Cada vez mais os consumidores querem interagir com a marca e receber um atendimento rápido. Diante disso, o chatbot para empresa é usado para atender, principalmente, esta demanda.
A experiência do cliente é um assunto amplamente discutido atualmente. Ocorre que os consumidores estão cada vez mais críticos. Eles querem opinar suas impressões sobre a marca, pesquisar sobre produtos/serviços para realmente obter uma compra satisfatória. Por isso, muitas marcas estão investindo em ferramentas para aperfeiçoar a experiência do cliente e uma delas é o chatbot para empresa.
Caso você não saiba o que é a ferramenta, o chatbot é um sistema de comunicação que atua por meio de um aplicativo de mensagens, como WhatsApp e Messenger. Ele pode ser utilizado no site da empresa para diversos fins, como realizar o primeiro atendimento do cliente, esclarecer dúvidas, indicar ofertas específicas etc.
O chatbot é programado para simular uma conversa humana. Contudo, o usuário conversa com um bot (robô). Toda a conversa é previamente programada e a empresa pode desenvolver um roteiro que atenda as principais necessidades de seus clientes.
Conheça os principais motivos que levam ao investimento de um chatbot para empresa
Um estudo realizado pela Cedro Technologies, no Brasil, constatou que 87% dos entrevistados classificaram a experiência de usar um chatbot como “boa” ou “ótima”. Além disso, 74% dos clientes conseguiram resolver suas dúvidas em até dois minutos.
A pesquisa já apresenta, por si só, alguns motivos que levam as empresas a investirem em chatbot. No entanto, há outras questões que devem ser levadas em consideração. Confira!
1. Atendimento 24 horas
Com o chatbot, a empresa consegue oferecer um atendimento 24 horas e em sete dias por semana. Além de estar disponível a todo momento para os seus clientes, o bot pode ser implantado com um valor significativamente inferior ao que seria pago para ter um colaborador.
2. Aumento das vendas
O bot permite que o cliente consiga as principais informações para realizar sua compra. Sendo assim, a ferramenta será fundamental para que a empresa consiga aumentar suas vendas. Outro fato interessante é que o bot consegue processar um alto volume de solicitações, algo que pode otimizar a agilizar as vendas.
3. Informações do público-alvo
A ferramenta é um banco de dados valiosos sobre o público-alvo da empresa. Por meio das conversas e dados, a marca consegue aprofundar seu conhecimento sobre os interesses do cliente.
Por meio das informações, é possível melhorar a estratégia de comunicação e, com isso, prospectar clientes com mais assertividade, aumentar as vendas e melhorar o posicionamento no mercado.
Agora que você já sabe quais são os motivos para investir em chatbot para empresa, o que acha de aprofundar seu conhecimento sobre a experiência do consumidor? Leia nosso artigo com algumas dicas para melhorar a satisfação do cliente.
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