Entenda as vantagens e desvantagens da contabilidade terceirizada

Sabe o que é contabilidade terceirizada? Saiba tudo sobre esse assunto:

A terceirização dos serviços contábeis ocorre quando um contador autônomo ou escritório de contabilidade é contratado por uma empresa para realizar serviços onde são negociados o que o profissional executará na empresa e como será o pagamento de honorários mensais.

A contabilidade terceirizada começou a ser bem vista quando pequenos empresários, com pouco tempo para administrar seus tributos, enxergou a modalidade como uma boa solução.

Para contratar um serviço terceirizado, é necessário pensar em sua necessidade de serviço naquele momento. O contador é o profissional que lida com os dados mais importantes que sua empresa fornece, então é imprescindível entender qual a sua estratégia atual e como o contador se encaixa nesse momento para a sua empresa.

Vantagens e desvantagens da contabilidade terceirizada

Essa modalidade contábil tem sido vista como uma solução produtiva pois ajuda na gestão do tempo de seu negócio e garante que a produtividade aumente.

Assim, sua empresa está nas mãos de profissionais capacitados e especializados, pois serão contratados para um serviço específico e garantirá a produtividade do serviço desenvolvido, pois ao contratar um serviço terceirizado, é possível notar que seu serviço é específico, ou seja, é alguém que de fato entende muito bem o que está fazendo e trará um diferencial para seu negócio.

Além disso, o profissional contábil terceirizado tem mais autonomia para realizar seu trabalho e ainda tem a possibilidade de realizar mais de um serviço por vez.

Porém, tudo tem o seu lado negativo. Terceirizado, você deve entender que a sua renda será bem variável, ou seja, seu faturamento está diretamente relacionado com a sua produção, além de não ter nenhum benefício trabalhista garantido.

Apesar disso, a contabilidade terceirizada ainda é uma opção viável tanto para o contador quanto para o empresário, pois garante que o serviço seja feito de maneira efetiva para prosperar na empresa.

Terceirizar ou contratar um serviço?

A terceirização de um serviço geralmente ajuda com a diminuição de custos e é o mais indicado para empresas que estão iniciando seus serviços mas é necessário avaliar diversos fatores e ver qual a melhor decisão você pode tomar, tendo a atenção ao que você precisa no momento em que sua empresa está inserido. Considere:

  • Preste atenção ao que sua empresa precisa naquele exato momento e se o serviço do contador é necessário para apenas um momento ou por um período de tempo um pouco mais longo.
  • Considere e avalie o ambiente que sua empresa está inserida e como ela está financeiramente, para saber qual tipo de serviço você contratar.
  • Busque por um profissional totalmente capacitado que ajude sua empresa a crescer e manter o desenvolvimento e que ajude nos cálculos e tributações.

Se depois de pensar nessas hipóteses, a contabilidade terceirizada ainda parecer a melhor escolha para o seu negócio de acordo com o momento da sua empresa, faça-a com segurança e una-se ao profissional contábil para que seu negócio cresça, pois será ele que deixará tudo em dia e ajudará em cada passo e decisão que sua empresa pode tomar.


Conseguiu entender como funciona a contabilidade terceirizada e como isso pode ajudar o seu negócio dependendo da situação que ele está inserido? Comente e fique atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta