Está pensando em abrir uma microfranquia, mas não sabe por onde começar? Neste post você encontrará as principais informações sobre como você pode iniciar o seu negócio ainda este ano. Confira!
ENTENDA COMO ABRIR UMA MICROFRANQUIA E REALIZE O SEU SONHO DE EMPREENDER!
O QUE SÃO MICROFRANQUIAS?
Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising – ABF adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.
Em valores atuais (2018), estamos falando de algo próximo a um investimento de 90 mil reais.
Microfranquias podem tornar-se um negócio?
As microfranquias costumam ser vistas como oportunidade de transformar empregados em empresários com maior facilidade, pela menor necessidade de investimento inicial para abrir o negócio. Para quem está procurando novas oportunidades, é algo que pode soar como solução viável e rápida. Isto pode ser verdade, mas é preciso tomar cuidado com o fato de que se tornar um microfranqueado é deixar o mundo do emprego para entrar no mundo do trabalho como empreendedor.
Quais são as vantagens sobre abrir uma microfranquia?
A primeira vantagem de adquirir uma microfranquia em relação a iniciar um negócio novo por conta própria é a de abrir um negócio que já tenha sido testado e se provado lucrativo, além de atuar com uma marca que já esteja estabelecida no mercado.
Como abrir uma microfranquia?
Antes de escolher o seu negócio, é importante entender como o modelo funciona. A microfranquia é para aquela pessoa que possui pouco capital e está no mercado procurando uma atividade ou uma recolocação.
Vale lembrar que apesar de ser um negócio próprio, a microfranquia exige o seguimento de regras, já que ele possui um patrão que é, justamente, o franqueador. Se você é um empreendedor que possui um perfil muito inovador e criativo, talvez você não se de bem com este tipo de negócio.
Abaixo, apresentaremos um passo a passo valioso para quem deseja abrir uma microfranquia. Confira:
Passo 1: Faça uma lista com o que você realmente gosta
O primeiro passo para abrir uma microfranquia é identificar sua área de atuação. Para isso, elabore uma lista e pense em dois aspectos: o que gostam de fazer e o que você tem experiência.
Passo 2: Verifique as marcas que atuam nos setores escolhidos
Depois de ter escolhido a área de preferência, é hora de você começar a pesquisar as informações sobre o mercado. Liste e selecione as microfranquias existentes no segmento e parta para o próximo passo.
Passo 3: Pesquisas, pesquisas e mais pesquisas
Com a lista de marcas em mãos, faça uma busca no site da ABF. A associação organiza o setor e tem informações sobre as redes. Nesta busca, verifique as informações de mercado, número de unidades, quanto tempo esta franquia é associada, consulte a opinião dos consumidores.
Passo 4: Entre em contato com as franquias
Entre em contato com as franquias para conhecer detalhes do negócio. Pergunte sobre o perfil pessoal exigido, investimento inicial incluindo a taxa de franquia e o capital de giro, locais disponíveis para a abertura de novas unidades e claro, veja se esta rede tem de fato conhecimento da área.
Passo 5: Processo seletivo
Quando iniciar o processo de seleção da franquia, o empreendedor precisa colher o máximo de informações possível. A rede é obrigada a fornecer um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF), em que estão todas as informações financeiras e os contatos dos franqueados atuais e antigos da rede.
Passo 6: Analise antes de investir
Reflita sobre suas escolhas, o valor investimento e sua capacidade de gestão antes de realmente assinar contrato. Quando tudo estiver definido, é hora de iniciar a abertura da empresa, a reforma do ponto e a contratação da equipe.
NÃO SE ESQUEÇA…
A elaboração de um plano de negócios é fundamental para qualquer modelo de negócio. Nele, ocê irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
E aí, agora que você já sabe como abrir uma microfranquia, está esperando o que para iniciar o seu próprio negócio? Conte com o Abertura Simples para dar início ao seu negócio clicando no botão abaixo:
No comment yet, add your voice below!