Como o contador pode ajudar o empreendedor?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você sabe como o contador ajuda o empreendedor nas obrigações da empresa? Confira aqui:

O contador é o profissional que acompanha as operações de uma empresa do início ao fim de suas atividades. Ele dedica seu tempo a assuntos financeiros, tributários, econômicos e patrimoniais do empreendimento. No Brasil, todas as empresas precisam do serviço de um profissional contábil, principalmente para transmitir informações ao governo. Mas, além de cuidar da burocracia de uma empresa, o contador pode ser visto como um parceiro de negócios, capaz de deixar a rotina do empreendedor mais produtiva.

Já que a contratação de um contador é obrigatória, porque não aproveitar o serviço da melhor forma possível? Mais do que um simples emissor de guias e folhas de pagamento, o contador pode ser seu grande aliado na gestão financeira da empresa e colaborar com dados para a tomada de decisões mais assertivas. Veja algumas algumas das funções que o contador pode ajudar o empreendedor:

Como o contador ajuda o empreendedor?

Escrituração Contábil

É o registro cronológico de toda a movimentação da empresa. Cabe ao contador registrar os dados, organizar, fazer o monitoramento e a análise deles. O resultado final da escrituração permite que o empreendedor veja a realidade financeira da sua empresa, controle seu negócio e tome decisões a respeito dos próximos passos para o crescimento. A escrituração contábil completa é obrigatória para todas as empresas, independente de seu porte e sua natureza jurídica.

Escrituração Fiscal

Todas as empresas brasileiras precisam prestar contas ao governo. É necessário informar entradas, saídas, serviços prestados e serviços tomados. Esse relatório era feito manualmente, mas hoje, como as microempresas e as PMEs emitem as notas fiscais eletrônicas, a escrituração fiscal também pode ser feita de modo digital, através do SPED, que é Sistema Público de Escrituração Digital. Por meio da escrituração fiscal o contador presta contas a respeito da empresa, entrega relatórios dentro do prazo e deixa a empresa regularizada diante do Fisco. Escolher um contador responsável e bem informado é essencial para evitar atrasos e multas.

Enquadramento Correto

A escolha do enquadramento certo é um fator que pode gerar alguma economia para empresa. Isso porque no Brasil existem três regimes de tributação: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Cada um tem suas exigências e especificidades. Para saber qual a melhor opção para o seu tipo de negócio é indicado investir em um planejamento tributário, que permite uma projeção de faturamento e te dá uma base para fazer a escolha certa entre os enquadramentos existentes hoje.

Viabiliza empréstimos bancários

Para solicitar um empréstimo bancários as instituições financeiras fazem a análise de crédito. As informações geradas pelo contador confirmam ao banco se você tem ou não condições de se comprometer com um empréstimo. O banco pode pedir um relatório do faturamento dos meses anteriores ou ainda uma projeção do fluxo de caixa, e o contador é o profissional ideal para passar tais informações. Vale lembrar que até mesmo antes de ir em busca de um empréstimo ou um financiamento, o contador pode sugerir medidas internas para evitar ou reduzir o valor a ser solicitado para terceiros.

Folha de Pagamento

O contador também é muito importante no departamento de recursos humanos. Ele é o responsável pelos cálculos da Folha de Pagamentos cuidando dos direitos trabalhistas, da validação dos encargos, horas-extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, comissões, férias, 13º salário e etc. Ele também participa no momento de contratação e demissão e está sempre atento aos acordos de convenção coletiva, novos valores de salários-base, benefícios ou regras de jornada de trabalho.

Essas são algumas das funções que o contador ajuda o empreendedor. Conte com o profissional contábil para entender, interpretar e te orientar nos próximos passos da sua empresa!


E aí, você já conta um contador em sua empresa? Ficou com alguma dúvida nesse tema? O que mais você acha que o contador ajuda o empreendedor? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário