Quer abrir uma empresa em Porto Alegre? Neste artigo você verá todos os pontos necessários para empreender nesta capital. Confira!
Empreender em Porto Alegre requer muito foco, planejamento e visão, necessitando que o empreendedor adquira inúmeras responsabilidades para que a empresa alcance sucesso. É necessário conhecer as diferentes burocracias sobre a cidade e a área em que você irá empreender.
Além disso, para empreender é preciso imaginação. Não apenas para a ideia inicial do negócio, mas para saber lidar com ele e todas as burocracias que o envolvem. É necessário ser organizado e planejado, para evitar riscos e gastos desnecessários.
Com disposição para aprender os itens essenciais, você conseguirá transformar os seus projetos em realidade. Para te ajudar nesta tarefa, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa em Porto Alegre e ter sucesso no seu negócio. Confira!
Sobre Porto Alegre
Primeiramente é preciso conhecer sobre a cidade na qual você irá montar o seu empreendimento. Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre tem aproximadamente 1.484 milhões de habitantes. O rendimento mensal de um trabalhador formal é de 4,2 salários mínimos. Além disso, o PIB per capita da cidade é de 49.740,90.
Porto Alegre ostenta mais de 80 prêmios e títulos, tornando-a uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Em 2010, foi citada pela ONU como a Metrópole nº 1 em qualidade de vida do Brasil pela terceira vez, possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano entre as metrópoles nacionais.
Além disso, em 2009, dados do IBGE apontaram Porto Alegre como a capital brasileira com a menor taxa de desemprego. Enquanto a empresa de consultoria britânica Jones Lang LaSalle a incluiu em 2004 entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo. A capital também aparece na lista da Pricewaterhouse Coopers entre as cem cidades mais ricas do mundo. Porto Alegre recebeu a classificação de cidade auto suficiente, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
Porto Alegre é sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Porto Alegre tem um parque industrial muito diversificado, por causa da sua economia dinâmica, da boa infraestrutura física e técnico-científica e da qualificação do mercado de trabalho. Além disso, vem mostrando destaque nas atividades do setor terciário, crescendo a indústria do conhecimento, serviços e comércio.
Como empreender em Porto Alegre?
Empreender em Porto Alegre envolve muitas etapas, sendo que a maioria delas pode ser feita de forma online, sem dor de cabeça. Para que uma empresa funcione 100% regularizada, você precisará cumprir uma série de exigências e reunir uma série de documentos que garantirão sua segurança enquanto marca, bem como a de seus clientes e funcionários.
Além disso, também é necessário ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, será possível tirar todos os seus projetos do papel, fazendo com que eles deixem de ser um sonho e se tornem uma realidade bem gratificante.
Para facilitar essa jornada, listamos a seguir algumas qualidades que todo empreendedor deve ter!
Tenha uma ideia de negócio inovadora
Os quatro cantos da cidade oferecem oportunidades de crescimento e contam com uma demanda gigantesca. É óbvio que, neste cenário, a concorrência será enorme. Por isso, se você quer que sua empresa em Porto Alegre tenha muito sucesso, será necessário investir na inovação como uma forma de se diferenciar da concorrência.
Caso você já exerça alguma atividade que goste e desempenhe bem, ou tem alguma habilidade específica, e acredito que isso pode se tornar um negócio lucrativo, invista! Trabalhar com algo que gosta ou já domina é um ótimo caminho para o sucesso.
Agora, se você ainda não tem uma ideia de negócio, nem imagina algo que gostaria de fazer, a abordagem precisa ser diferente. Neste caso, é preciso enxergar sua empresa como uma solução, criando uma lista de problemas que ela poderia solucionar com base em todas as suas expertises e experiências.
Por que seu cliente deve escolher você, ao invés do seu concorrente? Essa é a pergunta que você deve responder, sendo ideal que consiga ser o mais específico possível em sua resposta, a fim de atingir uma proposta inovadora. Desta forma, você conseguirá começar a agregar valor ao negócio.
Tenha um plano de negócios
Uma empresa de sucesso precisa ter um plano de negócios para conseguir basear todas as suas ações e decisões. Este é um documento muito importante, pois descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou deseja apenas expandir suas atividades.
O plano de negócios faz a empresa ganhar vida. Por isso, nele devem estar descritos todos os detalhes que envolvem sua empresa. O documento é composto, na maioria das vezes, por seis partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas categorias dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Porto Alegre.
O plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:
- Sumário executivo;
- Análise de mercado;
- Planejamento operacional;
- Análise da concorrência;
- Planejamento financeiro;
- Análise de fornecedores.
Aprenda a precificar seus produtos e serviços
Você já sabe como funciona o processo de precificação dos produtos ou serviços que sua empresa vai oferecer? Essa é uma etapa super importante e determinante durante o processo de abertura da empresa.
A precificação deverá levar em consideração que os preços cobrados devem cobrir todos os custos de produção, distribuição, encargos e, ainda, te proporcionar algum lucro.
Para que isso seja possível, é preciso ter um método de precificação. Isso tornará o processo de cálculo de venda muito mais fácil e prático. Além disso, também te dará uma margem de possíveis valores de desconto, caso seja necessário durante a negociação da venda.
Esteja sempre atualizado
Empreender em Porto Alegre vai exigir que você esteja sempre atualizado acerca do que está acontecendo no mercado ao qual seu negócio está inserido. Também é preciso que você esteja por dentro de todas as tendências e novidades.
Para isso, recomendamos que você faça cursos especializados, participe de feiras de empreendedorismo e eventos voltados para o seu mercado. Fazer networking com possíveis parceiros de negócios também é indispensável, pois isso te manterá ativo no mercado.
Dessa forma, sua empresa tem mais um recurso para se manter um passo à frente no mercado competitivo.
Ideias de negócios para abrir em Porto Alegre
Você possui todas as qualidades necessárias para empreender em Porto Alegre, no entanto, talvez ainda não saiba em que investir. Por isso, listamos abaixo setores em alta para você empreender. Confira!
Setor de Turismo
No momento mais crítico da pandemia do coronavírus, o turismo foi um dos setores mais afetados com perda de mais de 470 bilhões de reais.Contudo, os dados atualizados do turismo nacional vêm mostrando recuperação e são promissores. O setor do turismo vem reduzindo as perdas que obteve durante a pandemia de COVID-19, em consequência do isolamento social.
As agências de turismo fizeram 7,4 milhões de embarques totais de viajantes em 2021, um aumento de 124,6% em relação ao ano de 2020 e 14,7% a mais que em 2019, período pré-pandêmico.
Segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) também informam que os resultados financeiros alcançados em 2021 foram de 7,1 bilhões de reais, o que representa que o setor turístico apresentou uma recuperação de 77% em relação ao ano anterior.
Já em janeiro e fevereiro de 2022, o Brasil recebeu mais de 530 mil viajantes vindos de outros países, segundo o Sistema de Tráfego Internacional da Polícia Federal. Já os dados do Banco Central mostram que o gasto desses turistas estrangeiros no país alcançou 781 milhões de dólares no primeiro bimestre de 2022, apresentando um crescimento de 63% na comparação com o mesmo bimestre de 2021.
Setor Alimentício
O setor alimentício registrou um crescimento de 16,9% em seu faturamento e de 1,3% na produção em 2021, em relação ao ano anterior. No ano passado, a receita do setor chegou a 922,6 bilhões de reais, somando tanto as exportações quanto as vendas para o mercado doméstico.
O aumento do setor deve-se ao crescimento de 1,8% da receita no varejo doméstico e de 18,6% nas vendas externas. As vendas para o mercado interno representam 73,5% do faturamento da indústria alimentícia e geraram 678,5 bilhões de reais em 2021, segundo a Abia.
O aumento doméstico foi puxado pelo setor de food service, que respondeu por 26,3% das vendas locais da indústria em 2021 ante 24,4% em 2020. A ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) ainda estima, para este ano de 2022, um crescimento do food service de 28%, projetando um faturamento na casa de 166,9 bilhões de reais.
Embora os números sejam significativos, o empreendedor que deseja entrar nesse setor precisa ter em mente que inovar é a base para o sucesso nesse ramo. Food-trucks, restaurantes, vending machines e, até, o delivery são boas opções para investimento.
Setor de Casa e Construção
O setor de casa e construção é o que mais cresceu no mercado brasileiro de franquias desde o ano de 2020. Diferente de muitos outros mercados, a área foi impulsionada pelo decreto federal de maio de 2020, que estabeleceu a construção civil como um serviço essencial durante a pandemia.
De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor teve uma alta de 19,6% de abril de 2020 a março de 2021, comparado aos 12 meses anteriores. Também houve um aumento significativo no número de unidades, de 36,5% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao ano anterior.
O setor reúne lojas de material de construção, móveis e itens de decoração, imobiliárias e prestadoras de serviço de limpeza e manutenção. Pela primeira vez, duas redes do segmento estão entre as 50 maiores do país: a imobiliária Re/Max em 35º lugar e a Casa do Construtor em 49º, de aluguel de equipamentos para obras.
“As pessoas estão cuidando mais do local em que conviveram no isolamento. Isso não termina com a pandemia, elas continuam fazendo um investimento”, comenta o gerente de Competitividade do Sebrae, César Rissete.
Por conta dos números significativos, essa é uma área de muito sucesso. O empreendedor que optar por este setor pode atuar com minirreformas, manutenção de residências (pintura, eletricidade, encanamento) ou melhorias (montagem de móveis, decoração).
Como montar um planejamento estratégico?
O planejamento é um processo importante para o sucesso da sua empresa em Osasco e que pode, e deve, ser incorporado e desenvolvido na cultura de qualquer organização independente do seu tamanho ou setor.
De acordo com o IBGE, a cada 10 empresas brasileiras, 6 fecham antes de completar 5 anos. Isto acontece como resultado da falta de planejamento estratégico, fazendo com que a organização atue de forma mecânica, sem ter uma visão e análise profunda quanto a relação da empresa com o mercado competitivo. Ainda, segundo um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.
“Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado”, explica o relatório. “Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa”.
O planejamento é justamente um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma empresa para alcançar os objetivos e metas estabelecidas.
Este planejamento pode ser realizado anualmente, semestralmente, trimestralmente ou, até, mensalmente. Tudo depende das metas e objetivos que a empresa pretende alcançar.
Diante disso, é fundamental que o empreendedor se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, veja a seguir como montar um bom planejamento para a sua empresa!
Defina a missão, visão e valores da empresa em Porto Alegre
A primeira etapa de um planejamento estratégico eficiente é a determinação da missão, a visão e os valores da empresa.
- Missão: Pode ser definida como a identidade da empresa e deve ser concisa, clara e objetiva. Tem como função transmitir o propósito é motivo de existência da empresa;
- Visão: É onde a empresa quer chegar. Ou seja, seus objetivos futuros;
- Valores: São as crenças, comportamento, ética e métodos da empresa que serão adotados para alcançar a visão descrita acima.
A definição desses três pilares irá ajudar na criação de uma cultura organizacional e a dar um direcionamento sobre as principais razões de existência do negócio, sejam elas lucrativas ou não.
Estabeleça metas e objetivos realistas
As metas e os objetivos representam os resultados que a empresa pretende alcançar em determinado período. Para definir as metas e os objetivos corretamente, é necessário usar uma base de dados para realizar uma projeção e traçar novos alvos.
Faça uma análise interna detalhada
Entender os pontos fracos e fortes de uma empresa é fundamental para elaborar planos de melhorias, corrigindo possíveis fraquezas e potencializando as forças do negócio.
Para isso, é possível utilizar a matriz SWOT (Strengths — forças; Weaknesses — fraquezas; Opportunities — oportunidades; Threats — ameaças) para realizar o mapeamento. Tal recurso fornece uma visão mais detalhada de onde e como é preciso agir.
Analise o cenário econômico
Diversos fatores externos podem afetar diretamente a empresa. Esse é o caso de:
- crises políticas e econômicas (como a que vivemos recentemente);
- alterações na legislação tributária;
- mudanças no hábito de compra dos consumidores;
- movimentos da concorrência; ou
- tendências de mercado.
Ou seja: o negócio precisa preparar-se para encarar qualquer tipo de imprevisto que possa surgir, não permitindo que isso interrompa o processo de continuidade do plano inicialmente traçado.
Para isso, a matriz SWOT ainda poderá ser utilizada, ajudando na visualização tanto dos ambientes internos quanto externos.
Conheça o público-alvo do seu negócio em Porto Alegre
Os clientes são as principais fontes de receita de um negócio, então, dedique-se para conhecê-los e definir o perfil do seu público-alvo. Nesta etapa, pode ser utilizada uma pesquisa direta, em que serão perguntados:
- Dados sobre aspectos geográficos;
- Demográficos;
- Psicográficos; e
- Comportamentais.
Depois de descobrir para quem deve vender, procure maneiras de fidelizar o cliente. Com as informações certas, é possível planejar ações de marketing e vendas antecipadas, surpreendendo positivamente o consumidor.
Crie estratégias de negócios
Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso definir ações que levem a empresa a se destacar dentre a concorrência.
Uma dica é adotar a segmentação de mercado para encontrar formas de atender às necessidades e aos desejos mais específicos do público-alvo. Essa prática ajuda a descobrir grandes oportunidades de negócios e identificar o caminho ideal para a empresa se tornar líder de fatias do mercado.
Desenvolva um plano de ação
Um planejamento bem detalhado é importante, mas serve apenas como guia. Se não for possível aplicá-lo à realidade do negócio, será pouco eficiente. Por isso, cada meta definida deve conter uma estratégia a ser alcançada.
Para isso, é necessário:
- Definir os profissionais responsáveis;
- As metodologias e tecnologias que serão adotadas;
- Onde (ambiente externo, interno e online) e quando serão aplicadas;
- Quais e quantos recursos serão utilizados.
Nesse caso, o investimento no lançamento de produtos e serviços ainda não oferecidos pela concorrência, na qualificação dos profissionais e em ações de marketing digital pode ser uma boa ação.
Controle os resultados
Monitorar e controlar os resultados de perto são outras ações primordiais para garantir o sucesso do planejamento estratégico. Essa é a melhor maneira de descobrir possíveis desvios e adotar soluções imediatas de correção, mantendo a empresa sempre no rumo traçado para o alcance dos objetivos propostos.
No meio do caminho, oportunidades também podem ser descobertas, o que permite aos gestores potencializar a força do plano desenvolvido.
Como abrir uma empresa em Porto Alegre?
Agora que você já conhece os setores em potencial e já sabe como ser um bom empreendedor, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar o processo para abrir uma empresa na capital do Rio Grande do Sul. Continue a leitura!
1 – Escolha o tipo de atividade
O primeiro passo para abrir uma empresa em Porto Alegre é identificar o segmento da atividade que você deseja. Para isso, existem três distinções:
- Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio: direcionado ao consumidor final.
2 – Escolha a Natureza Jurídica
Após identificar o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.
3 – Defina o porte da empresa
Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
4 – Reúna a documentação necessária
Para abrir uma empresa em Porto Alegre você precisará apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir empresa em Porto Alegre!
Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa em Porto Alegre:
Para os sócios
Caso você decida abrir empresa em Porto Alegre com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Para a empresa
- CNPJ;
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
- 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Contrato Social
O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.
5 – Realize o registro na Junta Comercial
O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado do Rio Grande do Sul.
6 – Abra um CNPJ
O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma empresa em Porto Alegre é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.
7 – Solicite o Alvará de Funcionamento
Um Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a empresa pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.
O empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. Este documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.
Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.
Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento em Porto Alegre são:
- Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
As principais dúvidas sobre abrir empresa em Porto Alegre
Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir empresa, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Diante disso, decidimos responder as mais comuns:
Quanto tempo demora para abrir uma empresa em Porto Alegre?
Com toda a documentação entregue e aceita, as informações serão enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial. A partir daí, é dado início ao processo de abertura da empresa em Porto Alegre.
A aprovação leva cerca de 3 a 5 dias úteis após o envio da documentação. Após este prazo, você terá em mãos o número do seu CNPJ. Para emitir suas notas fiscais em Porto Alegre, será necessário realizar um cadastro na Rede Simples.
Além disso, para abrir uma empresa em Porto Alegre, também será necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Essa análise determina se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imível para o tipo de comércio desejado.
Como contratar funcionários para uma empresa em Porto Alegre?
Agora que sua empresa já está aberta, chegou a hora de tocar o negócio e, com isso, surge a necessidade de contratar funcionários para te ajudar na gestão e nas rotinas da empresa em Porto Alegre.
Confira a seguir os documentos necessários para registrar um colaborador na sua empresa em Porto Alegre:
- RG, CPF ou CNH;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Exame admissional;
- Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;
- Valor do salário;
- Cargo em que será registrado;
- Horário de trabalho.
Preciso de contador para abrir empresa em Porto Alegre?
Sim. Para que você tenha êxito e garanta que o seu negócio funcione 100% regularizado, é extremamente importante contratar um contador para abrir uma empresa em Porto Alegre! O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.
Bom atendimento
Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.
A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.
Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.
Infraestrutura
É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.
Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.
Competência técnica
É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).
O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.
Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e materiais sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.
Relação custo x benefício
Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.
É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.
Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia, etc.
Localização
O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.
Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.
Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.
Mas afinal, o que faz um escritório de contabilidade em Porto Alegre?
O profissional de contabilidade é a pessoa responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Assim como em Porto Alegre e em todas as outras cidades, suas principais funções são:
- controle do fluxo de caixa e estoque;
- preenchimento e envio de obrigações acessórias;
- escrituração de documentos e livros de entrada e saída da empresa;
- emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (caso for acordado entre as partes);
- entre tantas outras funções.
O contador pode ser também um grande aliado na administração e gerenciamento de um negócio. Se você contar com um bom profissional, ele pode auxiliar no planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e também na tomada de decisões essenciais.
Para se tornar um profissional de contabilidade é necessário ter formação em Ciências Contábeis (superior) ou em Contabilidade (técnico). Além disso, é essencial ser registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para exercer a profissão de forma regular e legal.
Importância do contador
Todo empreendedor sabe que a rotina é muito corrida para lidar com todas as questões de uma empresa. E muitas vezes, por mais qualificado e preparado que seja o profissional, ele não dispõe de todas as habilidades para lidar com todos os assuntos. A contabilidade é um exemplo.
Exercer algumas tarefas exige certos conhecimentos específicos, domínio das práticas contábeis, e também desenvoltura para lidar com situações que, muitas vezes, estão fora do alcance do conhecimento do administrador.
Abertura Simples
O Abertura Simples é parceiro de escritórios de contabilidade em Porto Alegre que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça.
Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade em Porto Alegre.
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