Alterações no eSocial: Entenda o que mudou e como isso afeta quem é optante pelo Simples Nacional

Entenda todas as alterações no eSocial e como isso afetará os optantes pelo Simples Nacional:

Recentemente ocorreram algumas alterações no eSocial devido a criação do terceiro grupo de empresas no Cronograma, que compreende empresas optantes pelo Simples Nacional e as entidades sem fins lucrativos. Essa mudança teve o objetivo de aperfeiçoar o processo de implantação do sistema em território nacional.

Com isso, a obrigatoriedade do envio dos eventos de tabelas foram definidas para 10 de janeiro de 2019, que anteriormente estava previsto para o dia 10 de outubro de 2018.

Sendo assim, as empresas enquadradas no terceiro grupo que já entregaram a 1ª fase do eSocial nos meses de julho e agosto de 2018, poderão partir do dia 29/10/218 enviar, alterar e excluir eventos de Tabela. De acordo com a Nota Orientativa 2018.09, essas ações poderão ser feitas até Janeiro de 2019.

Após a conclusão desses procedimentos, a 2ª fase de envio de Informações dos Empregados continua sendo 10/04/2019. Qualquer informação enviadas ao sistema sobre Eventos Não Periódicos resultarão no erro 174, que informa que o evento só será aceito após a data de início após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial.

Alterações no eSocial e como isso afeta os contadores

Os contadores que auxiliam para que as informações que são mandadas para o sistema funcione adequadamente e não ocorram falhas, precisa estar atento a esse tipo de alteração para que todas as informações enviada para o eSocial estejam corretas.

Se algum dado é enviado incorretamente ou fora do prazo, pode ocorrer a geração de multas. Por isso, ter um bom profissional contábil próximo é sempre a melhor escolha para quem quer manter a organização de prazos e assim, manter o crescimento do empreendimento e a sua saúde financeira sempre em dia.

Desde a implantação desse sistema, a importância dos contadores para o meio tem sido mostrada como cada vez mais importante, pois sem um bom profissional ajudando com todas as informações que devem ser enviadas, a chances de cometer algum erro grave é muito maior.

O contador estará responsável por manter todas as informações integradas sempre em dia e isso afeta diretamente o empresário, que precisa exatamente disso para garantir a gestão de sua empresa.

Abaixo você pode conferir o cronograma atualizado com as datas de todos os grupos envolvidos no eSocial:

Alterações no eSocial
Fonte: Portal eSocial

E aí, conseguiu entender tudo sobre a alteração no eSocial? Tem mais alguma dúvida? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta