Vai abrir um escritório de advocacia? Confira essas dicas! | Abertura Simples

Vai abrir um escritório de advocacia? Separamos 7 dicas para você abrir um de sucesso!

Está pensando em abrir um escritório de advocacia? O modelo de negócio do escritório de advocacia está baseado na prestação de serviços jurídicos às pessoas físicas, empresas ou governo, que buscam os serviços do Advogado para atenderem suas demandas nas áreas do Direito.

Neste sentido, os serviços prestados por um Escritório de Advocacia vão desde a consultoria jurídica e condução de processos, até a elaboração de contratos, mediação, e negociação de acordos, dentre outros serviços relacionados ao exercício profissional. Quer saber como iniciar na área? Continue lendo!

7 DICAS PARA VOCÊ ABRIR UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

Abrir um escritório de advocacia é uma opção para profissionais da área, com perfil empreendedor, que desejam ter seu próprio negócio. No entanto, visto o cenário competitivo atual, comprovado pelos números da OAB, quanto mais você entender do negócio antes de começar, melhor será seu desempenho.

Para obter êxito, o empreendedor interessado deverá elaborar um plano de negócio e buscar conhecimento não só para atuar nas matérias do Direito, mas também para gerir o escritório e competir no mercado.

Os números de mercado precisam ser compreendidos de acordo com a área jurídica envolvida. Segundo relatório apresentado na FENALAW (evento para profissionais do setor jurídico), no ano de 2010 o mercado jurídico brasileiro movimentou cerca de R$ 3 bilhões.

Para escritórios que atuam em direito internacional, o tamanho do mercado é maior. Segundo artigo publicado no Estadão Opinião em outubro de 2011, somente o mercado de consultoria em direito estrangeiro movimentava na época US$ 15 bilhões.

O crescimento apresentado entre as diferentes áreas do direito também varia. Enquanto algumas áreas apresentam retração ou crescimento limitado, outras apontam tendências mais promissoras.

As pesquisas apontam tendências de crescimento mais expressivo nas áreas de direito imobiliário, tributário, previdenciário, infraestrutura, ambiental, agronegócio, propriedade Intelectual. Algumas regiões do país também podem apresentar tendências de crescimento diferentes.

O profissional/empreendedor deve pesquisar o seu mercado específico para avaliar a viabilidade real do negócio. Para abrir um escritório de advocacia, é preciso a responsabilidade e atuação de profissional com formação na área, habilitado e regularizado junto à OAB.

O investimento inicial varia de acordo com o tamanho do escritório, equipamentos adquiridos, localização, área de atuação, e estratégias envolvidas. O profissional também deverá qualificar-se para atuar em especialidades e investir na formação da sua base de clientes.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empresário que deseja abrir um escritório de advocacia, ele precisará levar em consideração aspectos como: acessibilidade e visibilidade.

É necessário identificar primeiro, qual é o público alvo em que se deseja atingir com o seu negócio. Depois, dê preferência a locais que recebem por dia, um alto número desses consumidores. Considere procurar estabelecimentos próximos aos centros comerciais, que geralmente, costumam estar perto de estacionamento, ponto de ônibus e metrô, o que facilita o acesso dos clientes.

Outra preocupação na hora de escolher o imóvel é verificar se o local não é sujeito a inundações e se o entorno possui a segurança necessária para instalação do negócio. Uma boa dica é perguntar aos comerciantes da região sobre estas ameaças ao funcionamento do seu empreendimento.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A quantidade de colaboradores necessário para abrir um escritório de advocacia pode variar de acordo com o tamanho e necessidade do empreendedor.

Geralmente são necessários: auxiliar administrativo; recepcionista; auxiliar de serviços gerais e finalmente, os advogados.

Imagem de uma advogada sentada na sua mesa depois que ela resolveu abrir um escritório de advocacia

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir um escritório de advocacia também pode variar, assim como a contratação de colaboradores. O empreendedor precisa escolher um escritório que comporte os setores de recepção, sala de trabalho, sanitários, sala de reunião e copa.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesa e cadeiras;
  • Estante;
  • Arquivo;
  • Impressoras;
  • Computadores;
  • Telefones;
  • Software para cadastro e controle de clientes; atualização monetária dos valores das causas, controle de bens e garantias, controle de despesas processuais, controle de honorários e etc;
  • Geladeira;
  • Micro-ondas;
  • Cafeteira;

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir um escritório de advocacia, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Como materiais impressos, o empresário pode investir em cartões de visita, já que podem ser entregues aos consumidores e transmitem profissionalismo.

Nos meios digitais, crie um bom site, onde constarão as principais informações sobre a empresa e todos os serviços prestados. Por último, mas não menos importante, o empreendedor precisa estar presente nas redes socais, pois atualmente, são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, recomendamos que o empreendedor precisa estar antenado nas legislações, tanto local quanto a profissional, e entenda como ela regula o mercado e as atividades de escritório de advocacia.

É aconselhável que o empresário pesquise e defina bem o conceito e proposta do negócio, seu público alvo e portfólio de serviços. O posicionamento será seu grande diferencial. Evite ser genérico, ou operar em mercados saturados ou de baixa demanda. Seja objetivo e realista quanto à área escolhida.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um escritório de advocacia são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Registro na OAB: Registro do contrato social da empresa junto a OAB
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um escritório de advocacia realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta