Skip to content

Tudo o que você precisa saber antes de abrir empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Se você deseja empreender, mas ainda está indeciso sobre o que deve fazer, saiba que está no lugar certo. Aqui vamos apresentar o que você precisa saber antes de abrir empresa.

Você sabia que um dos principais motivos para o fracasso das empresas, segundo o Sebrae, é a falta de planejamento? Diante disso, se você chegou até aqui é porque deseja empreender com segurança e isso é excelente.

Afinal, quando adquirimos informações necessárias antes de abrir empresa, a chance de sucesso é consideravelmente mais alta. Neste artigo, selecionamos alguns pontos que são indispensáveis para quem está começando no mundo do empreendedorismo. Confira!

Anote suas ideias

Assim que você decide que deseja empreender, o primeiro passo é anotar todas as suas ideias. Caso não tenha nenhuma em vista, a dica é pesquisar, por exemplo, por algumas ideias de negócios interessantes. Anote aquelas que você tem mais afinidade, pois isso será essencial para o sucesso da empresa.

Decida qual será o setor que empreenderá

Supondo que você fez uma lista de ideias de negócios e selecionou aquelas com que tem mais afinidade, ok? É hora de começar a pesquisar mais sobre o setor. Algumas informações importantes são: o desempenho de setor nos últimos anos, quais são as empresas líderes, qual o faturamento médio delas. Com essas informações, é possível verificar se, de fato, é o momento ideal para empreender naquele setor.

Faça um teste de viabilidade do negócio

O teste de viabilidade é o momento no qual você verificar por meio de análises se a sua ideia de negócio, de fato, pode obter sucesso. Será necessário, por exemplo, realizar pesquisa de opinião, entender a concorrência, entender quem será o público-alvo e muito mais. Neste artigo, explicamos o passo a passo para testar a viabilidade de um negócio.  

Faça um planejamento prévio

Um relatório do Sebrae constatou que um dos principais erros dos empreendedores é não levantar informações sobre o mercado. Além disso, eles negligenciam desenvolver um planejamento básico antes de iniciar as atividades da empresa.

Veja quais são os principais erros na falta de planejamento:

  • Não definir estratégia para evitar desperdícios;
  • Não determinar o valor do lucro pretendido;
  • Não calcular o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido;
  • Não identificar as necessidades atendidas pelo mercado;
  • Não identificar as tarefas e os responsáveis por realizá-las;
  • Não identificar o público-alvo do negócio.

Diante disso, um passo fundamental antes de abrir uma empresa é realizar um planejamento prévio. Quando conceituamos um termo, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define que planejamento estratégico é um processo contínuo e que permite o maior conhecimento possível do futuro.

“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.

Elabore um plano de negócio

Plano de negócios é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação, ou que pretende se transformar e expandir suas atividades.

Esse tipo de planejamento é indispensável para que um negócio ganhe vida e um de seus pontos mais importantes é a definição de seus objetivos – que deve ser feita de forma clara e objetiva. A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.

Defina o investimento inicial

Para que sua empresa definitivamente saia do papel, você precisará pesquisar qual será o investimento inicial. É fundamental que você anote tudo o que exigirá investimento inicial, por exemplo, contratação de colaboração, valor da matéria-prima, investimento na emissão no CNPJ, valor dos equipamentos e por aí vai. A partir disso, você terá certeza se realmente tem o orçamento necessário para abrir sua empresa com segurança.

Defina o preço do seu produto ou serviço

Outro passo fundamental é saber precificar o seu produto ou serviço. Esse passo é importante, pois a partir dele você poderá fazer metas, saber quanto precisará vender para pagar as contas e muito mais.  

Saiba qual será o retorno do investimento

Por fim, temos o último passo essencial que você precisa saber antes de abrir uma empresa. Após definir o preço, você poderá calcular quanto deverá vender para pagar os fornecedores. Em seguida, será fundamental especificar qual será o retorno sobre o investimento. Neste texto, explicamos como fazer o cálculo que te ajudará a entender se o seu negócio, pode ou não, gerar um bom lucro.

Agora que você já tem as informações essenciais antes de abrir empresa, saiba que para tirar a ideia do papel será importante verificar todas as questões burocráticas para se formalizar. Por isso, nossa recomendação é que você leia nosso guia explicando tudo o que é necessário para abrir uma empresa.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário