionamento, ponto de ônibus e metrô, o que facilita o acesso dos clientes. Outra preocupação na hora de escolher o imóvel é verificar se o local não é sujeito a inundações e se o entorno possui a segurança necessária para instalação do negócio. Uma boa dica é perguntar aos comerciantes da região sobre estas ameaças ao funcionamento do seu empreendimento.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação de colaboradores para abrir uma loja de móveis planejados vai depender, fundamentalmente, de dois aspectos: necessidade e tamanho do empreendimento.

Geralmente, o empreendedor precisará de: administrador; projetista; vendedor; montador e ajudante.

Imagem de um mockup de um apartamento com móveis para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma loja de móveis planejados

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura recomendável para abrir uma loja de móveis planejados é de 80m², com flexibilidade para expansão conforme o negócio for se desenvolvendo. O espaço deve ser distribuído entre os setores de showroom, banheiro, copa e escritório.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesa e cadeira;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Impressora;
  • Armários;
  • Arquivo para documentos;
  • Serra manual;
  • Martelos;
  • Talhadeiras;
  • Alicates;
  • Lixadeiras;
  • Furadeiras;
  • Serra de Fita;
  • Entre outros.

Não se esqueça: Para que o seu consumidor possa visualizar todos os seus produtos, é importante que no seu showroom estejam expostos alguns dos seus trabalhos, ou seja, cozinhas, quartos, salas, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de móveis planejados, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Como materiais impressos, o empresário pode investir em cartões de visita, flyers e folders, já que podem ser entregues aos consumidores e transmitem profissionalismo. Nos meios digitais, crie um bom site, onde constarão as principais informações sobre a empresa e todos os serviços prestados. Por último, mas não menos importante, o empreendedor precisa estar presente nas redes socais, pois atualmente, são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, recomendamos que o empreendedor busque fazer uma análise de concorrência, afim de identificar pontos que ainda não foram entregues para que ele possa oferecer como diferencial. Além disso, é importante apostar em um bom pós-venda, para que esse cliente se fidelize e indique seus serviços a outras pessoas. É fundamental também que o empresário concentre seus esforços em fazer uma boa pesquisa de fornecedores, uma vez que eles estão ligados diretamente na qualidade de todo o seu serviço.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma loja de móveis planejados são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Registro na OAB: Registro do contrato social da empresa junto a OAB
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de móveis planejados realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta