fbpx

Saiba como ter uma contabilidade estratégica em seu escritório

 em Contabilidade

Entenda transformar a sua contabilidade estratégica, deixando seus clientes mais satisfeitos!

Você já pensou que a contabilidade pode ser muito mais do que apenas prestadora de serviços contábeis? Durante muito tempo, a área foi vista apenas como um processo meramente burocrático para fins tributários utilizada, no máximo, para ações corretivas.

Porém, a contabilidade, de uma forma geral, é capaz de trazer muito mais a empresas de qualquer ramo ou tamanho. E uma das ramificações dessa disciplina que tem trazido resultados bem positivos é a contabilidade estratégica.

Para os empreendedores, essa é uma grande parceria que pode gerar pontos positivos nos negócios. Para os contadores, é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência. Entenda a contabilidade estratégica e como transformar esse setor dentro do seu negócio. Continue lendo:

Como ter uma contabilidade estratégica?

1. Analise o cenário econômico

Claro, existem alguns setores que estão passando por crises, mas não são todas que vivem nesse pessimismo. É necessário que o profissional de contabilidade analise o cenário econômico e informe ao seu cliente quais são os bons investimentos a serem feitos e quais são ruins.

Quando o profissional trabalha para ajudá-lo a enfrentar a crise e passar com tranquilidade por esse período turbulento, o cliente se sentirá muito mais satisfeito.

2. Evitar multas desnecessárias

Outro ponto importante e que merece devida atenção são as mudanças nas regras e datas de pagamento de alguns tributos comuns para as empresas. De acordo com cada ramo de atuação, essas regras e datar podem variar muito.

Por isso, se a empresa não estiver atenta, pode acabar pagando algumas multas desnecessárias. O profissional de contabilidade estratégica pode ajudar a programar esses pagamentos de tributos para que todos sejam controlados. O empreendedor não precisa ter dores de cabeça com esse tipo de obrigação.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

3. Controle de gastos

Muitas vezes, o acesso aos empréstimos junto aos bancos e instituições financeiras se tornam um pouco mais difíceis para algumas empresas. Isso significa que o empreendedor precisa estar pronto para controlar um pouco os gastos.

O profissional que entende da contabilidade estratégia pode auxiliar analisando quais são os gastos que podem ser cortados ou reduzidos. Ele irá analisar como a empresa tem gastado com a produção do seu produto ou serviço. Além disso, também irá rever as políticas de vendas, custos, preços e mais.

4. Fluxo de caixa

Como anda a movimentação financeira da empresa? Nesses períodos de turbulência no mercado, a atenção com o fluxo de caixa pode ser a chave para enfrentar a crise. O profissional de contabilidade pode ajudar o gestor a ver com mais clareza exatamente o quanto à empresa tem gasto e no que, assim como o quanto de dinheiro está voltando para ela.

Com essa análise é possível fazer um corte de custos, se for necessário, que não afete demais a empresa e seus colaboradores. É a partir dessa atenção que o gestor, junto do profissional contador, poderá ver como anda o capital de giro da empresa e, principalmente, no que está relacionado à inadimplência dos clientes que, em meio a uma crise como essa, pode acabar por corroer a viabilidade do negócio.


E aí, pronto para transformar seu escritório? Já sabe como deixar sua contabilidade estratégica? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

homem calculando como calcular e declarar INSS patronal para MEIimagem com a contabilidade para mei