Saiba como abrir uma loja de produtos veterinários! | Abertura Simples

Confira como abrir uma loja de produtos veterinários e tire suas ideias do papel!

Está pensando em abrir uma loja de produtos veterinários? É crescente a participação de animais de estimação, principalmente cães e gatos, como membros das famílias. Dessa maneira, o universo dos animais de estimação gera lucro para os mais diversos setores do mercado brasileiro. Nesse cenário, quem sai ganhando são os empreendedores que desejam entrar neste meio. Quer iniciar o seu negócio? Continue lendo:

COMO ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

O país é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET, com faturamento de mais de R$ 16 bilhões no último ano.

O Brasil é um dos cinco maiores mercados veterinários em todo o mundo. O setor vem apresentando crescimento constante em âmbito internacional. A indústria brasileira de produtos e serviços para animais de estimação está cada vez mais em evidência. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil representa um dos principais mercados emergentes do setor no mundo, com cerca de 106 milhões de animais de estimação.

Segundo a ANFAL PET (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o segundo país do mundo com maior população de animais domésticos, perdendo só para os Estados Unidos. De acordo com a ABINPET são 37,1 milhões de cães; 21,3 milhões de gatos; 26,5 milhões de peixes; 19,1 milhões de aves e 2,17 milhões de outros animais (répteis e pequenos mamíferos).

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores para o sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de produtos veterinários, ele precisara considerar a elaboração de uma pesquisa detalhada no mercado onde pretende montar a loja, já que com esses dados é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio.

Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público-alvo são as questões de acessibilidade, ou seja, estacionamento, metrô e pontos de ônibus próximos. A visibilidade do empreendimento também é uma questão muito importante e por isso, o empresário deve escolher vias que possuem um alto fluxo de pessoas.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir uma loja de produtos veterinários vai depender muito da necessidade do empreendedor. O espaço precisa ser suficiente para instalar as áreas de atendimento, estoque, escritório, sanitários e uma pequena copa, se for necessário.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Computador, impressora, telefone;
  • Balcão para atendimento;
  • Estantes para armazenamento dos produtos;
  • Impressora fiscal;
  • Cadeiras para recepção;
  • Armário clínico;
  • Fontes de luz;
  • Entre outros;

TIPOS DE PRODUTOS VETERINÁRIOS

Existem vários produtos para uso veterinário, sendo eles: produtos alimentares, produtos complementares para tratamento e desenvolvimento saudável dos animais, produtos de embelezamento e medicamentos.

A classificação desses medicamentos é atribuída à legislação brasileira. E, segundo esta legislação, a divisão por tipo de medicamento é a seguinte:

  • Bovinos;
  • Equinos;
  • Avicultura;
  • Suinocultura;
  • Pequenos animais.

O mercado de medicamentos veterinários, por sua vez, é dividido por:

  • Biológicos: Medicamentos retirados do próprio organismo vivo, como soros, vacinas, antígenos e outros;
  • Antimicrobianos: Substâncias que funcionam como inibidores do crescimento de microrganismo e que são sintéticos, produzidos como quimioterápicos.

Outros tipos de medicamentos veterinários são os ectoparasitas, endectocidas, os terapêuticos, tônicos, dermatológicos, desinfetantes e outros.

LEGISLAÇÃO PARA VENDER E ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS

Um dos principais passos para abrir uma loja de produtos veterinários é o registro deste estabelecimento e, para isso, você precisará ter em sua equipe um médico veterinário como responsável técnico, além de procurar o serviço de fiscalização de insumos pecuários no Ministério da Agricultura.

Imagem de uma mulher segurando o seu gato no colo para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma loja de produtos veterinários

FORNECEDORES

Após ter feito todos os registros, é preciso agora procurar um bom fornecedor para o seu estabelecimento. É necessário lembrar que existem as empresas globais e as empresas regionais e que, em alguns casos, alguns produtos específicos podem não ser encontrados aqui no país. A cadeia produtiva da indústria veterinária é marcada pelos passos de pesquisa e desenvolvimento, produção de farmoquímicos, produção de farmacêuticos e por fim, o marketing e vendas.

Para escolher o melhor fornecedor, é preciso verificar se os mesmos oferecem assistência técnica, bons preços, entregas eficientes, entre outros atributos.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de produtos veterinários, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua loja conhecida. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais para divulgar seus serviços.

Como dica de negócio, é importante que o empreendedor tenha um ambiente limpo e organizado, além de oferecer um serviço ágil e eficiente. Treine constantemente a sua equipe e tenha um bom atendimento para fidelizar os seus consumidores. Além disso, tenha um mix variado de produtos, entregue tudo dentro do prazo prometido e possua um suporte técnico para transmitir seriedade e credibilidade ao seu negócio.

Lembre-se: o consumidor está depositando toda a sua confiança em você para comprar um produto em sua loja.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma loja de produtos veterinários são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de produtos veterinários realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta