fbpx

Contabilidade Ambiental: descubra para que ela serve e saiba como implementá-la em seu escritório.

 em Contabilidade

Você sabe o que é Contabilidade Ambiental e para que ela serve?

Apesar de ser um termo pouco discutido, a Contabilidade Ambiental está se tornando uma modalidade contábil procurada com mais frequência. Em decorrência da preocupação com o meio ambiente e recursos naturais, algumas empresas decidiram adotar modelos mais sustentáveis para diminuir a degradação da natureza, então é ai que essa categoria pode atuar.

Essa preocupação com o meio ambiente chegou ao ramo empresarial e fez com que diversos gestores mudassem algumas atividades para que a degradação ambiental fosse diminuída, assim a gestão ambiental começou a ser implantada e trabalhada de uma maneira que não seja vista como um gasto a mais, mas sim como uma maneira de fazer a empresa se posicionar melhor no mercado.

Qual a função da Contabilidade Ambiental?

Um profissional contábil pode ajudar uma empresa a implantar modelos sustentáveis para que assim gerem registros de dados correspondentes a ações da empresa que afetam o meio ambiente.

Focado na sustentabilidade, esse modelo deve ser implantado para que tanto as empresas, quanto os consumidores evitem negligenciar as alterações que ocorrem com os recursos naturais.

Atualmente, muito se fala na escassez de recursos e como isso pode afetar o mundo a longo prazo. A contabilidade ambiental garante que esse impacto seja diminuído o máximo possível. Assim, o contador consegue ordenar as informações através de Relatórios Integrados, que mostram as informações financeiras, ambientais e sociais.

O que são Relatórios Integrados?

São relatórios que permitem que o profissional ou assessoria contábil da empresa tenha uma visão ampla de todos os âmbitos da empresa sejam governamentais, sociais, financeiros ou ambientais, pois além de ter conhecimento de quanto a empresa gasta financeiramente, é possível saber até mesmo quanto de matéria-prima foi explorada, o quanto de lixo foi produzido e o quanto de água foi usada.

Assim, ele pode trabalhar com resultados para torná-los ainda melhores e isso contribui para imagem da empresa de uma maneira positiva, pois empresas que estão preocupadas com o meio ambiente, estão preocupadas também com o futuro e isso impulsiona a imagem que ela tem no mercado.

Muitas empresas já aderiram esse relatório mais completo, por exemplo, a Coca-Cola, a Natura e a Danone.

Você sabe o que é o Passivo Ambiental?

É muito comum que algumas atividades empresarias gerem algum tipo de desequilíbrio ambiental como poluição visual ou sonora. Todo o capital destinado para minimização desses impactos e desequilíbrio, é chamado de passivo ambiental.

O passivo ambiental são conjuntos de obrigações, capital e deveres que beneficiam o meio ambiente, em que os recursos são utilizados de forma sustentável a curto e longo prazo e essas obrigações são de extrema importância para que a Contabilidade Ambiental seja aplicada de maneira efetiva.

Vantagens da contabilidade ambiental na sua empresa

  • Essa prática melhora a imagem corporativa, pois quando os relatórios são lançados para o público, mostra transparência da gestão e mostra que a empresa está colaborando com o ambiente de negócios para que se torne mais sustentável.
  • Esse tipo de contabilidade possibilita a padronização de processos, o que gera maior controle e geração de indicadores de desempenho ambiental.
  • A contabilidade ambiental ajuda a identificar os recursos de maneira que as decisões de investimentos e alocá-los baseando-se em indicadores precisos.

Portanto, podemos ver que esse serviço contábil é muito importante e pode ser um ramo que no futuro seja ainda mais procurado pois esse modalidade será de extrema importância para o desenvolvimento das empresas.

Se você deseja saber mais, nós temos um infográfico sobre Contabilidade Sustentável que mostra um pouco mais sobre a sustentabilidade dentro do seu escritório.


Entendeu tudo sobre Contabilidade Ambiental? Comente e continue sempre atento ao conteúdo do Abertura Simples.

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

evento da semana paulista da contabilidadecontadora utilizando beneficos da contabilidade colaborativa