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Propósito Organizacional: O que é e como defini-lo?

O que você verá neste artigo:

O propósito da empresa será fundamental para a sua vida empreendedora. Entenda o motivo!

Atualmente, é um consenso entre empreendedores do mundo todo que empresas que atuam com um propósito possuem um desempenho muito melhor.

Especialistas acreditam que empresas com objetivos definidos ganham mais dinheiro, têm funcionários mais engajados e clientes mais leais.

Uma pesquisa realizada por Raj Sisodia para o seu livro “Firms of Endearment” constatou, por exemplo, que as empresas que operam com um senso de propósito claro e impulsionador, criam valor no curto prazo, bem como no longo prazo para suas empresas.

Contudo, o professor Cahners-Rabb de Administração de Empresas, Emérito, na Harvard Business School, explica que você não pode simplesmente adotar um propósito qualquer. “Ele deve ser conduzido, operacionalmente e em profundidade, pelo CEO e pela equipe de liderança superior”, ensina.

Mas afinal, o que é propósito organizacional?

Propósito vem do latim “proponere”, que significa “colocar à frente”. O termo é utilizado para declarar aquilo em que a empresa acredita e pretende alcançar. É a descrição de um objetivo superior, muitas vezes com viés social, destinado a melhorar a vida das pessoas e do planeta.  Em uma empresa, ter propósito é ter uma razão para funcionar, o que certamente define a marca e a cultura organizacional. Resume os valores históricos, éticos, emocionais e práticos da empresa.

Resumindo, o propósito organizacional é a razão pela qual uma empresa foi fundada resumida em uma única frase.

É importante ressaltar que o propósito de uma empresa não é o mesmo que sua missão. Enquanto a missão tem a ver com a proposta de valor da organização, ou seja, olha para o ambiente externo, o propósito olha para o ambiente interno da empresa e consolida a ideologia, os valores e a cultura organizacional. Portanto, o propósito é a essência do negócio.

Por que é importante definir o propósito de uma empresa?

Desenvolver o propósito da empresa é o que faz com que cada instituição seja única no mercado e possa se diferenciar da multidão de marcas existentes. Afinal, para atrair clientes, é necessário que eles se identifiquem com a marca e com o seu posicionamento. 

Ao definir e comunicar seu diferencial, as organizações conseguem tomar decisões mais assertivas e manter sua relevância no mercado.

Além disso, o propósito organizacional mobiliza os colaboradores em torno de um objetivo em comum que vai além dos lucros financeiros. Essa consciência coletiva produz resultados surpreendentes pois, ao sentir que faz parte de algo grandioso, a equipe percebe a sua importância dentro deste processo. E, consequentemente, realiza suas atividades com mais entusiasmo.

Ou seja, a organização que tem um propósito aproxima a equipe, eleva o seu engajamento com a marca, estimula a sua produtividade, promove a colaboração e colhe serviços de qualidade. A consequência será vista nos lucros financeiros do negócio.

No entanto, estes não são os únicos benefícios que o propósito organizacional proporciona. Confira abaixo outras vantagens!

Mobiliza os colaboradores e clientes 

Para que as pessoas sintam-se motivadas dentro da empresa, elas precisam acreditar em algo e terem orgulho de fazerem parte da organização. O propósito gera confiança nas decisões, nos processos e na empresa, como um todo. Além de atrair clientes que acreditam no que a empresa prega. 

Atrai colaboradores em sintonia com a empresa

O propósito precisa estar em tudo que a empresa faz. Isso inclui também o processo de recrutamento e seleção. Afinal, se a ideia é que as pessoas promovam o propósito, para que ele seja enxergado nas ações e decisões, elas precisam compartilhar os valores da empresa. É muito difícil mudar a cultura de uma organização. Mas quando há clareza sobre o que se busca, fica mais fácil atrair talentos que estejam em sintonia com o negócio.

Ganha relevância no mercado

Hoje há uma abundância de produtos e serviços no mercado, afinal, empreender tem sido opção para muita gente. Uma das formas de não perder espaço para os concorrentes é investir na estruturação de um propósito consistente, que cause impacto positivo e ajude a fortalecer a reputação da empresa. 

Promove o crescimento

De acordo com um estudo realizado pela consultoria Korn Ferry, mais de 70% dos executivos concordam que uma liderança orientada por um propósito organizacional proporciona inúmeros benefícios financeiros de longo prazo. Enquanto, segundo o The New York Times, o engajamento está amplamente conectado a uma maior performance das empresas. E, ainda, conforme um estudo feito pela Gallup, as empresas com colaboradores engajados tiveram lucratividade 22% maior.

Como definir o propósito da sua empresa?

Veja algumas etapas fundamentais na hora de desenvolver um propósito

Golden Circle: Definindo o propósito das empresas

Golden Circle (em português, “Círculo Dourado”) é uma metodologia criada por Simon Sinek que orienta as empresas e seus líderes a encontrarem o seu propósito e gerarem impacto por meio de três perguntas. O conceito de Golden Circle busca criar valor, engajar o público com uma causa e inspirar pessoas.

A metodologia foi desenvolvida para sistematizar uma nova forma de pensar, agir e comunicar-se com o propósito de impactar o mundo.

Sinek apresentou este modelo em seu livro “Comece pelo porquê” (Start with Why), e, constatou que, muitos líderes de sucesso pensam e agem da mesma forma, e sempre são movidos por propósitos, em busca de realizar aquilo que acreditam. 

Seguindo as três camadas, também conhecidas como esferas do trabalho, Sinek ajuda as empresas a extraírem seus potenciais e destacarem-se diante da concorrência.

Ao entenderem o que é o Golden Circle, as empresas podem fugir do padrão de desenvolvimento de potencial de fora para dentro, deixando de ter como única motivação o ganho de dinheiro.

Nesta teoria de Simon Sinek, enfatiza no “Comece pelo porquê” que muitas pessoas e empresas sabem o quê fazem, algumas sabem como fazem, mas poucas tem ideia do porquê fazem. E o conceito aborda o empreendedor a saber o porquê criou a empresa, ou seja, definir seu propósito, e, assim atrair consumidores.

Para isso, o Golden Circle possui três camadas, como se fosse um alvo de jogo de dardos.

  • Na camada central, está a pergunta “por quê”;
  • O “como” está na camada intermediária;
  • Na camada externa, “o quê”.

Confira abaixo o que cada camada significa!

Comece pelo “Por quê?”

Na camada central do Golden Circle está o por quê, que nada mais é que o propósito do seu negócio, da sua iniciativa ou empreendimento. Trata-se da razão de existir de algo, aquilo que move todas as ações. 

Para uma empresa crescer e prosperar, é preciso definir o porquê de sua existência, para posteriormente elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade, que vão atrair os olhares dos consumidores.

Ao saber o seu porquê, tudo flui de maneira mais assertiva dentro da empresa. Esse é o ponto de partida do Golden Circle.

Siga com o “Como?”

Na camada intermediária do Golden Circle são determinadas as estratégias para alcançar os objetivos por meio do propósito determinado anteriormente.

Como a sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?

Nessa etapa é essencial que sejam incluídas todas as crenças e valores da empresa. Isso é um grande diferencial, que é justamente o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.

Termine com o “O quê?”

Por fim, chegamos à extremidade do Golden Circle. É o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Além disso, é nesta etapa onde se define o que se faz ou vende. É, também, nesse ponto da jornada que uma empresa pode expandir seus serviços.

Priorize as pessoas

Além de utilizar o Golden Circle para definir o propósito, é preciso pensar em outros pontos durante sua criação. O propósito deve ser focado no melhor que a organização pode oferecer às pessoas. Para isso, priorize seus colaboradores, clientes e parceiros em geral.

Pense grande

Vislumbre um propósito realmente grandioso e trabalhe para que ele seja alcançado. Para isso, é preciso analisar quais são as grandes questões da sociedade que sua empresa pode ajudar a resolver.

Um propósito desafiador e realmente inspirador colabora para que todos acreditem em você e na organização.

Converse com sua equipe

Após responder as perguntas acima, faça uma reunião com sua equipe. Durante a conversa, faça as perguntas acima para eles. Anote todas as respostas.

Em seguida, compare suas respostas com a da equipe. Veja se as respostas da equipe são iguais as suas. Caso sim, é bem provável que você esteja no caminho certo para entender a motivação do seu negócio.

Em seguida, reúna tudo em uma mensagem curta, simples e, o mais importante, genuína.

Exemplo: suponha que você tenha uma empresa de cosméticos. Uma das respostas sobre o que motivou estar neste mercado é fazer com que as mulheres se sintam bem com elas mesmas. Neste caso, já temos um dos propósitos da sua empresa: empoderar mulheres.

Depois de encontrar o propósito, faça-o aderir

O verdadeiro propósito é muito mais do que uma declaração de missão na seção “sobre” do seu site. Sabemos que é clichê, mas as ações realmente falam mais alto que as palavras. A fim de manter seu propósito, você precisa entrelaça-lo onde puder, em mensagens publicitárias, em treinamento com a sua equipe e por aí vai.

Por fim, vale lembrar que a jornada empreendedora exige muito conhecimento. Além de entender o propósito da empresa, é essencial saber como fazer uma boa liderança. 

Como deve ser um bom propósito?

Confira algumas dicas para definir o propósito da sua empresa.

Deixe o propósito organizacional claro

Seu propósito deve estar claro para os colaboradores e para os clientes. Fale sobre o propósito no site de sua empresa, nas redes sociais, em anúncios e em reuniões para os colaboradores, fornecedores ou investidores. 

Seja sincero

Demonstre como o seu propósito guia as decisões da empresa, as contratações, a organização da empresa e o crescimento das pessoas, e realmente coloque isto em prática. Ou seja, seja honesto sobre o seu propósito e com o que a organização prega. 

Tenha um posicionamento firme

A estratégia é geralmente baseada em dados e projeções, mas o que deve definir a decisão final é o propósito. Posicionar-se é a chave para demonstrar o quanto isso é importante para você.

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