Skip to content

Como abrir uma empresa em São Paulo? Manual completo

O que você verá neste artigo:

Aprenda tudo o que é necessário para abrir uma empresa em São Paulo e saiba como um contador especializado pode te ajudar!

Abrir uma empresa em São Paulo, ganhar mais dinheiro e conseguir ter um negócio próprio e que seja lucrativo é o sonho de muitos brasileiros. É o seu também? Então, saiba que você está no lugar certo.

De fato, abrir a própria empresa na maior metrópole do país é uma excelente oportunidade para ganhar mais dinheiro e prosperar. E o momento para isso nunca foi tão perfeito. Afinal, o mercado tem oferecido inúmeras oportunidades de crescimento para todas as áreas. 

Porém, não podemos dizer que este é um sonho fácil. Quem pretende empreender em São Paulo precisa ter um alto nível de conhecimento sobre empreendedorismo para lidar com todas as burocracias e problemas do dia a dia. Somente assim sua empresa vai prosperar.

Por isso, se você quer realmente abrir uma empresa em São Paulo, precisa saber que terá que sair completamente da sua zona de conforto para lidar com todas as burocracias, tomadas de decisões e rotinas que fazem parte do dia a dia do empreendedor. Todo cuidado é pouco quando o assunto é empreender. Mas, acredite: tudo isso valerá muito a pena e trará bons frutos para o seu negócio.

Pensando em facilitar todo esse processo, o Abertura Simples produziu este artigo exclusivo para que você entenda todas as etapas e circunstâncias que envolvem a abertura de uma empresa em São Paulo. Aqui você também aprenderá como um contador na capital paulista pode ser fundamental neste processo, auxiliando em processos estratégicos que farão seu negócio prosperar a longo prazo. 

abrir uma empresa em São Paulo

Conheça São Paulo (SP)

São Paulo é uma cidade considerada como centro financeiro do Brasil e faz parte da lista de cidades mais populosas do mundo. Mais que isso, a cidade é conhecida por suas diversas instituições culturais, uma rica tradição arquitetônica e, claro, a concentração da economia no setor de serviços, que responde por 88% de toda a riqueza produzida na capital, segundo dados do IBGE publicados na Folha de São Paulo.

São Paulo aparece em 1º lugar no ranking de cidades empreendedoras publicado pela Endeavor, com nota geral de 8,49. Isso graças às inúmeras oportunidades de negócio que a cidade oferece não apenas para seus conterrâneos, mas também para pessoas naturais de outro estado. Essa é uma cidade com uma incrível concentração de centros empresariais, alta densidade populacional e uma circulação de capital incomparável.

Empreender em São Paulo é uma das melhores opções do país, já que a demanda é grande para todo tipo de oferta, onde há também públicos diversos e amplo acesso a fornecedores e crédito, por exemplo. 

São Paulo tem se mostrado como uma cidade terciária, um pólo de serviços e negócios. A cidade abriga cerca de 63% das sedes de grupos internacionais instalados no país. Na metrópole, também está sediada a BM&FBOVESPA, a segunda maior Bolsa de Valores do mundo em valor de mercado, sendo a maior do continente americano.

Por último, mas não menos importante, cada vez mais a prefeitura tem investido em iniciativas para facilitar a abertura de novos negócios, simplificando processos e reduzindo as burocracias. 

Ideias para empreender em São Paulo

Depois de conhecer o potencial que a maior metrópole do país tem, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a planejar a sua empresa.

A primeira fase deste planejamento consiste em definir o tipo de negócio que você deseja abrir em São Paulo. Se você ainda não tem definido qual segmento seguir, citaremos a seguir alguns dos setores que mais estão em alta na região.

Abrir um pet shop em São Paulo

O mercado de pets cresceu muito nos últimos dois anos. Afinal, os bichinhos de estimação são e sempre foram ótimas companhias e, durante o período de isolamento social, isso ficou ainda mais evidente para nós.

O número de adoções de animais de estimação cresceu muito nos últimos tempos. Com isso, também cresceu a procura por locais que ofereçam um bom serviço aos nossos bichinhos de estimação.

Por isso, se você está pensando em abrir um pet shop em São Paulo, pense, principalmente, em formas de diferenciá-lo da concorrência. Ah, e claro, para agradar os seus clientes mais importantes: os animaizinhos. 

Essa é mais uma área que oferece um grande leque de opções de investimento. Você pode abrir um pet shop em São Paulo especializado em:

  • Banho e tosa;
  • Acessórios para cachorros e gatos;
  • Alimentação;
  • Adestramento;
  • E muito mais!
ABS News - Clique aqui!

Abrir uma academia em São Paulo

A pandemia aumentou significativamente a procura por cuidados pessoais e para nos sentirmos bem conosco. Cada vez mais o brasileiro está focado em cuidar de si, do seu corpo e da sua mente. E é exatamente por este motivo que abrir uma academia em São Paulo é uma excelente ideia!

Em uma cidade tão movimentada, a chance de crescimento é enorme. Afinal, a demanda não faltará. Se você for investir nessa ideia, o ideal é pensar em um serviço mais completo para se diferenciar da concorrência. Você deve investir, por exemplo, em:

  • Aulas de dança, yoga, musculação e outros;
  • Espaços separados para cada modalidade;
  • Acompanhamento one a one com cada aluno;
  • Bons profissionais.

Todos esses são diferenciais extremamente importantes que darão um destaque maior à sua academia.

Abrir uma cafeteria em São Paulo

As cafeterias fazem parte da rotina de muitos paulistas, indicando um forte potencial de negócio. Por isso, abrir uma cafeteria em São Paulo é um investimento extremamente vantajoso. Afinal, sua empresa não ficará focada em apenas um público, mas poderá atender vários deles ao mesmo tempo: moradores, turistas, pessoas que estão a trabalho ou a passeio e muito mais! 

Independente da condição pela qual a pessoa está na cidade, ela com certeza será atraída pelo cheirinho de café fresquinho. Ninguém resiste né?

Uma forte tendência em São Paulo são as cafeterias climatizadas, que mais do que produtos de qualidade, também oferecem uma experiência memorável para seus clientes. Por isso, ao abrir uma cafeteria, pense em um ambiente que seja agradável, com cores mais neutras e uma música ambiente tranquila. Acredite, será um sucesso!

Perfil empreendedor: será que você tem um?

É comum que as pessoas que estão prestes a abrir uma empresa se questionem se elas têm o perfil de empreendedor. Afinal, as vezes bate a insegurança né? Mas a resposta para essa pergunta é bem simples: não existe um perfil específico para abrir uma empresa. Se você tem uma ideia de negócio e quer torná-la sua fonte de renda, esse já é um ótimo começo. 

É preciso ter em mente que empreender em São Paulo vai muito além de ser seu próprio chefe. Para gerenciar o próprio negócio, é necessário ter uma boa imaginação, saber lidar com adversidades e ter inteligência emocional para tomar decisões importantes sob pressão. Esse é só o começo de uma lista extensa. É necessário, também, ser bem organizado e seguir seu planejamento à risca, evitando riscos e gastos desnecessários. 

Um bom empreendedor deve, também, saber lidar bem com pessoas. Isso é fundamental para garantir um bom relacionamento com seus clientes e colaboradores.

Agora sou eu que te pergunto: qual o seu maior objetivo como empreendedor? Este será só um plano B ou você realmente vai investir todos os seus esforços, recursos, tempo e dedicação neste projeto? Quais são as realizações pessoais e profissionais que você deseja atingir?

Se você não tem medo de bater de frente com os problemas, nem sossega até resolvê-los, deseja que seus projetos sejam seu maior orgulho e não se preocupa com a rotina do dia a dia, eu tenho uma notícia para te dar: você já tem a alma de empreendedor.

O que é necessário para empreender em São Paulo?

Empreender em São Paulo envolve inúmeras burocracias. Afinal, para funcionar 100% regularizado, é necessário cumprir uma série de exigências que garantirão a sua segurança quanto marca, bem como a de seus clientes e funcionários.

Além disso, também é essencial ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com todos esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, é possível tirar os projetos do papel, fazendo-os se tornarem uma realidade bem gratificante. 

Além disso, quem quer empreender em São Paulo também precisa ter uma série de qualificações que o deixarão apto a lidar com todas as rotinas de um empreendedor. Para facilitar sua jornada, listamos todas essas qualidades a seguir!

abrir uma empresa em São Paulo

Tenha uma ideia inovadora

Com tantas oportunidades de crescimento e com uma demanda gigantesca nos quatro cantos da cidade, é óbvio que a concorrência é muito grande. Por isso, se você quer que sua empresa em São Paulo tenha sucesso, é necessário investir em inovação como forma de se diferenciar da concorrência. 

Se você exerce alguma atividade que goste, ou tem alguma habilidade específica, e acredita que isso pode se tornar um negócio lucrativo, invista! Trabalhar com o que ama é um ótimo caminho para o sucesso. 

Agora, se você não tem uma ideia de negócio, o ideal é que você comece a pensar de uma outra forma. Encare a sua empresa como uma solução e crie uma lista de problemas que ela poderia solucionar, com base em suas expertises e experiências.

Com essa ideia em mente, tente responder a seguinte pergunta: por que o cliente vai escolher você, ao invés do seu concorrente? O ideal é conseguir ser o mais específico possível ao responder essa pergunta. Dessa forma, é possível agregar ainda mais valor ao negócio. Para isso, trabalhe com uma proposta mais explorada e inovadora. 

Elabore um plano de negócios

Se você quer ter uma empresa de sucesso em São Paulo, precisará ter um plano de negócios. Esse é um documento muito importante que descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem a criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou se vai expandir suas atividades.

O plano de negócios é indispensável para que a empresa ganhe vida. Nele, devem estar descritos todos os detalhes que envolvem seu negócio. Para isso, o documento é composto, na maioria das vezes, por seis partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas categorias dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir na capital paulista. 

Normalmente, o plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:

  • Sumário executivo;
  • Análise de mercado;
  • Planejamento operacional;
  • Análise da concorrência;
  • Planejamento financeiro;
  • Análise de fornecedores.

Saiba precificar seus produtos e serviços

Você sabe como precificar os produtos ou serviços que a sua empresa vai oferecer? Essa é uma etapa importantíssima e determinante durante o processo de abertura da empresa. É primordial que o seu preço cubra todos os custos de produção e distribuição, bem como os encargos e ainda deve te proporcionar algum lucro.

Para que isso seja possível, é necessário ter um método de precificação. Isso trará mais praticidade e facilidade no cálculo durante uma venda e, também, te dará uma margem de um possível desconto para oferecer ao cliente caso ele peça. 

Se atualize constantemente

Para empreender em São Paulo, é necessário entender tudo sobre o mercado ao qual o seu negócio está inserido. Também é preciso que você esteja muito bem atualizado sobre o mercado em que atua. 

Para isso, a nossa recomendação é que você faça cursos especializados, participe de feiras 

sobre empreendedorismo e eventos voltados para o seu mercado, converse com outros empreendedores, faça networking e fique atento às notícias e mudanças que envolvem seu mercado. 

Todos os setores do mercado estão em constante mudança. Por isso, é importante que você se mantenha sempre atualizado e nunca deixe de correr atrás de conhecimento. Dessa forma, sua empresa sempre ficará um passo à frente no mercado competitivo. 

Abra a sua empresa com quem é referência no Brasil. Abra a sua empresa no Abertura Simples! Saiba mais!

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Agora que você já decidiu qual o segmento de empresa vai abrir, chegou a conclusão que tem um perfil empreendedor e já possui uma ideia de negócio inovadora, chegou a hora de colocar a mão na massa e dar entrada no processo para abrir uma empresa em São Paulo. Abaixo explicaremos o passo a passo que você deverá seguir. Continue a leitura! 

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma empresa em São Paulo é identificar o segmento de atividade em que deseja atuar. Você já definiu qual ramo deseja seguir, certo? Com base nele, você deverá escolher entre os três tipos de atividades empresariais existentes:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica com o objetivo de transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a natureza jurídica

Após identificar qual segmento de atividade vai exercer, é necessário identificar o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): empresa constituída por uma única pessoa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

Defina o porte da empresa

Agora é hora de saber qual o porte da sua empresa em São Paulo. As opções deverão ser escolhidas a partir do seu faturamento. São elas:

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna toda a documentação necessária para abrir uma empresa em São Paulo

Para abrir uma empresa em São Paulo, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem entregues, pois possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abertura de empresas em São Paulo. 

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa em São Paulo:

abrir uma empresa em São Paulo

Para os sócios

Para abrir uma empresa com sócios em São Paulo, é necessário apresentar os seguintes documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG/CNH e CPF de cada;
  • 1 cópia da filha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

Já no que diz respeito aos documentos empresariais, é necessário apresentar:

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento muito importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros. 

5 – Realize o registro na Junta Comercial

O registro da empresa realizado na Junta Comercial é considerado a certidão de nascimento de um negócio e deverá ser realizado antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você registrá-la na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo.

6 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma empresa em São Paulo é bem simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você deve fazer o download do Documento Básico de Entrada e, em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviá-lo à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

7 – Solicite um Alvará de Funcionamento

Um alvará de funcionamento é o documento que indica se a empresa pode, ou não, exercer as suas funções no local em que você deseja instalá-la. 

O alvará de funcionamento para abrir uma empresa em São Paulo pode ser solicitado gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal. 

Para cada tipo de atividade há um certo tipo de alvará. Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Para solicitar um alvará de funcionamento são necessários os seguintes documentos: 

  • Planta do imóvel onde você deseja abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, do responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote (SQL) do imóvel;
  • Declaração de atividade: onde deverá estar descrito para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-constituído. 

Ainda, para abrir uma empresa em São Paulo,  também é necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Essa análise é feita para determinar se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imóvel para o tipo de comércio desejado.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa em São Paulo?

Com a documentação entregue e deferida, as informações são enviadas para a Receita Federal e para a Junta Comercial. A partir daí, é dado início ao processo legal de abertura da empresa em São Paulo. 

A aprovação da abertura leva de 3 a 5 dias úteis após o envio da documentação. Após este prazo, você receberá o número do seu CNPJ. Caso vá emitir notas, ainda precisa realizar um cadastro na Rede Simples.

Preciso de contador para abrir uma empresa em São Paulo?

Sim. Como você pode perceber, o processo de abertura de um negócio envolve diversos fatores e burocracias. Para que você tenha êxito e garanta que seu negócio funcione 100% regularizado, é indispensável contratar um contador para abrir empresa em São Paulo

Escritório de contabilidade em São Paulo

Para abrir uma empresa é indispensável contar com a ajuda de uma contabilidade em São Paulo. Isso porque, algumas funções, como o controle e a coordenação da vida financeira do seu negócio exigem o auxílio de profissionais especializados no assunto. 

Se você quer que a sua empresa se mantenha regularizada e em constante crescimento, então precisará do auxílio de uma boa contabilidade em São Paulo.

O que faz um escritório de contabilidade em São Paulo?

O contador em São Paulo é responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Dentre as suas funções, destacam-se:

  • Controle do fluxo de caixa e estoque;
  • Gestão de processos contábeis;
  • Preenchimento e envio de obrigações acessórias;
  • Escrituração de documentos e livros de entradas e saídas da empresa;
  • Emissão, registro de notas fiscais e pagamentos de impostos;
  • Entre outras funções.

Além disso, o contador também pode ser um grande parceiro estratégico, te ajudando na tomada de decisões e no gerenciamento do seu negócio. Um bom profissional pode te ajudar no seu planejamento estratégico e na elaboração de relatórios gerenciais, atuando como um verdadeiro consultor da sua empresa.

Abertura Simples

O Abertura Simples é parceiro de escritórios de contabilidade em São Paulo que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça. 

Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade para sua empresa em São Paulo.

Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa”

Abrir uma empresa demanda de muitos processos, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Mas, o Abertura Simples descomplica todas essas etapas para você. Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e confira o passo a passo para começar a empreender em São Paulo. Baixe agora mesmo, é grátis!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!