Skip to content

Entenda como tirar a certificação ISO 9001

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer melhorar a performance da sua empresa? Saiba como tirar a certificação ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional que determina os requisitos que as empresas devem colocar em prática para conseguir oferecer produtos/serviços de alta qualidade.

A certificação indica que a empresa atua com as normais mais eficientes. Desta forma, além de atuar com qualidade, a empresa também pode fazer negócios fora do país com mais facilidade, pois atua seguindo parâmetros internacionais.

Diante disso, entender como tirar a certificação ISO 9001 é um passo importante para os empreendedores que querem ir além, ou seja, produzir mais e com menos custos, aumentar a satisfação do cliente e ainda ter mais credibilidade no mercado.

A história da ISO 9001

A ISO é uma organização independente e não governamental que foi criada na Suíça, em 1947, para criar normas internacionais com base em práticas e conhecimentos de especialistas do mundo todo.

Dentro da “família” ISO, há diversas normas e cada uma tem determinado objetivo, como é o caso da ISO 9001. Ela foi criada para apresentar os requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade.

Sua primeira versão surgiu em 1987 e orientava procedimentos para inspeção e testes. Após a data, a norma passou por, pelo menos, mais três versões. Na última, de 2008, se tornou mais genérica, voltada para produtos e serviços e com menos burocracia.

Afinal, como tirar a certificação ISO 9001?

Após ler as vantagens da certificação, é possível que você tenha interesse em obter a ISO para a sua empresa, certo?  Saiba que a certificação não é algo tão simples assim e exigirá empenho. Para ajudar no processo, compartilhamos abaixo alguns passos.

Passo 1 – Método

Como método, o empreendedor poderá contar com a ajuda de um consultor ou de um software. Ele será o caminho para que os requisitos sejam colocados em prática conforme estabelece a norma.

É possível fazer isso sozinho, ou seja, sem a ajuda de um programa ou um consultor. Só que as chances de conseguir a certificação reduz consideravelmente, já que a norma é complexa e exige um conhecimento mais amplo para que possa ser colocada em prática com sucesso.

Passo 2 – Sistema de gestão

É interessante que haja uma avaliação do atual sistema de gestão da empresa. Isso porque muitos requisitos solicitados podem já estarem em prática ou só precisam de melhorias.

Passo 3 – Equipe de implantação

Para implantar a norma, será necessário criar uma equipe específica. Os profissionais devem ter conhecimento sobre o assunto para que tudo seja colocado em prática com eficiência. Também é necessário especificar um líder que possa avaliar cada ação.

Passo 4 – Planejamento

Algumas vezes, a implantação da ISO exige altos investimentos, aquisição de equipamentos ou sistemas. Por isso, após o diagnóstico inicial, é fundamental que a empresa desenvolva um planejamento sobre valores e prazos das mudanças para que tudo seja desenvolvido com organização.

Passo 5 – Auditoria interna

Após colocar as mudanças em prática, é interessante que a empresa convoque uma auditoria interna. A equipe deve analisar todos os pontos que serão verificados durante a auditoria oficial.

Passo 6 – Certificação

As empresas que realmente querem a certificação deverão contratar um órgão que fornecem o ISO 9001 após uma auditoria oficial. Os profissionais realizarão a fiscalização de cada item da norma. Caso a empresa atenda a todos os requisitos, será aprovada e conseguirá a certificação.

Para finalizar, é importante mencionar que saber como tirar a certificação ISO 9001 é um dos passos para melhorar a performance da empresa. O empresário também deve conhecer outros tipos de gestão. Por isso, nossa recomendação é que você leia nosso artigo “Sucessão empresarial: Como fazer uma boa gestão desse processo?”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário