Tudo o que você precisa saber sobre o Contador 2.0

 em Contabilidade

Hoje, o Contador 2.0, tem que ser um profissional ligado, ativo e proativo. Como um bom funcionário, ele precisar estar apto para atuar em todos os lados da empresa.

ENTENDA O QUE É O CONTADOR 2.0

SOBRE O CONTADOR 2.0

Atualmente, vários termos estão sendo utilizados para descrever escritórios de contabilidade que decidiram mudar e passaram a oferecer a seus clientes soluções digitais, online e rápidas, facilitando o relacionamento e somando a produtividade de seus escritórios. Antes de tudo, é importante validar que esse conceito de “2.0” é uma definição moderna para uma segunda versão de contadores, incluindo melhorias e vantagens nos hábitos convencionais.

Hoje, notas fiscais de entrada e de saída são importadas automaticamente. Os antigos livros contábeis tem sido substituídos em todas as instâncias pelo ECD e pelo ECF , que acabaram com muitas das burocracias sobre o registro das demonstrações contábeis. A contabilidade digital já é uma realidade e possuem a segurança e a credibilidade dos dados gerados em “tempo real”.

O contador 2.0 é aquele profissional que moderniza as velhas maneiras de controle financeiro, e cujo trabalho está relacionado em tempo real com seus clientes, por meio de sistemas de gestão empresarial implantados no próprio escritório ou no ambiente do cliente. Ele tem que superar as expectativas do seu público. Além disso, precisa ser capaz de ajudar os seus clientes para que eles consigam controlar suas finanças, a entender o que os números gerados por ele mesmo significa e auxilia-lo a planejar o futuro, com segurança e rapidez.

Imagem de uma pessoa fazendo anotações de como tornar-se um contador 2.0

EVOLUÇÃO DO CONTADOR 2.0

A necessidade de evolução dos contadores não afeta apenas sobre a eficiência, mas também como parte de um processo para manter ativa a profissão. Agora, é o momento ideal para que as práticas contábeis tradicionais sejam aprimoradas, a fim de contemplar a valorização apropriada que o segmento merece.

Hoje, uma empresa que vai contratar um contador tende a buscar profissionais que tenham experiência no mesmo segmento em que atua, baseando-se em um conjunto de habilidades. O conhecimento técnico em si já é um pré-requisito para as contratações, mas acaba não sendo o suficiente, uma vez que as empresas demandam um gestão em conjunto de seus negócios. A área contábil vem exigindo que o contador acompanhe a variação das atividades exercidas no mercado. A capacitação obriga o profissional a entender o negócio com um empreendimento mais amplo.

Consequentemente, o contador passa a ser um profissional que coopera nas mudanças e que agrega valor à empresa, tornando-se quase um administrador de todos os processos. O contador 2.0 pode atuar como gestor, assumindo as propriedades das companhias, além de participar das tomadas de decisões e desafiar as velhas formas de atuar.

Fazer com que o funcionário tenha o DNA da empresa e busque aplicar diariamente a cultura do negócio são metas para o contador 2.0. A busca constante por um alinhamento de postura que respeita os valores, missão e visão da empresa é essencial para atingir o alto desempenho da equipe e influenciar os funcionários a aderirem a esse comportamento positivo.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

O EMPREENDEDOR CONTÁBIL PRECISA PENSAR ESTRATEGICAMENTE

Os mercados globalizados e os vários concorrentes demandam do gestor mais conhecimento em outras áreas e um bom planejamento estratégico para conduzir o seu negócio. Com o mercado contábil, não é diferente.

O contador 2.0 precisa ter uma maior compreensão do seu negócio, com o máximo controle de diferentes áreas. O planejamento estratégico é um poderoso instrumento para qualquer gestor.

Com esse planejamento, você poderá especificar o seu nicho de mercado, as áreas em que deseja prestar serviços (contábil, fiscal, entre outras), sua posição no mercado e a sua proposta de valor. Levantar estratégias auxiliam o contador a alcançar os objetivos do seu negócio.

Pensar de uma forma estratégica faz a diferença entre ser um bom líder e ser um líder extraordinário.


O mundo está mudando, a contabilidade está mudando. Cabe a você, contador, decidir se mudará junto. E aí, o que vai fazer? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Contadores planejando implantar a cultura de inovação em seus escritórios de contabilidade