Skip to content

Saiba como emitir a Inscrição Estadual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você precisa saber como emitir a Inscrição Estadual e não faz ideia por onde começar? Confira este artigo!

O processo de abertura de empresa não é nada fácil, né? Emitir a Inscrição Estadual, ter CNPJ, conquistar o alvará de funcionamento e por aí vai. Enfim, são tantos processos que pode ser complicado, realmente, saber como fazer tudo. Por isso, pensando em ajudar nossos leitores, decidimos compartilhar algumas dicas sobre como emitir a Inscrição Estadual.

Antes de mais nada, você sabe o que é a Inscrição Estadual?

A inscrição é um registro da empresa no cadastro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e permite que o negócio possa comercializar produtos e serviços que necessitem de repasse de mercadoria. O documento é emitido pela Secretária da Fazenda.

Ocorre que todas as empresas que atuam com repasse de mercadoria precisam pagar o imposto de ICMS. Só que para realizar o pagamento é necessário ter um cadastro de Inscrição Estadual. Sendo assim, o registro, composto por diversos números e muito parecido com o CNPJ, é essencial.

A inscrição estadual serve para que o governo consiga calcular a quantidade de impostos que a empresa precisará pagar por cada venda realizada. Sendo assim, serve para que o governo consiga ter um controle maior sobre a circulação de produtos e serviços no Brasil e impeça que haja sonegação tributária.

Será que sua empresa realmente precisa emitir a inscrição?

Algumas empresas são obrigadas a emitir a inscrição. Por exemplo, se sua empresa atua como comércio, indústria, prestadores de serviços de energia e comunicação, você necessariamente precisará conquistar o registro para atuar conforme as leis vigentes no Brasil.

Empresas, como, banco, hospitais e laboratórios, por exemplo, não precisam da inscrição. Entretanto, se a empresa prestar serviços e vender produtos será necessário ter a Inscrição Estadual.

Saiba como emitir a Inscrição Estadual

Em muitos estados, a Inscrição Estadual pode ser solicitada, junto com o CNPJ, pela internet. Só que o processo pode variar de estado para estado. Sendo assim, a recomendação é que você verifique o processo no site da Secretaria da Fazendo do seu estado.

É importante mencionar que, geralmente, a emissão do alvará de funcionamento exige a Inscrição Estadual. A recomendação, para que o empreendedor consiga realizar todos os processos de abertura e legalização da empresa com eficiência, é contar com a ajuda de um contador.

O profissional tem conhecimento específico em abertura de empresa. Por isso, consegue realizar todos os processos com mais agilidade e o empreendedor não precisará se preocupar com nada.

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Além disso, ele (ela) poderá ser um aliado (a) do empreender, pois poderá realizar outros serviços, como planejamento tributário, para reduzir o pagamento de impostos; folha de pagamento; admissão e demissão de funcionários etc.

Agora que você já sabe como emitir a Inscrição Estadual, que tal entender mais sobre como um contador pode te ajudar? Leia nosso artigo e “saiba quais são os serviços prestados por um contador”. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário