Quem trabalha com Contabilidade sabe o quanto o Certificado Digital facilitou alguns processos que antes eram, além de mecânicos, bastante trabalhosos e custosos.
Basta pensar na assinatura de um contrato. Às vezes era preciso se deslocar até mesmo para outras cidades, a fim de concretizar uma parceria de negócios, e isso implicada em tempo e dinheiro.
Certificado Digital
Hoje, as transações comerciais se tornam mais fáceis, porque é possível fazer negócios e parcerias e assinar documentos a distância, utilizando uma pequena, mas bastante eficiente ferramenta: o Certificado Digital, sem falar na comodidade, economia e segurança que a utilização deste recurso proporciona.
Transmissão das obrigações acessórias
O mesmo ocorre com a transmissão das obrigações acessórias e tributárias das empresas que ficaram mais fáceis, já que praticamente todas demandam o uso do Certificado Digital para a sua entrega, especialmente no âmbito federal. Mas, neste caso, mesmo com o Certificado Digital é preciso ficar atento a alguns detalhes:
Penalidades e multas
Não entregar as obrigações acessórias no tempo determinado pode causar sérios problemas tanto para o Contador quanto para o empreendimento.
Isso inclui multas altas e, no caso do Simples Nacional, até expulsão do regime tributário.
A depender do Estado onde a empresa está instalada, há ainda a possibilidade de o empreendimento não conseguir emitir notas fiscais sem um Certificado Digital.
Isto atrapalharia os negócios de uma forma difícil de remediar.
O que implicaria em ainda mais gastos e dívidas, que podem se tornar uma bola de neve se não forem quitadas.
Renovando o Certificado Digital
Datas, prazos e correrias são constantes na vida de todos os Contadores. A atenção que as tarefas do cotidiano demandam faz com que muitas vezes se esqueçam da data de renovação do Certificado Digital.
E sabemos que não dá para ficar sem esta importante ferramenta ao fazer a Contabilidade e a parte fiscal de uma empresa.
A possibilidade de a renovação ser feita pela internet é bastante cômoda. Porém, para isso, é preciso que a ferramenta ainda esteja dentro do prazo de validade.
O ideal é fazê-lo com um mês de antecedência, a fim de evitar imprevistos.
Como se lembrar de renovar
A tecnologia proporciona diversas ferramentas para ajudar os usuários a compensarem as falhas de memória.
Conheça algumas delas:
- Agenda do celular: no smartphone é possível salvar um lembrete – com ou sem alarme – acerca da data para solicitar a renovação do certificado digital.
- Planilha: bastante utilizada em escritórios que administram as datas de renovação dos certificados digitais dos seus clientes, a elaboração de uma planilha específica pode ajudá-lo a se lembrar. Assim, basta consultá-la mensalmente para fazer este controle.
- Aviso no email: a Certisign por exemplo, envia e-mails para todos os seus clientes quando o prazo está próximo de expirar. Assim, evitando a perda do prazo de renovação e consequentemente um desconto.
Desta forma, será difícil esquecer-se de renovar o Certificado Digital do seu cliente, ou mesmo da sua empresa. Logo, é mais fácil evitar as tão indesejadas multas e penalidades.
É importante lembrar que, para os profissionais que participam do Clube do Contador Certisign, o uso do Certificado Digital representa uma chance de aumentar a renda.
Isso porque os profissionais que participam do Clube do Contador ganham um percentual sobre as vendas de Certificados Digitais que oferecem aos seus clientes. Caso ainda não conheça o Clube, clique aqui agora mesmo e entenda mais sobre este benefício.
Esse texto foi desenvolvido por Certsign
No comment yet, add your voice below!