Saiba como abrir uma produtora cultural de sucesso! | Abertura Simples

Tudo o que você precisa saber para abrir uma produtora cultural de sucesso!

Vai abrir uma produtora cultural de sucesso? O produtor cultural é o profissional responsável pela elaboração e execução de projetos, programas, eventos e atividades culturais, sociais, esportivas, entre outros. Este profissional pode estar ligado também ao agenciamento de artistas, grupos artísticos formais ou informais e ainda na promoção de ações culturais. Portanto, a sua atuação é muito ampla e por este motivo, o empreendedor tem grandes chances de ter muito sucesso em seu empreendimento. Continue lendo para saber mais:

SAIBA COMO ABRIR UMA PRODUTORA CULTURAL DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

O Brasil tem uma imensa e variada gama de manifestações de cultura popular. Elas refletem a maneira de ser, agir, pensar e se expressar dos diferentes segmentos socioculturais de nossa sociedade, as quais são expressadas através da música, dança, artesanato, teatro, filmes, festas populares (urbanas, rurais, regionais, etc.), entre outras formas.

Com isto tem havido uma crescente demanda por produtos culturais, resultante da evolução da tecnologia digital dos meios de comunicação e entretenimento, o que tem favorecido a geração de novas criações culturais, por artistas anônimos e criadores profissionais, que fazem da criação cultural sua atividade principal.

O mercado do segmento de produção cultural tem tido boas opções de atuação. Essas opções de serviços decorrem da demanda de instituições culturais sem fins lucrativos, empresas públicas e ou privadas. Dados do IBGE revelam que a chamada “economia da cultura”, do país, possui indicadores expressivos: as 320 mil empresas do setor geram 1,6 milhões de empregos formais e representam 5,7% das empresas do país. A cultura é o setor que melhor remunera – sua média salarial é 47% superior a nacional.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma produtora cultural, ele precisará buscar locais que possuam fácil acesso, possuam uma grande movimentação e fluxo de pessoas, seja visível e que tenha uma boa segurança, tanto para os clientes, quanto para os colaboradores.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação de colaboradores para abrir uma produtora cultural dependerá de fatores como necessidade e tamanho do empreendimento. Para iniciar, o empresário pode contratar: recepcionista, profissional de serviços técnicos e uma pessoa responsável por manter os contatos com os órgãos públicos e privados, de forma a buscar a viabilização de apresentação da produtora cultural e fazer levantamento de trabalhos a serem oferecidos.

Esse tipo de negócio permite que o empreendedor trabalhe com um número variável de prestadores de serviços terceirizados, os quais poderão ser contratados por projeto. Mas, o ideal é que independente se for terceirizado ou não, o empresário precisará contratar aqueles profissionais qualificados e devidamente capacitados para atuar na área em questão.

Imagem de um evento para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma produtora cultural

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir uma produtora cultural vai depender muito do interesse do empreendedor. Ele precisará ter em mente que o espaço do local precisa ser suficiente para instalar as áreas de recepção, escritório, sala de reunião, copa e banheiros.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Computadores, impressoras, telefones;
  • Estante;
  • Projetor de imagem;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma produtora cultural, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita e também, os meios digitais, com a criação de um site onde constará informações sobre você e seu portfólio, e claro, um perfil nas redes sociais.

Como dica de negócio, é importante que o empreendedor faça um bom planejamento de negócio e que, além disso, gestão do tempo e o ritmo de cada um. É fundamental também concentrar os seus esforços em realizar uma boa comunicação, estratégia e, para conseguir atribuir ao seu negócio muito valor e qualidade, considere a hipótese de fazer pesquisas de mercado, concorrência e público-alvo com frequência. Entender e entregar aquilo que o seu consumidor está precisando é um dos fatores chaves de sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma produtora cultural são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma produtora cultural realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA PRODUTORA CULTURAL[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta