Saiba como abrir uma microfranquia de sucesso!

Está pensando em abrir uma microfranquia, mas não sabe por onde começar? Neste post você encontrará as principais informações sobre como você pode iniciar o seu negócio ainda este ano. Confira!

ENTENDA COMO ABRIR UMA MICROFRANQUIA E REALIZE O SEU SONHO DE EMPREENDER!

O QUE SÃO MICROFRANQUIAS?

Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising – ABF adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.

Em valores atuais (2018), estamos falando de algo próximo a um investimento de 90 mil reais.

Microfranquias podem tornar-se um negócio?

As microfranquias costumam ser vistas como oportunidade de transformar empregados em empresários com maior facilidade, pela menor necessidade de investimento inicial para abrir o negócio. Para quem está procurando novas oportunidades, é algo que pode soar como solução viável e rápida. Isto pode ser verdade, mas é preciso tomar cuidado com o fato de que se tornar um microfranqueado é deixar o mundo do emprego para entrar no mundo do trabalho como empreendedor.

Quais são as vantagens sobre abrir uma microfranquia?

A primeira vantagem de adquirir uma microfranquia em relação a iniciar um negócio novo por conta própria é a de abrir um negócio que já tenha sido testado e se provado lucrativo, além de atuar com uma marca que já esteja estabelecida no mercado.

Como abrir uma microfranquia?

Antes de escolher o seu negócio, é importante entender como o modelo funciona. A microfranquia é para aquela pessoa que possui pouco capital e está no mercado procurando uma atividade ou uma recolocação.

Vale lembrar que apesar de ser um negócio próprio, a microfranquia exige o seguimento de regras, já que ele possui um patrão que é, justamente, o franqueador. Se você é um empreendedor que possui um perfil muito inovador e criativo, talvez você não se de bem com este tipo de negócio.

Abaixo, apresentaremos um passo a passo valioso para quem deseja abrir uma microfranquia. Confira:

Passo 1: Faça uma lista com o que você realmente gosta

O primeiro passo para abrir uma microfranquia é identificar sua área de atuação. Para isso, elabore uma lista e pense em dois aspectos: o que gostam de fazer e o que você tem experiência.

Passo 2: Verifique as marcas que atuam nos setores escolhidos

Depois de ter escolhido a área de preferência, é hora de você começar a pesquisar as informações sobre o mercado. Liste e selecione as microfranquias existentes no segmento e parta para o próximo passo.

Passo 3: Pesquisas, pesquisas e mais pesquisas

Com a lista de marcas em mãos, faça uma busca no site da ABF. A associação organiza o setor e tem informações sobre as redes. Nesta busca, verifique as informações de mercado, número de unidades, quanto tempo esta franquia é associada, consulte a opinião dos consumidores.

Imagem de um planejamento para remeter quem deseja abrir uma microfranquia

Passo 4: Entre em contato com as franquias

Entre em contato com as franquias para conhecer detalhes do negócio. Pergunte sobre o perfil pessoal exigido, investimento inicial incluindo a taxa de franquia e o capital de giro, locais disponíveis para a abertura de novas unidades e claro, veja se esta rede tem de fato conhecimento da área.

Passo 5: Processo seletivo

Quando iniciar o processo de seleção da franquia, o empreendedor precisa colher o máximo de informações possível. A rede é obrigada a fornecer um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF), em que estão todas as informações financeiras e os contatos dos franqueados atuais e antigos da rede.

Passo 6: Analise antes de investir

Reflita sobre suas escolhas, o valor investimento e sua capacidade de gestão antes de realmente assinar contrato. Quando tudo estiver definido, é hora de iniciar a abertura da empresa, a reforma do ponto e a contratação da equipe.

NÃO SE ESQUEÇA…

A elaboração de um plano de negócios é fundamental para qualquer modelo de negócio. Nele, ocê irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.


E aí, agora que você já sabe como abrir uma microfranquia, está esperando o que para iniciar o seu próprio negócio? Conte com o Abertura Simples para dar início ao seu negócio clicando no botão abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta