Confira 8 passos para você abrir um escritório de arquitetura | Abertura Simples

Confira essas 8 dicas para você abrir um escritório de arquitetura em sua cidade!

Você sonha em abrir o seu próprio negócio? O negócio de arquitetura está baseado na prestação de serviço diretamente às pessoas físicas, empresas ou governo, que buscam os serviços de um arquiteto para as suas demandas de projeto e obra civil. Se você quer saber como abrir um escritório de arquitetura, continue lendo:

SOBRE O MERCADO

Para atuar como Arquiteto em um Escritório de Arquitetura é necessário o registro junto ao CAU do Estado ou Distrito Federal para habilitar a atuação em todo o território nacional.

Abrir um escritório de arquitetura é uma opção de negócio para quem deseja empreender neste segmento e a renda do escritório tem como base os valores pagos pelos serviços prestados, que devem ser suficientes para cobrir todas as despesas envolvidas no negócio e também gerar lucro para o empreendedor.

As atividades do escritório de arquitetura estão inseridas no grande mercado da construção civil, mais especificamente no segmento de “Serviços de Arquitetura e Engenharia e Atividades Técnicas Relacionadas” (CNAE-IBGE). Segundo a Pesquisa Anual de Serviços do (PAS-IBGE), em 2012 este segmento movimentou cerca de R$31,2 bilhões.

A rentabilidade desse negócio vai variar de acordo com os serviços prestados, preços praticados, custos envolvidos e também o número de clientes do escritório.

Vale ressaltar, que para competir nesse mercado, o empreendedor deverá adotar estratégias de diferenciação, bem como a definição dos clientes que vão ser atendidos pelos seus serviços.

Estar sempre antenado as tendências do setor e procurar pontos de exclusividade são extremamente importantes para o sucesso do empreendimento.

TIRE SUAS IDEIAS DO PAPEL E SAIBA COMO ABRIR UM ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA:

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso do seu empreendimento é a boa escolha da localização. O empreendedor que deseja abrir um escritório de arquitetura deve avaliar o local de acordo com o seu público alvo, além de considerar os aspectos de acessibilidade (próximos a estacionamento, metrô e ponto de ônibus), visibilidade (região movimentada), segurança e necessidades operacionais (locomoção da equipe).

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A escolha e contratação dos colaboradores vai depender muito do tamanho e da necessidade do empreendedor.  Ele deverá concentrar um pouco do seu tempo para escolher adequadamente os funcionários que irão compor o time do seu escritório.

Para abrir um escritório de arquitetura, inicialmente, você poderá contar com: administrador; arquiteto; auxiliar técnico e recepcionista.

Imagem de um arquiteto trabalhando depois que ele decidiu abrir um escritório de arquitetura

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para abrir um escritório de arquitetura é de 60m², com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for de desenvolvendo. Neste espaço, o empreendedor deverá dispor os setores de recepção, banheiros, sala de trabalho, sala administrativa, copa e sala de reunião.

Alguns equipamentos necessários são:

  • Poltronas/cadeiras para ficar na recepção;
  • Mesa e cadeiras;
  • Computadores, impressoras e telefone;
  • Software de gestão;
  • Móveis para arquivos e suprimentos;
  • Estação de trabalho;
  • Softwares técnicos;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir um escritório de arquitetura, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

Ele poderá, então, investir nos métodos de divulgação tradicionais, elaborando folders, flyers e cartões de visitas para serem distribuídos aos consumidores. Mas, além disso, é imprescindível que o seu escritório de arquitetura esteja presente nos ambientes digitais.

Por isso, crie um site onde você coloca todas as informações e portfólio da empresa, esteja presente nas principais redes sociais que o seu público consome e estabeleça uma relação e engajamento com o seu consumidor.

Como dica de negócio, recomendamos que o empreendedor fique atento e pesquise as legislações da área, tendências de mercado e cursos de especialização. É importante que o proprietário busque firmar parcerias com clientes e fornecedores para que todos os processos do seu mercado ocorram conforme o planejado.

Se você seguir esses passos, pode ter certeza que o seu escritório de arquitetura terá muito sucesso!

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um escritório de arquitetura são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir escritório de arquitetura realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta