Skip to content

5 motivos para analisar o mercado antes de abrir uma empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Analisar o mercado antes de abrir uma empresa é o caminho mais recomendado para quem quer investir com segurança. Entenda os motivos neste artigo!

Diferente do que muitas pessoas pensam, abrir uma empresa exige muito mais do que apenas investimento financeiro. É essencial que o empreendedor também invista tempo para analisar o mercado antes de abrir uma empresa.

Afinal, vivemos em uma época altamente competitiva. Algo que exige entender os riscos, incertezas, vantagens etc. Por isso, se você está pensando em abrir uma empresa, recomendamos que continue lendo este artigo. Aqui você entenderá o que é uma análise de mercado e porque investir seu tempo realizando uma. Vamos lá?

Análise de mercado: o que é isso?

O Instituto Brasileiro de Opinião Público e Estatística (IBOPE) define que a pesquisa de mercado “é a melhor e mais confiável ferramenta para obtenção de informações representativas sobre determinado público-alvo. Além de permitir o teste de novas hipóteses, conceitos ou produtos, a pesquisa de mercado auxilia na identificação de problemas e oportunidades e ajuda a traçar perfis de consumidores e mercados”.

Com a análise de mercado, o empreendedor saberá, por exemplo, o tamanho do mercado, custo de aquisição de clientes, potencial de precificação, custo da entrega do valor, exclusividade da oferta, velocidade de entrada no mercado, investimento inicial, potencial de lucro perene e potencial de venda de produtos secundários.

Por que analisar o mercado antes de abrir uma empresa?

Diante do que foi conceituado acima, podemos concluir que por meio da pesquisa o empreendedor terá informações estratégica sobre o mercado no qual deseja atuar. A partir dessas informações, ele conseguirá definir diversas questões sobre o seu negócio, como:

#1 Identificar se o negócio é realmente viável

Ter uma boa ideia não significa que essa realmente possa ter sucesso no mercado. Sendo assim, a pesquisa permite que o empreendedor consiga verificar se sua solução para alguma demanda realmente tem um público qualificado.

#2 Conhecer melhor o público-alvo

O estudo de mercado permite que o empreendedor possa compreender exatamente para quem seu produto e serviço deve ser ofertado. Com isso, ele consegue aprimorar seus produtos/serviços e ainda desenvolver uma estratégia de marketing que seja realmente eficiente para promover sua empresa.  

#3 Tomar decisão com mais segurança

A partir das informações adquiridas na análise de mercado, será possível tomar decisões com muito mais segurança. Afinal, o empreendedor saberá o tamanho do seu público, quanto deverá investir e poderá ainda prever quanto será o retorno.

#4 Entender a concorrência

Conhecer a concorrência é fundamental para que a empresa consiga ser mais competitiva. Saber quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes permite que o empreendedor consiga desenvolver boas estratégias para superá-los.

#5 Entregar produto/serviço de qualidade

Quando o empreendedor conhece seu público, ele consegue aperfeiçoar seu produto ou serviço para agradá-lo e, com isso, há mais chances de sucesso no mercado. O estudo pode, por exemplo, questionar como o público aceitaria o produto/serviço.

Para finalizar, é interessante mencionar que analisar o mercado antes de abrir uma empresa exige o conhecimento prévio de teorias que são fundamentais para que o estudo seja realizado com sucesso. Por isso, nossa recomendação é que você leia nosso artigo com algumas dicas sobre como realizar uma análise de mercado.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário