Realize o sonho de abrir uma rotisseria de sucesso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em realizar o seu sonho de abrir uma rotisseria, mas não sabe por onde começar? Diante de um mundo caracterizado atualmente pela correria, horários apertados, dificuldade em conciliar as atividades profissionais e pessoais, as pessoas estão buscando empresas que oferecem pelo menos o conforto de uma boa alimentação. Tais fatores fizeram com que, cada vez mais, o negócio de rotisseria ganhasse mais visibilidade. Se você quer tirar suas dúvidas e iniciar na área, continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA REALIZAR O SEU SONHO E ABRIR UMA ROTISSERIA DE SUCESSO:

SOBRE O MERCADO

Esse negócio ganhou força a partir dos anos 90, e foi precedido pela oferta de comida congelada, seguido pelos pratos semielaborados, chegando a essa etapa mais adiantada na preparação dos alimentos.

Essa modalidade possui, basicamente, três modelos de funcionamento: rotisserias em supermercados e hipermercados, lojas independentes e restaurantes.

O setor de alimentos é, sem dúvida, um dos mais importantes do país. O Food Service, isto é, a venda de alimentos e bebidas para consumo imediato, preparados por operadores (rotisserias, restaurantes, padarias, lanchonetes, etc.) e consumido no próprio estabelecimento ou em outros locais como na própria casa do consumidor, é um canal de vendas da Indústria da Alimentação que cresce acima da taxa da economia brasileira, por conta dos novos hábitos dos consumidores que buscam a alimentação fora do lar.

Segundo informações do Departamento de Pesquisa e Estatística da Associação Brasileira das indústrias de Alimentação – ABIA, o faturamento da indústria de alimentos em 2012 foi de R$ 431,6 bilhões, sendo a venda para os canais de Food Service responsável por R$100,5 bilhões. O setor de rotisserias em supermercados e hipermercados representa cerca de 5,7% do faturamento da loja.

O empreendedor que deseja abrir uma rotisseria precisa saber que esse é um mercado em fase de expansão e que se torna bastante atrativo, pela introdução de produtos especialmente dirigidos à rápida e fácil manipulação para o preparo de refeições, bem como as inovações nas técnicas de administração e de segurança alimentar, reduzindo custos, diminuindo perdas e incentivando a transformação de hábitos.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empresário que deseja abrir uma rotisseria, ele precisará levar em consideração aspectos como: acessibilidade e visibilidade.

É necessário identificar primeiro, qual é o público alvo em que se deseja atingir com o seu negócio. Depois, dê preferência a locais que recebem por dia, um alto número desses consumidores. Locais que podemos citar como exemplo são: estabelecimentos próximos a centros comerciais, faculdades, cursos, shoppings, mercados, entre outros. Esses locais, geralmente, costumam estar perto de estacionamento, ponto de ônibus e metrô, o que facilita o acesso dos clientes. Outra preocupação na hora de escolher o imóvel é verificar se o local não é sujeito a inundações e se o entorno possui a segurança necessária para instalação do negócio. Uma boa dica é perguntar aos comerciantes da região sobre estas ameaças ao funcionamento da rotisseria.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A quantidade de colaboradores que o empreendedor terá que contratar inicialmente dependerá muito da sua necessidade e tamanho de negócio. Geralmente são necessários: cozinheiros; auxiliares de cozinha; atendentes; auxiliares de serviços gerais e auxiliar administrativos.

O empreendedor que deseja abrir uma rotisseria precisará concentrar seus esforços em contratar profissionais capacitados e qualificados para assumirem os serviços do seu negócio. Além disso, pesquisar bons fornecedores é outro fator essencial para o sucesso do seu negócio.

Imagem de uma marmita que pode ser oferecida quando o empreendedor resolver abrir uma rotisseria

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura inicial recomendada para abrir uma rotisseria é de 100 m², com flexibilidade para expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Essa medida inicial deverá comportar a cozinha, estoque, área de exposição dos produtos, balcão de atendimento e caixa.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Balcão de atendimento;
  • Balcão refrigerado;
  • Resfriador;
  • Prateleira de vidro;
  • Amassadeira rápida;
  • Caixa registradora;
  • Freezers verticais;
  • Estantes expositoras;
  • Mesas e cadeiras;
  • Balança digital;
  • Utensílios para cozinha;
  • Entre outros.

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma rotisseria, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a rotisseria e por último, mas não menos importante, as redes socais que atualmente são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, recomendamos que o empreendedor faça um bom planejamento, estude bastante e defina seu público alvo para falar e entregar produtos para as pessoas certas. Como oportunidade de mercado, o empreendedor pode apostar em alimentos saudáveis, algo que tem crescido bastante devido ao fato que atualmente as pessoas estão mais em busca da melhoria do seu bem-estar.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma rotisseria são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Registro de compra dos alimentos
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma rotisseria realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA ROTISSERIA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário