Skip to content

Missão, Visão e Valores: O que são e como defini-los?

O que você verá neste artigo:

Saiba para que serve e qual a importância de definir a Missão, Visão e Valores para da sua empresa

A missão, a visão e os valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. A definição desses pilares é importante por direcionar as ações tomadas pelos gestores e deixar claro o caminho a ser seguido e onde a empresa quer chegar.

Entenda ao longo deste artigo o que são missão, visão e valores nas empresas, seus conceitos, a importância e o passo a passo. Confira!

O que é missão de uma empresa?

A missão é como uma afirmação consistente do propósito e o motivo da existência da empresa, a finalidade da sua criação. Ou seja, a missão é a razão da empresa existir, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil.

A missão pode ser definida como a identidade da empresa e deve ser concisa, clara e objetiva para todos que fazem parte da organização e também para seus clientes. 

É a missão que vai te ajudar a desenvolver seus indicadores e metas futuramente, mas também é ela quem dirá quais benefícios sua empresa traz para o cliente;

Portanto, a missão vai além do que a sua empresa produz e passa a ser a definição função e dos benefícios gerados pela minha empresa para com os consumidores por ela atendidos. 

Quando for desenvolver a missão da sua empresa o empreendedor deve levar três aspectos principais em conta: 

  • Qual o objetivo da empresa?;
  • O que a empresa fará?;
  • Para que público minha empresa atuará?

Veremos agora alguns exemplos de missão de grandes empresas do Brasil e do mundo:

  • Google: “É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”;
  • Mcdonald’s: “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.”;
  • Avon: “Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto realização das mulheres no mundo todo.”;
  • Nestlé: “Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”;
  • Fiat: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”

O que é a visão de uma empresa?

A visão da empresa dirá sobre quais são seus objetivos futuros, portanto a visão da empresa não precisa ser algo rígida como a missão, ela pode passar por transformações conforme a trajetória da empresa e as avaliações constantes por exemplo no plano estratégico do seu negócio. 

É a visão que indicará qual caminho futuro sua empresa pretende trilhar e a partir disso constroem estratégias para atingir seus objetivos. 

A visão é o primeiro passo dado nas estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de algumas perguntas, que devem ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão.

  • O que a empresa quer se tornar?;
  • Onde queremos chegar?;
  • Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?;
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?;
  • O que eu estou ajudando a construir?

Quando estabelecemos a visão de uma organização, não é necessário descrever as formas e estratégias que serão aplicadas para atingir essa meta, ela apenas precisa ser clara e realista.

A visão também servirá como motivação para tirar a empresa da zona de conforto e se movimentar para chegar até esse objetivo no prazo determinado.

Confira alguns exemplos de visão de grandes empresas abaixo!

  • Google: “Ser referência mundial em inovação e organização de conteúdo, agregando conhecimento e bem estar à sociedade.”;
  • Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas.”;
  • Ambev: “Unir as pessoas para um mundo melhor.”;
  • Vale: “Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.”;
  • Toyota: “Crescer de forma sustentável seguindo os princípios Toyota de gestão, tornando-se referência em qualidade e atendimento, consolidando a marca no mercado local e regional, realizando o melhor atendimento, mantendo acima de tudo a alegria, harmonia e satisfação no ambiente organizacional.”;
  • Coca-Cola: “Atuar como base para o seu “roteiro de atividades”, e orientar todos os aspectos de seu negócio, descrevendo o que deve conquistar para continuar com um crescimento sustentável e de qualidade.”;
  • Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.”;
  • Apple: “Proporcionar momentos em que uma palavra vale mil imagens.”;
  • Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”

O que são os valores de uma empresa?

Chegou a vez de falarmos do último integrante, mas não menos importante, do trio: os Valores. 

Imagine um jogo xadrez, ele tem um objetivo (missão). Para atingir esse objetivo você traça estratégias de médio e longo prazo (visão). No entanto, para o jogo acontecer, você precisa estabelecer e seguir um conjunto de regras (valores) as quais os jogadores precisam estar atentos e por eles devem ser respeitadas. 

Podemos dizer que os valores da empresa são esse conjunto de regras as quais a empresa preza. São as crenças da sua empresa e elas são muito importantes para que seu negócio cumpra sua missão e persiga seus objetivos futuros, sua visão.

É importante que a empresa tenha valores bem estabelecidos e amplamente conhecidos internamente. E, mais do que isso, que os colaboradores acreditem e ajam de acordo com eles. 

Na hora de definir os valores da sua empresa, é preciso ter em mente que a originalidade é um fator fundamental. É essencial sair de termos genéricos como, por exemplo, “fidelidade” ou “empenho”, afinal, essas características já devem fazer parte da sua empresa.

Para serem seguidos, os valores precisam ser:

  • Claros e objetivos, permitindo a compreensão de todos;
  • Públicos para toda a organização, clientes e sociedade;
  • Obrigatórios, todos os sócios e colaboradores devem seguir à risca;

Confira os valores de algumas organizações:

  • Coca-Cola: “Inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade, qualidade.”;
  • Nike: “Empresa inovadora, que proporciona modernidade, atendendo, assim, a necessidade do público.”;
  • Apple: “Acessibilidade; inovação; qualidade; excelência; responsabilidade social e ambiental.”;
  • Disney: “Não ceticismo; criatividade; sonhos; imaginação; atenção fanática aos detalhes; preservação e controle da magia Disney.”;
  • HSBC: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes.”;
  • Avon: “Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade.”;
  • Banco Itaú: “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale.”

A Importância da Missão, Visão e Valores

Definir cada um destes conceitos não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante para o funcionamento do seu negócio. Sabe porquê?

Determinar esses pilares da organização pode ser vista apenas como uma formalidade por algumas empresas, mas esses princípios podem proporcionar muitos benefícios.

A Missão, Visão e Valores contribui de forma positiva para os relacionamentos e para a imagem da organização junto dos públicos interno, externo e na fidelização dos clientes e parceiros.

Além disso, elas definem todos os pontos que envolvem a organização, os hábitos e formas de trabalhar, maneiras de resolver problemas, gerenciar crises ou apostar em investimentos e metas.

Determina a direção da empresa

A Missão, Visão e os Valores servem para lembrar o porquê a empresa existe, lembrar aos envolvidos o que se está buscando. A missão, principalmente, serve como guia para a organização e é utilizada como referencial na orientação das estratégias e ações realizadas.

Foca o futuro da empresa

Por meio da visão da empresa, é possível notar a maior facilidade em manter o foco no futuro da empresa. Onde ela quer estar em determinado prazo e não deixar que isso se perca ao longo do tempo.

Direciona a tomada de decisão

Uma missão clara, uma visão focada e valores coerentes fornecem as direções necessárias para a empresa permanecer no caminho e alcançar o que almeja.

Forma a base para o alinhamento

A Missão, Visão e Valores servem como filtro para saber se o candidato à vaga compartilha dos mesmos princípios. Sendo um indício de que a contratação pode ser bem-sucedida ou não.

Acolhe mudanças úteis

Quando as ações são justificadas pela Missão, Visão e Valores é mais simples criar uma Cultura Empresarial que acolha a mudança.

Forma a estratégia

Nenhuma estratégia deve ser criada sem justificativas, elas precisam estar alinhadas com o que a empresa preza e acredita, com os valores compartilhados.

Facilita a avaliação e melhoria

Ao definir uma missão e uma visão clara e objetiva, fica muito mais fácil avaliar e propor melhorias quando temos definidos os nossos objetivos e onde queremos chegar. 

Da mesma maneira, os valores de uma empresa são guias comportamentais. Eles auxiliam na gestão de pessoas, facilitando a avaliação dos colaboradores por parte dos líderes.

Como definir missão, visão e valores para a organização?

Embora não seja uma tarefa fácil, como vimos, é fundamental definir os pilares da empresa para garantir o funcionamento da organização. 

Continue lendo para aprender como definir a missão, visão e valores da sua empresa!

Missão

Para definir a missão é necessário saber, primeiramente, porque e para resolver o que a empresa surgiu. A missão estabelece a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores do negócio. 

De acordo com o Sebrae, “uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social. Mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo”.

Uma missão eficaz e clara deve ser inspiradora. De forma que engaje os colaboradores, os incentivando a sempre darem o melhor de si. Para definir a missão, é importante partir do princípio de que seu negócio não irá somente oferecer um produto ou serviço, mas sim entregar um benefício ao seu público.

De acordo com o administrador de empresas e especialista em comércio internacional, Rogério Chér, toda missão deve conter algumas características fundamentais, como:

  • Ser uma declaração da alta liderança que sinalize com amplitude qual direção estratégica  a empresa irá seguir (1 ano, 3 anos, 5 anos ou mais);
  • Responder com clareza as perguntas: “Quais são nossas maiores prioridades dentro do cenário atual? O que é mais importante fazer agora?”;
  • Direcionar os pilares da estratégia que se conectam com o item acima;
  • Sinalizar as competências técnicas necessárias para entregar a estratégia definida.

Visão

Na visão, devem ser definidos objetivos realistas de curto, médio e longo prazo. Eles servirão como forma de motivar os colaboradores a atingi-los.

Valores

É necessário pensar que os valores não serão defendidos apenas pela sua organização, mas também por todos os colaboradores. Ela deve estar alinhada à missão e visão, e representar a forma de trabalho que será vista no dia a dia.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Saiba que esse é um processo bem burocrático, que não envolve apenas a criação e estruturação do mix de marketing. São exigidos o cumprimento de exigências e muitas burocracias. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Abertura Simples

Ficou com alguma dúvida? O Abertura Simples está aqui para te ajudar! Nossa equipe está à disposição para atender e responder a todos os seus questionamentos.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como Alvará de Funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.