fbpx

Contador, não feche o mês com o caixa negativo. Confira as possíveis razões!

 em Contabilidade

Fechou as contas e percebeu que está com o caixa negativo? Elaboramos esse post para ilustrar as possíveis causas e como você pode resolver essa situação, sem se desesperar.

SAIBA QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS RAZÕES DO CAIXA NEGATIVO:

Primeiro, vamos entender uma coisa. Todo o empreendedor que resolve abrir o seu negócio, tem como objetivo ter muito sucesso e, como consequência desse fato, ter muito lucro.

Mas, antes, precisamos entender o que é o lucro. O lucro é a soma de todos os valores já arrecadas pela empresa, porém, subtraindo os custos que ela já teve. Para conseguirmos entender de forma clara e objetiva a diferença entre faturamento e lucro, basta pensar: faturamento é a soma de tudo que sua empresa recebe dos clientes. Já o lucro, é a soma desse valor, descontando os gastos que ela deverá arcar.

Para quem quer entender mais sobre este assunto, recomendamos a leitura deste post.

Imagem de um contador que viu que a empresa fechou com o caixa negativo

FIZ A CONTABILIDADE E MESMO ASSIM O CAIXA ESTÁ NEGATIVO

Fechar as contas com o caixa negativo é o pesadelo de qualquer empresário. O saldo negativo indica, na prática, a ausência de organização. Reverter esse quadro vai muito além dos simples cálculos matemáticos e deve demandar bastante esforço com ações dentro das mais diversas áreas de gestão.

Uma das razões de ter o caixa negativo no escritório de contabilidade pode ser que a sua empresa tenha feito mais pagamentos do que recebimentos. Abaixo, apresentaremos 3 possíveis motivos:

PREÇO DE VENDA DIVERGENTE

Alcançar uma boa margem de lucro vai depender diretamente de como o empresário está colocando seu preço de venda no mercado. Se ele está fazendo isso de maneira incorreta, essa será uma prática impossível de se alcançar. E geralmente isso ocorre porque o empreendedor agrega ano ao preço do produto e não apenas o custo da matéria-prima, quando, na realidade, deveria incluir no cálculo do valor final todos os gastos que tem para manter o negócio.

O alerta vermelho nas contas da empresa é literalmente o indicativo de que os valores estão sendo estimados de forma equivocada.

GASTO DESCONTROLADOS

Controlar as finanças assegurando um saldo positivo exige uma revisão frequente dos custos de operação da empresa. A partir dessas análises, você deve cortar os gastos excessivos. Mas isso deve ser feito de forma inteligente. Aqui, é importante que o profissional haja com racionalidade e não no desespero, afinal, qualquer atitude errada pode prejudicar ainda mais o futuro do escritório.

AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO

A falta de planejamento e de capacitação dos profissionais é considerada o principal motivo que leva ao fechamento imaturo das empresas. E isso acontece, na sua grande maioria, porque o empreendedor não está suficientemente capacitado para área de gestão e, portanto, não tem conhecimento em administração.

O QUE FAZER QUANDO O CAIXA ESTÁ NEGATIVO?

Quando o contador identifica que o seu caixa está negativo, o primeiro passo que ele tem que dar para tentar reverter essa situação é fazendo uma análise interna, ou seja, precisará identificar quais foram os meses que apresentaram um aumento do uso do caixa para que possa ser tomado algum tipo de prevenção. Mas fique atento: eventualmente, um estouro de caixa se dá pela não escrituração de recebimentos, por isso, concilie-os.

Lembre-se: é muito importante que o empreendedor faça um acompanhamento periódico de todas as questões financeiras do seu escritório para que não hajam falhas que no futuro, podem ser prejudiciais a empresa. Também é importante ressaltar que assim que for identificado os meses e as causas do gasto mais excessivo, é fundamental que todos os colaboradores fiquem cientes do ocorrido e que em conjunto, seja proposto uma solução para que não aconteça novamente.

Então, tenha cuidado ao resolver o problema do caixa negativo, pois resolvendo de forma equivocada, você estará sujeito a admitir um problema ainda maior. Atente-se a sua declaração, procure fechar a contabilidade mensalmente e evite transtornos desnecessários.

DICAS PARA ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA

Todos os lançamentos que envolvem o caixa devem ser registrados. A falta desses registros pode implicar saldos negativos, incorretos e possibilidade de, em uma fiscalização, a empresa ser autuada por não comprovar corretamente suas operações.

Esse livro deve registrar as operações em ordem cronológica de pagamento ou recebimento (aqui, o empreendedor pode ser feito em duas colunas “entradas” e “saídas”).

O saldo de caixa deve ser apurado diariamente para evitar surpresas desagradáveis e o seu cálculo deve ser feito da seguinte maneira:

Saldo anterior + Recebimentos – Pagamentos = Saldo Atual.

É fundamental que o saldo do caixa apurado seja sempre positivo. A existência do caixa negativo implica na possibilidade de autuação fiscal, na presunção que deixaram de ser registradas vendas da empresa, denominada omissão de receita.


Mas se você quer fazer da sua empresa um caso de sucesso, vai precisar de um bom planejamento. Precisa, por exemplo, aprender a fazer o fluxo de caixa, para controlar os recursos que entram e saem da sua empresa e também para prever as despesas e receitas futuras.

É preciso planejar o crescimento do seu negócio. E aí, você já planejou o seu? Está preparado para não deixar mais seu escritório de contabilidade fechar o mês com o caixa negativo? Tem alguma sugestão para dar aos contadores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta