Você sabe quais vantagens o marketing pode trazer para a sua empresa? Quais são os canais de marketing e como eles funcionam? Neste artigo, vamos explicar o que é marketing, as vantagens que ele traz para a sua empresa e os principais canais de divulgação que você pode utilizar. Confira!
Definindo o conceito de marketing
Quando pensamos o conceito de marketing dentro do senso comum geralmente o reduzimos a uma ferramenta de vendas. No entanto, o marketing é um conjunto de habilidades capazes de mudar totalmente a forma como uma empresa é vista dentro do mercado. Além de tornar simples consumidores em colaboradores voluntários ativos para sua marca.
O especialista Peter Drucker define como “A ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade”.
Já a Associação Americana de Marketing, o define como “procedimentos que criam, comunicam, trocam e entregam ofertas para determinados consumidores e para a sociedade em geral”.
5 vantagens que o marketing pode trazer para o seu negócio
- Tem impacto positivo direto sobre a margem de lucro da sua empresa;
- Fideliza a clientela e ajuda a conquistar novas fatias de mercado;
- Aumenta a visibilidade do seu negócio e o diferencia da concorrência;
- Tem impacto positivo tanto na comunicação externa quanto interna da sua empresa;
- Fortalece o engajamento do quadro de colaboradores quanto aos objetivos e metas.
O que são canais de marketing?
De forma breve, podemos definir canais de marketing como formas distintas de levar os produtos e serviços que seu negócio oferece até os consumidores. Portanto, é possível dizer que os canais de marketing são diferentes estratégias de divulgação e vendas para que seus produtos se tornem disponíveis para serem adquiridos pelos clientes.
Os canais de marketing têm grande importância pois tem como finalidade fazer com que os produtos e serviços oferecidos por sua empresa consigam chegar de forma rápida e eficaz até o público ao qual se destina e o principal: que seja de fato consumido.
Acontece que ao pensarmos a melhor maneira de fazer nossos produtos e serviços chegarem ao consumidor, precisamos ter em mente que nem os produtos e muito menos os desses diferentes produtos consumidores não são iguais.
E, por isso mesmo, é preciso traçar diferentes estratégias para diferentes públicos-alvo ao qual temos como finalidade atingir. Para te ajudar a entender qual a melhor estratégia para o seu negócio, elencamos alguns dos principais canais de marketing. Confira!
Principais canais de marketing
Varejista
No canal de marketing varejista a distribuição dos produtos e serviços da sua empresa são feitos através de terceiros ligados ao comércio varejista. Por exemplo: donos de lojas, supermercados ou mercados de nicho. A partir disso, esses varejistas farão a venda final ao cliente.
Atacadista
Quando o canal de distribuição é o atacadista, os consumidores adquirem quantidades grandes de produtos e repassam com valores mais acessíveis para o cliente final. Estes clientes podem ser industriais ou comerciantes varejistas, por exemplo.
Geralmente o cliente final, que obtém os produtos com valor reduzido dos atacadistas, precisa comprar em quantidades mais expressivas ou participar de programas de fidelidade, como por exemplo clubes de compras.
Distribuidor
Os distribuidores ficam com a tarefa de armazenar e oferecer assistência técnica para os consumidores finais. Desta forma, é o distribuidor que garante que o produto chegue ao cliente final. Um exemplo desse tipo de canal são os distribuidores de gás e de bebidas, por exemplo.
Agentes
O Agente é aquele que serve para intermediar a relação entre o produtor inicial, o distribuidor e o cliente final. O agente tem papel importante quando o assunto é colocar um produto para circular no mercado.
Marketing digital
Hoje em dia, a internet está presente na vida de praticamente todos. O advento das redes sociais modificou o acesso aos conteúdos e por consequência sua empresa ganhou muitos pontos ao marcar presença online.
Você pode investir na divulgação dos seus produtos e serviços em diversas frentes na rede. Por exemplo, por e-mail, redes sociais, ou no famoso boca-a-boca virtual, quando os clientes funcionam como propagadores dos seus produtos/serviços.
Qual o papel dos canais de marketing?
Garantir a disponibilidade do produto final para o consumidor é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma estratégia de marketing.
Ela se encontra dentro de um dos famosos quatro “P’s”, o Ponto de Venda, Preço, Produto e Promoção.
Escolher o melhor canal irá envolver a construção de uma série de mecanismos e de uma rede, por meio da qual a empresa vai ao mercado, mantendo-se em contato com seus clientes e realizando um conjunto de tarefas, desde a geração da demanda até a entrega física do produto.
Entre as tarefas desempenhadas pelo canal de marketing também se encontram:
- Prestação de informações sobre os produtos;
- Customização do atendimento;
- Garantia de qualidade;
- Partição dos lotes;
- Oferta de produtos complementares, como pós-venda e logística.
Como escolher o melhor canal?
Para determinar qual canal de marketing utilizar no seu negócio, é preciso entender qual estratégia está mais alinhada ao seu produto.
- Distribuição intensiva: é quando o fabricante vende por meio de tantos intermediários quanto for possível. Deve ser utilizada caso o produto tenha baixo valor unitário e uma alta frequência de compra. Pois, assim, ele será sempre encontrado na grande parte das prateleiras.
- Distribuição seletiva: quando um produto que pode ser comparado a outro similar, é recomendado a distribuição seletiva. Ou seja, quando o fabricante vende por meio de um grupo selecionado de intermediários. Dessa forma, é possível contar com intermediários melhor preparados para defender a marca.
- Distribuição exclusiva: no caso de um produto que requer um esforço especializado de venda ou um investimento em estoque e instalações físicas específicas, a melhor saída é a distribuição exclusiva, quando você escolhe seus próprios revendedores, dando autorização para que eles façam a distribuição exclusiva do produto e controlando suas atividades.
A exclusividade irá garantir apoio adequado ao produto, fornecendo a este até mesmo uma imagem de valor e luxo no mercado.
Para que você faça uma boa escolha, separamos algumas dicas que podem te ajudar a decidir qual canal de marketing e tipo de distribuição será mais adequado para sua empresa. Confira!
Conheça bem a sua persona
Defina quem é o seu cliente ideal. Esse é o primeiro passo para saber qual canal é ideal para o seu negócio.
Entenda quais são os sonhos, os medos, as dores dessa pessoa, onde ela quer chegar, do que ela gosta ou não gosta, quais são os hábitos de compra, entre outras questões. Dessa forma, é possível criar estratégias mais eficazes para ela.
Avalie possíveis mercados
Avalie mercados, tanto reais, quanto potenciais, que podem ser trabalhados e identifique quais são os canais favoritos da concorrência para atrair clientes e aumentar as vendas? Entenda por que ele está indo por esse caminho. Pois, dessa forma, você saberá exatamente quais ações tem que tomar para atingir os objetivos de venda que quer.
Como será a entrega do produto ou serviço? Quais garantias você vai oferecer para o cliente? Vale a pena fazer parcerias?
Análise métricas
Embora todos os canais tenham um objetivo em comum, cada um tem suas particularidades, e cada um desses fatores te oferecem métricas para você analisar o desempenho e poder otimizar o resultado de cada uma.
Além de analisar métricas individuais de cada canal, você pode comparar um com o outro por meio de métricas específicas como ROI e do fluxo de vendas, por exemplo. Dessa forma, é possível saber quais canais performam melhor no seu negócio e, com isso, quais merecem mais atenção.
Avalie os intermediários
Quem está falando sobre você na internet? Que sites estão se referenciando para a sua página? Se aparecem propostas para guest posts e afiliados, de onde elas vêm?
Prestar atenção nisso te ajuda a entender quem está consumindo ou tem interesse de consumir seu conteúdo, comprar seu produto ou serviço.
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